Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos
Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (2013) 24/03/2009 01h07
Alcides Emanuelli (2013) 24/03/2009 01h07
O Governo Brasileiro vive criticando as atitudes de Americanos sobre subsidios para seus produtos, mas o interessante que um lugar no mundo onde o Estado Patrocina muitos segmentos de nossa sociedade economia é o Brasil.
As criticas são feitas para os outros e aqui existe não só subsidios como as muitas formas de assistencialismo.
E vamos citar alguns desses absurdos ou dessas aberrações:
Patrocinar ou dar dinheiro para serem feitas peças de teatro, filmes, e shows, vergonha ou roubo do dinheiro do povo brasileiro.
Agora o pior ainda por cima o governo quer patrocinar os ingressos para essas atividades.
O Unico que não tem direito a nada e paga altos custos de impostos é o Futebol que sofre nas mãos do fisco, os governantes não sabem a vida dura dos times do interior.
Continuando eles o Poder paga varios tipos de bolsas assistencialistas para o povo, em vez de ensinar o povo a pescar ele da os peixes.
Acho que essa questão não merece comentários.
O governo banca as proezas de empresários incompetentes e banqueiros, dizendo que tudo faz parte de uma crise muldial.
No meu tempo isso era roubo do dinheiro do povo brasileiro, agora é necessidade em sustentar empresarios incompetentes dizendo que é para evitar o desemprego.
Comentário, governo incompetente e empresários incompetentes, no todo um saco cheio de sugeira.
E todos os dias nosso Presidente reclama dos subsidios dos Americanos, do protecionismo do seus Estado para com seus Produtos.
Complicado tudo isso, dá para entender
8 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 24/03/2009 00h41
Alcides Emanuelli (2013) 24/03/2009 00h41
E a segurança no Brasil como vai!
São tres dias de inferno no Rio, e 120 policias tentam controlar ou impor a ordem e os direitos do cidadão perante a marginalidade o crime.
Não é facil conseguir controlar a violencia gerada pelo Narcotrafico, mas a policia tenta e continua tentando agora são 120 policiais lutando pela soberania da Nação brasileira.
Eu pergunto ao Sr. Presidente do Brasil, será que essa função não é do Exercito Brasileiro, afinal são 600 mil trabalhadores do Exercito que tem que honrar seus salarios e eles tem que defender a soberania Nacional.
Tudo que esta acontecendo no Rio, hoje, ontem e vai acontencer amanhã é uma questão de soberania da Nação brasileira que esta sendo destruida e o Exercito continua a dormir em berço explendido.
Onde esta senhor Presidente o Exercito Brasileiro, se o Sr. não sabe onde ele estão se seu Parlamento que quer gastar nossos dinheiro com estrutura montada para favores a amigos, tambem não sabe das funções do Exercito Brasileiro, se o Ministro Jobim, que já disse que isso é uma questão do exercito e o Sr. mandou ele calar a boca ou retirou ele de evidencia tem medo do Sr. pergunte ao povo que ele vai lhe dizer.
Pergunte ao povo Sr. Presidente que ele vai lhe dizer que a função dos 600 militares é defender a soberania da Nação Brasileira, agredida pelos senhores, e pelo seus amigos os donos dos carteis em questão.
Sr. Presidente seja inteligente, faça um plebiscito e pergunte ao povo se quer pena de Morte, e o exercito nas Ruas!
8 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 23/03/2009 23h14
Alcides Emanuelli (2013) 23/03/2009 23h14
Essa situação do sequestro dos tres homens brancos pelos Índios, parece que estamos nos anos de 1780, e os Índios se não gostavam dos colares, dos espelhinhos, queriam eram os apitos e se os brancos não tinham apitos eles comiam os mesmo em seus caldeirões.
faziam um grande cozido, com: mandioca, milho, batatas, e mais legumes ainda e o homem branco substituindo as galinhas.
Agora me lembrei estamos nos anos 2009 e os Índios continuam preservando sua cultura desde o inicio de sua existencia, e tem pessoa que fala mal da Funai ela sabe preservar os Índios em sua cultura original.
Bem agora isso tudo é vergonhoso, uma vergonha das grandes Sr. Luiz Inacio.
Isso tudo é uma falta de soberania total e o Sr. já deveria ter informado o exercito para dar um geito nessa questão, os índios não tem esse direito e acho tambem que não tem o direito de proibir que as empresas de energia levem a energia para cidades.
Sr. Luiz Inacio é o povo da cidade que trabalha que paga impostos que sustenta esses Índios sem noção de lei, sem noção de vergonha na cara.
Eu acho que esta na hora de parar com essas atitudes dos Índios, ontem foi aqui na Palhoça que invadiram a Funai para pedir mais dinheiro em vez de trabalhar agora no Parana, e em Brasilia no julgamento da reserva lá estavam eles.
Bem estão na hora da igualdade do respeito e da liberdade de todos, e não podemos mais comungar perante os interesses dos Índios, os interesses dos MSTs, e de outros grupos e ONGs que querem sempre tirar vantagem!
16 opiniões
avalie fechar
CLAUDIO JOSE LIMA (4) 23/03/2009 21h59
CLAUDIO JOSE LIMA (4) 23/03/2009 21h59
O STF cometeu suicídio jurídico. Não temos mais nehuma istituição da República saudável. Todos sabem que a região chmada Raposa Serra do Sol é área contestada. Quando trabalhei no Marco BV/8, quando roraima era Territódio a região já era de constestado. os arrozeiros foram colocados lá para evitar uma conflagração iminente. 10 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 23/03/2009 16h24
João Carlos Gagliardi (2328) 23/03/2009 16h24
É difícil discutir com quem tem os pés no jardim de infância, e a cabeça no MST.
A velha conversa mole de sempre:
"O homem branco, ROUBOU a terra do índio..."
Roubou como?
Trouxe um pedaço da Selva Amazônica debaixo do braço e colocou na Av. Paulista?
Essas pessoas precisam estudar a história das civilizações.
Uma civilização sobrepõe a outra.
Desde o tempo das cavernas é assim.
Os mais fortes e preparados, sempre sobrevivem.
O nome disso é evolução.
É a marcha do desenvolvimento da própria humanidade.
Os "índios" aqui, na América do Norte ou Central, foram:
CONQUISTADOS!!!
E não roubados.
Na verdade, eles tiveram é muita sorte da colonização no Brasil, ter sido feita por Portugal e não pela Espanha.
É só observar como as populações índias da Argentina foram tratadas, que vão entender porque hoje lá não existem índios suficientes para encher um parque de diversões.
Acho que eles já sabiam o que ia acontecer no futuro...
18 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 23/03/2009 14h43
Paulo Floriani (244) 23/03/2009 14h43
Quando é para fazer justiça para os índios, os primeiros brasileiros, sempre há muita resistência. No entanto poucos acham escandaloso o absurdo de milhões de hectares de terras nas mãos de uns poucos fazendeiros, terras roubadas descaradamente e na maior cara de pau e de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Latifundiários estes que não dão emprego, nem educação e estão o tempo todo pedinchando mais subsídios do governo, mas que não dão retorno algum para a sociedade como um todo. Milhões de hectares das melhores terras brasileiras para poucas famílias latifundiárias, que destruíram completamente o meio ambiente, não contribuem em nada para o povo brasileiro como um todo e que desejam derrubar o resto da floresta a qualquer custo.Isto em nome de um progresso que nunca chega para o povo em geral.E POR QUE ALGUNS DESTE FORUM NÃO SE ESCANDALIZAM COM ISTO???? 13 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 23/03/2009 14h11
Paulo Floriani (244) 23/03/2009 14h11
Milhões de hectares das melhores terras brasileiras estão nas mãos de uns poucos fazendeiros da soja, cana, gado, etc, no Brasil. Terras conquistadas de maneira fraudulenta desde o início da história deste país. Contra isso poucos falam e muitos acham perfeitamente normal.Milhões de hectares para enriquecer uns poucos megalatifundiários, que não dão emprego, nem educação, que arrasaram completmente com o meio ambiente( e querem arrasar e conquistar mais terras)e não ajudam ninguém.Ainda por cima recebem incentivos e mais incentivos do governo federal e estadual.E POR QUE ISTO É NORMAL??? 7 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 22/03/2009 23h28
Alcides Emanuelli (2013) 22/03/2009 23h28
Não consigo ver onde o Sr, Fernando Antonio quer chegar, criticando o Supremo em sua decisão de dar toda a área para os índios com resalvas é claro.
Se a sociedade fosse consultada essa área toda não seria dada para os índios e sim terras necessarias para uma vida farta de todos as riquezas Naturais e onde eles pudessem plantar, e colher o fruto do seu trabalho para o seu sustento.
O tamanho dessa reserva com certeza seria no minimo 10 vezes menor que o atual, mas eles aprovaram assim e colocaram algumas resalvas para os índios não usarem as terras para fins ilicitos, como arrendamento, vendas das riquezas Naturais.
Nosso Procurador não queria assim, queria de uma outra forma onde os índios tivessem mais poder e eu queria dizer para seu procurador que tenho uma residencia na cidade, comprada paga com meu dinheiro e penso em tirar a água do subsolo uma vez que a do Estado é muito cara.
O Senhor sabia que eu não tenho esse direito de buscar água no meu subsolo porque o direito sobre essas reservas pertence ao Estado brasileiro que passa as administrações Estaduais e Municipais o direito de só eles poderem explorar.
E agora senhor procurador, somos 200. milhões que não podemos pegar água de nossos terrenos e os Índios podem.
Os índios podem alugar espaços para torres de transmissão de eletricidade, os índios podem sequestrar cidadões brasileiros que estão trabalhando e pagando impostos que vai para seu sutento.
Bem os índios podem tudo e nós como ficamos.
pagamos tudo!
6 opiniões
avalie fechar
José Alberto (356) 22/03/2009 19h16
José Alberto (356) 22/03/2009 19h16
Os indios que ficarem vão produzir 6% de todo o arroz do estado de Roraima ou não.
Ilusão:Estou vendo um alto araguaia de novo: posição otima de fronteira,podendo atracar grandes navios de guerra por ex, profundidade do mar com novas tecnologia pode ser de até 15 metros que atraca um ou varios submarinos, fronteira com um pais que notoriamnete abriga as farc comunistas de fidel,saida por todos os lados, indigenas faceis de serem aliciados,pessoas com pouca ou nenhuma cultura é mais uma presa para comunistas, governo nosso tb de esquerda que larga a população merce de necessidades essenciais como o minimo ( medicos, infraestrutura basica, sem empregos) tudo lá dificulta o exercito pois vai ser considerada area indigena não se pode entrar,sem estradas, trens, vias de acesso só por mar mas facilmente vigiada e dá para fugir a tempo, enfim é só uma ilusão mas engraçado mesmo é que padres pedofilos podem entrar , cocaineirosa para o contrabando podem entrar, govwerno brasileiro tb pode entrar pois o mesmo não faz nada para evitar desmandos e até os incentiva , tai indio é ou não é brasileiro....
3 opiniões
avalie fechar
Silvio Pinho (1) 22/03/2009 11h11
Silvio Pinho (1) 22/03/2009 11h11
Eu gostaria de entender, o motivo pelo qual o Sr. Presidente do STF mandou soltar esses criminosos que são os cancêres da sociedade! O o atual pres. do STF nem juiz de carreira é. Ele era o chefe da Advocacia Geral da União na gestão FHC. Se nós pararmos para analisar a fundamentação das sentenças proferidas por outros ministros do STF como: Celso de Mello, César Peluso, Marco Aurélio de Melo e a Ellen Gracie, dá para se constatar que existem objetos legais para as tais! A única coisa nisso tudo que não consigo entender, é o motivo pelo qual um cargo desse gabarito é extremamente político! Aí sim, veremos se ele tinha ou tem objetos para permanecer com esses marginais soltos, ou então, que seja levado o caso ao pleno, para que os 11 ministros profiram seus devidos votos! Parabéns Sr. Gilmar Mendes, pois o maior pilar da democracia esta em suas mãos. Não por competência, mais sim, por indicação política!! Um forte abraço á todos os amigos da folha!! sem opinião
avalie fechar
Vamos no popular, deixando de lado o blá-blá-blá técnico e Juridíco sobre a questão da demarcação da RESERVA RAPOSA/SERRA DO SOL,até por que; somos leigos,longe também questionar á decisão do (STF),só que, certas coisas não precisamos de muito conhecimento especifico p/ compreendermos certos acontecimentos nos deixam com uma pulga atrás da orelha, até porque, é só acompanharmos e analisarmos certos aspectos das noticias,vemos que há muitos pontos em decisões, que são questionáveis, senão vejamos.O Estado de RR,faz divisa c/ a Venezuela, do COMPANHEIRO Chaves, mui AMIGO do COMPANHEIRO LULA,nossos BRASILEIROS INDÍGENAS são facilmente manobrados por inumeras ONGS que fervilham em regiões de riquezas como a Raposa/ Serra do Sol,( E o último interesse dessas ONGS é o SOCIAL),Briga-se até hoje para se aumentar o efetivo do Exercíto na região, alegando Conflito c/ nossos BRASILEIROS INDIGENAS,só não explicaram que grande parte do EFETIVO das TROPAS das Forças Armadas na Região Amazonica é de BRASILEIROS INDIGENAS,então sem conflito algum,e tem o aspecto social;pois muitos dos Produtores de Arroz da região geram empregos diretos e indiretos, sem querer ofender nossos irmãos BRASILEIROS INDÍGENAS, é MUITA TERRA P/ POUCO INDIO. Também acho, que Decisões como essa,de extrema importância p/ a Nação e que vai mexer com extruturas de um Estado da Federação, deveriam ser discutidas como um TODO (NO CASO, O ESTADO DE RR).è da Constituição;-DO POVO P/ O POVO,E NÃO P/ MEIA DUZIA. 2 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 22/03/2009 09h48
Saulo Mundim Lenza (679) 22/03/2009 09h48
Os politicos estão definitivamente desmoralizados por seus atos indecorosos de corrupção, escandalos, e muita, muita picaretagem.
Alguém disse certa vez que na câmara e no congesso existiam uns tantos picaretas. Pois bem, ele estava e está certo.
Vejam quantos se venderam ao governo!!!
Os presidentes(sic) das duas casas estão a serviço do governo de plantão.
Numa situação dessas alguém tem que fazer alguma coisa, e o Supremo está fazendo.
Fazendo sim, o que os picaretas não fizeram, não fazem, e dificilmente irão fazer.
Quantos projetos os picaretas da câmara e do senado votaram este ano?
sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 22/03/2009 00h36
João Carlos Gagliardi (2328) 22/03/2009 00h36
"Acabou a farra da Funai"...
A Funai, é um acinte.
Tão útil quanto um furúnculo no olho..
Alguém ja ouviu falar em Funab, Funan, Funait?
Não?
Elas são respectivamente:
Fundação Nacional do Branco?
Fundação Nacional do Negro?
Fundação Nacional do Imigrante Italiano?
Não né?
Claro que não existem...
Então por que Funai?
Por que tanta proteção a quem não produz nada?
Por que tantos impostos, taxas e falta de segurança, educação e saúde para quem financia isso?
Deveríamos era pedir equiparação de direitos com os indíos.
Que tal, ficar o dia inteiro balançando numa rede e depois pedir cada vez mais mordomias a tal FUNAI, que sempre concorda, já que o dinheiro chega fácil e não acaba nunca.
A "farra da Funai", só vai acabar mesmo quando ela for extinta e purgada da sociedade.
Os "cara pálidas", já estão ficando mais do que cheios disso tudo...
2 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 22/03/2009 00h14
João Carlos Gagliardi (2328) 22/03/2009 00h14
Por que será, que toda vez que uma ação correta, baseada na Lei, a mesma Lei que existe para proteger as pessoas, chamam isto de ação da "Direita"?
O que devemos entender?
Que a dita "Direita", além de branda é sinal de respeito constitucional?
Que a tal "Direita", a que constrói civilizações e a mesma que esteve presente, com diferentes nomes, em todos os momentos, bons e maus, da humanidade?
Ou talvez, a "Direita" que ao contrário da "esquerda", falida no mundo todo e cambaleante no Brasil, não pega em armas sempre que seus interesses escusos são confrontados?
Será isso?
Se for isso, já escolhi o "meu lado", com muito orgulho...
1 opinião
avalie fechar
joão nascimento (278) 21/03/2009 20h22
joão nascimento (278) 21/03/2009 20h22
e a sua saida tarso quando vai ser esta ligeiro com a saida dos arrozeiros porque ministro da injustiça 1 opinião
avalie fechar
joão nascimento (278) 21/03/2009 20h16
joão nascimento (278) 21/03/2009 20h16
concordo que os indios mereção as terras ,mas não em região de fronteira isto para mim esta pareçendo mais uma estrategica de pt,mst,dos cocaleiros,colombianos e venezuelanos isto vai dar pano pra manga,mas a bandidagem não dura muito ele se matam ente si,e o evo não vai gostar pois enta longe sem opinião
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (147) 21/03/2009 17h07
Sudeste/ sudestino (147) 21/03/2009 17h07
O vírus da guerra já foi injetado no território brasileiro; as políticas segregacionistas européias/norte-americanas estão estão em pleno desenvolvimento; agoras nações imperialistas já tem um pretexto para nos fazer a guerra, é só esperar; é uma questão de tempo para a doença se disseminar, os índios criarem problemas, haver uma gritaria internacional e o nosso governo se acovardar com fez agora.
Só vai haver duas alternativas: a guerra ou a entrega do território. Agradecemos ao Congresso Nacional pela omissão, Folha On line e ao Supremo Tribunal Federal pela falta de patriotismo e de visão de país.
Primeira alternativa: mortes, destruição, sangue derramado, e luto nas famílias brasileiras, principalmente a dos pobres, que fogem do desemprego e ingressam nas forças Armadas.
Segunda alternativa: perda de um território riquíssimo em minérios estratégicos e vergonha nacional. Obrigado Congresso, Folha on line, Supremo Tribunal Federal e aos românticos ambientalistas e segregacionistas.
5 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (147) 21/03/2009 16h39
Sudeste/ sudestino (147) 21/03/2009 16h39
Esse cara é procurador-geral de quê país? Do Brasil é que não é.
O Cara quer acabar de vez com a soberania brasileira.
sem opinião
avalie fechar
Christiano Almeida (12) 21/03/2009 14h19
Christiano Almeida (12) 21/03/2009 14h19
Carlos Alberto Direito ou Carlos Alberto de Direito ou melhor, Carlos Alberto de DIREITA? 4 opiniões
avalie fechar
Luciano Cintra (2) 21/03/2009 12h40
Luciano Cintra (2) 21/03/2009 12h40
Caro olho vivo, vc está equivocado. A reserva não compreende 50% do território do Estado. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página