Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Argélia vence, e África repete os classificados para Copa pela 1ª vez

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

No Brasil, em 2014, a África terá pela primeira vez, numa Copa do Mundo, os mesmos classificados das eliminatórias da edição anterior.

A Argélia derrotou Burkina Fasso por 1 a 0 em casa, nesta terça-feira, após derrota por 3 a 2 como visitante em outubro, e se garantiu no Mundial. O zagueiro Bougherra aos 4 min do segundo tempo, em Blida.

Os outros representantes do continente serão Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.

Os cinco países também disputaram o torneio de 2010, assim como a África do Sul, que não passou pela eliminatória daquela vez porque era o país-sede.

Camarões, Costa do Marfim e Nigéria já haviam se classificado para a Copa de 2014 no fim de semana, enquanto Gana e Argélia carimbaram o passaporte para o Brasil nesta terça.

Em 2010, quase todas as seleções da África fracassaram. África do Sul, Nigéria, Argélia, Camarões e Costa do Marfim foram eliminadas logo na fase de grupos. A única que se deu bem foi Gana, segunda colocada em uma chave que tinha a Alemanha.

Os ganenses eliminaram os Estados Unidos nas oitavas de final, mas perderam para o Uruguai nas quartas, nos pênaltis. Na ocasião, Gana teve uma grande oportunidade de vencer, mas desperdiçou um pênalti no último minuto da prorrogação.

Os argelinos mantêm para 2014 a tradição de haver pelo menos um país árabe no Mundial desde 1978.

GANA VEM FORTE

Apesar da frustração em 2010, Gana mostra que vem forte para o Brasil. Não tomou conhecimento do Egito na partida de ida da última fase das eliminatórias ao fazer 6 a 1. No jogo de volta, nesta terça, caíram por 2 a 1. Os egípcios tiveram a melhor campanha na segunda fase, com seis vitórias em seis jogos.

A seleção ganense conta com jogadores bem conhecidos, como o volante Michael Essien, do Chelsea, os meias Sulley Muntari, do Milan, e Kevin-Prince Boateng, do Schalke.

Khaled Desouki/AFP
O ganense Essien (ao centro) conduz a bola durante o jogo contra o Egito no Cairo
O ganense Essien (ao centro) conduz a bola durante o jogo contra o Egito no Cairo

Costa do Marfim é outra seleção que aposta em seu setor ofensivo para se dar bem. Seus três atacantes possuem grande bagagem no futebol europeu. Didier Drogba, atualmente no Galatasary, da Turquia, já ganhou uma Liga dos Campeões da Europa com o Chelsea.

Gervinho, por sua vez, jogou por dois anos no Arsenal e agora é uma peça importante do técnico Rudi Garcia na Roma. Já Salomon Kalou, hoje no Lille, da França, ficou por seis anos no Chelsea.

Camarões ainda tenta resolver as suas divergências com o atacante Samuel Eto'o, que, em meio a polêmicas, já criticou companheiros de seleção e chegou até a renunciar ao time nacional mais de uma vez, mas voltou atrás e hoje é um pilar do time. Camarões é a seleção africana que mais participou de Copas: seis vezes.

Por outro lado, a Nigéria chega ao Mundial como detentora do título continental da África e faz até o seu presidente, Goodluck Jonathan, sonhar com a taça.

"Com o enorme banco de talentos disponível no país e com mais trabalho duro e dedicação, a Nigéria pode realizar o sonho nacional de ser o primeiro país africano a ganhar a Copa do Mundo", afirmou.

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página