Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Itália retorna ao Brasil após 56 anos e apenas pela terceira vez

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A última visita da Itália ao Brasil ocorreu há 56 anos, exatamente em 1º de julho de 1956. Foi em uma derrota para a seleção brasileira por 2 a 0, no Rio, em um amistoso com dois gols de jogadores do América-RJ.

Enquete: Você acha que o Brasil entra como favorito na Copa das Confederações

O clube carioca, aliás, foi o que mais representantes teve entre os que atuaram pelo Brasil: quatro. Os outros estavam divididos assim: dois de Bangu, Botafogo e Corinthians e um de Portuguesa e Santos.

Na época, ambas as seleções estavam em preparação para a Copa do Mundo-1958, embora as eliminatórias ainda não tivessem iniciado. O time italiano vinha de um período em baixa. Foi o sétimo na Copa-1950 e o 11º na Copa-1954.

O Brasil tinha sido vice-campeão em 1950 e sétimo em 1954.

O curioso é que a data acima corresponde a segunda visita da equipe peninsular ao Brasil. Antes, a única vez que a Itália havia vindo ao país foi para a disputa da Copa do Mundo-1950, quando fez dois jogos e foi eliminada.

A primeira visita, aliás, tem um fato curioso. Ocorreu um ano e dois meses após a tragédia de Superga, acidente aéreo em Turim que foi fatal para o Torino, então pentacampeão italiano. O time grená era base da seleção. Para viajar ao Brasil, os jogadores italianos exigiram que a travessia do Atlântico fosse de navio.

A federação italiana concordou, mas a viagem demorou muito (três semanas). O time tinha de treinar no convés do navio, o que não foi suficiente para dar aos jogadores condições físicas de enfrentar os adversários no mesmo patamar. Foram dois jogos no Pacaembu. Derrota por 3 a 2 para a Suécia e vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai.

No retorno à Itália, no entanto, os jogadores aceitaram ir de avião --segundo a mídia italiana, não queriam sacrificar parte das férias.

Agora, a equipe "azzurra" virá para disputar a Copa das Confederações, cujo abertura está marcado para 15 de junho --a equipe do técnico Cesare Prandelli estreará dia 16 contra o México, no Maracanã. Depois voltará a campo nos dias 19 e 22 de junho contra Japão (em Recife) e Brasil (em Salvador), respectivamente.

Mas a reestreia em campos brasileiros não será com o torneio da Fifa. Antes da estreia, a Itália tem prevista um amistoso contra o Haiti, no Maracanã, em 12 de junho.

CONFIRA A FICHA DE BRASIL X ITÁLIA EM 1956:

BRASIL
Gilmar; Edson e Nilton Santos; Djalma Santos, Zózimo e Formiga; Canário, Didi (Luizinho), Leônidas, Zizinho e Ferreira. Técnico: Flávio Costa
ITÁLIA
Viola; Magnini e Cervato; Chiapella, Bernasconi e Segato; Muccineli (Cervelato), Graton (Pozzan), Virtigili, Mortuori e Prini. Técnico: Alfredo Foni
Estádio: Maracanã, no Rio
Árbitro: John Husband (Inglaterra)
Gols: Ferreira, aos 30 min do 1º tempo, e Canário, aos 30 min do 2º tempo
Renda: Cr$ 3.733.760,00
Público: 117.000 pessoas

Arte/Folhapress

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Folha na Copa
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página