Fantasma azul da Copa de 50 assusta cariocas em propaganda da Puma
A classificação do Uruguai para a Copa de 2014 motivou a produção de um vídeo provocativo em relação aos brasileiros, que foram derrotados pelo país vizinho na final do primeiro Mundial que sediaram, em 1950.
É uma propaganda da empresa Puma, que fabrica o uniforme da seleção uruguaia, e passou a ser divulgada nesta quarta-feira, quando a vaga foi garantida diante da Jordânia na repescagem das eliminatórias.
A publicidade brinca com o termo "Fantasma de 50", que marcou a decepção do Brasil no Maracanã.
No vídeo, um fantasma azul, da cor da camisa usada pelos uruguaios, passeia por pontos turísticos do Rio de Janeiro e assusta os cariocas.
Em 1950, depois de golear a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6 a 1, o Brasil precisava apenas de um empate contra o Uruguai na última rodada do quadrangular final para ser campeão pela primeira vez. Saiu na frente no segundo tempo, com mais de 200 mil pessoas a apoiá-lo no Maracanã, mas permitiu a surpreendente virada.
Aquele foi o segundo título dos uruguaios, que tinham organizado e conquistado a primeira Copa, em 1930.
Na Suécia, um comercial da Pepsi revoltou portugueses após fazer uma brincadeira com Cristiano Ronaldo.
Livraria da Folha
- "Faço uma Copa do Mundo a cada duas semanas", diz chefão da F-1
- 'Futebol-Arte' reúne imagens de 'peladas' nos 27 Estados do Brasil
- Jules Rimet sumiu três vezes, mas só brasileiros deram fim à taça
- Teixeira e Havelange enriqueceram saqueando o futebol, escreve Romário
- 'Zico não ganhou a Copa? Azar da Copa'