Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Divisão de setores nos estádios para a Copa das Confederações para na polícia

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A venda de ingressos para a Copa das Confederações gerou um boletim de ocorrência coletivo em Brasília, além de parar em órgãos de defesa do consumidor.

Muitos torcedores reclamam de que a Fifa não respeitou diferença de valor pago na compra das entradas para fazer a distribuição dos setores dos estádios.

A entidade dividiu a venda dos bilhetes, que começou em dezembro passado, em quatro categorias, sendo a 1 a mais cara e a 4 a mais barata.

A Folha identificou casos em que um torcedor comprou ingressos para a categoria 1 no jogo de abertura, entre Brasil x Japão, dia 15 de junho, pagou R$ 266 e vai ficar em setor similar a de um torcedor que adquiriu entrada para a categoria 2 (R$ 190).

Há também casos de ingressos da mesma categoria em setores diferentes.

Editoria de Arte/Folhapress
Localização dos assentos não é compatível com o preço dos ingressos
Localização dos assentos não é compatível com o preço dos ingressos

"Compre três ingressos na categoria 2 para o jogo de abertura. Dois ficaram atrás do gol e outro, na lateral", afirma Júlia Mores Rego, 22, analista de eventos.

Ela foi uma das que reclamaram ao Procon do Distrito Federal, que enviou uma notificação à Fifa e a Match, terceirizada responsável pela venda direta e distribuição.

A Fifa Ingressos, empresa criada pela entidade no Rio para coordenar o setor, e a Match, têm dez dias para apresentar defesa. Alguns consumidores em Brasília registraram um boletim de ocorrência na 5ª DP.

Na página que explica a diferença entre as categorias dos ingressos, a Fifa informa que a categoria 1 fica "nas áreas nobres do estádio".

O restante da explicação é vago: "a categoria 2 está localizada fora da categoria 1 e a categoria 3 está localizada fora das categorias 1 e 2". A 4 é destinada só a residentes no Brasil e tem desconto para estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa Família.

"Para mim, o lugar nobre do Castelão [em Fortaleza] é o setor vermelho inferior, central. Fui colocado lá em cima, na arquibancada vermelha, na altura da bandeirinha de escanteio", disse Arley Pinheiro Gomes, que verá Brasil x México, dia 19 de junho.

Ele acionou o Decon, órgão de defensa do consumidor do Ceará, e já foi a audiência que contou com a presença de três advogados da Match.

Segundo Gomes, eles disseram que em qualquer evento Fifa as arquibancadas superiores são mais privilegiadas do que cadeiras inferiores. Não houve acordo e a Match pediu mais tempo para complementar a defesa.

A Folha apurou que os assentos centrais inferiores são reservados a patrocinadores e convidados da Fifa. A entidade diz que a distribuição do lugares é aleatória.

"Compreendemos que, para os brasileiros, a prática de lugares predeterminados é uma experiência nova. Como as categorias têm delimitações físicas umas com as outras, inevitavelmente alguém que comprou ingresso mais caro se sentará perto de alguém com ingresso mais barato", informa a entidade.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página