Brasil

Orçamento

Governo vai discutir cortes com aliados e oposição


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Roberto Rangel (2) 28/02/2008 17h56
Roberto Rangel (2) 28/02/2008 17h56
CRUZEIRO / DF
Para início, vale o comentário do jornalista Clovis Rossi de que a economia "está de piloto automático desde o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso".
Nada de crises externas, como moratórias como da Rússia (1998), Argentina (2001 e variações de preços do petróleo (instabilidades no Golfo Pérsico).
Explosão de consumo da China que aceleraram nossas exportações de minerais e dinamizaram nosso agronegócio.
El Niño e La Niña não trouxeram grandes problemas.
Tudo isso é ótimo para nós, brasileiros. Quem é da terra não torce contra porque vive aqui e quer usufruir as benesses da vida (lucros nas bolsa de valores, emprego garantido, lojas cheias). Apenas torcia contra, do tipo "quanto pior melhor" - ah, a sacrossanta dialética - era o bando de sindicalistas que agora se encastelaram no governo.
1 opinião
avalie fechar
João Carlos (3) 28/02/2008 17h54
João Carlos (3) 28/02/2008 17h54
BRASILIA / DF
Como estado mais rico da federação, como locomotiva do Brasil, como nação independente, como verdadeiro 1º mundo num oceano de subdesenvolvidos, São Paulo não deveria preocupar-se com essa bagatela de 250 milhões. Áliás, em todos os ministérios, a lenga-lenga é sempre a mesma. Mais dinheiro para SP. Eu trabalhei lá e sei disso. O repasse de verbas supera em muito o valor arrecadado. 1 opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (1576) 28/02/2008 17h41
Antonio Fouto Dias (1576) 28/02/2008 17h41
Tirar verba do rodooanel de São Paulo, só tem uma finalidade, eleitoreira. Quando chegar o período eleitoral, irão ter um motivo a mais para criticar o governo Serra, a paralização das obras do rodoanel.
Entretanto os responsáveis por isso acontecer, não são outros que não os integrantes desse governo que supostamente se preocupa mais em complacência com falcatrueiros, do que com o desenvolvimento do País.
38 opiniões
avalie fechar
julio passaglia (4) 28/02/2008 17h40
julio passaglia (4) 28/02/2008 17h40
SAO PAULO / SP
... e para que todos paguem imposto tem que ter fiscalização, para que a fiscalização tem que acabar impunidade, para acabar com a impunidade tem que acabar com a corrupção, para acabar com a corrupção.... 14 opiniões
avalie fechar
renato lemos guimaraes (3) 28/02/2008 17h25
renato lemos guimaraes (3) 28/02/2008 17h25
SANTOS / SP
Nunca sentí tanto orgulho de ser brasileiro quando vi o Presidente LULA, que é presidente de todos os brasileiro, dizer ao FMI para não dar mais palpite na nossa economia pois não devemos nada a eles. Agora chega a notícia que temos reserva para pagar a dívida externa e sobra ainda algum. E olha que a direita nojenta, e a oposisão caolha diz que eles "roubam" muito. Imagina o que os outros roubaram pra não sobrar nada para pagar a dívida. E.T. sou filiado ao DEM de Santos, e resolvi pedir minha desfiliação amanhã. 60 opiniões
avalie fechar
Carlos Lima (6) 28/02/2008 17h16
Carlos Lima (6) 28/02/2008 17h16
GUARULHOS / SP
alan, o governo lula não mexeu em nada, empresas como vale, petro, etc, só começaram a ter lucro quando foram privatizadas ou no caso da petro quando teve seu capital aberto, caso contrário estariam patinando e não se iluda. o mundo esta crescendo em média 5% desde de 2003 e o brasil ainda não chegou nos 5%, e agora que chegou perto estamos a mercê de um apagão.
cade os recursos para evitar o apagão ela veio descontada na minha conta de luz, não era para prevenir?
e o lula não fez nada a respeito, estamos a beira de um colapso muitas empresas indo para outros paises, não temos o gás, agora a energia, cpmf caiu? mas subiu a IOF e a CSLL e o estado de SP esta fechando o cerco, cade a compensação?
lula criou uma ilusão em que muitos acreditam e vivem como se estivesse dando certo.
o brasil precisa no minimo acompanhar o crescimento mundial e aproveitar esse momento para investir, pois estamos atrasados.
16 opiniões
avalie fechar
Alfredo Ramos (1) 28/02/2008 17h06
Alfredo Ramos (1) 28/02/2008 17h06
SAO PAULO / SP
A carga tributária caiu ?
Onde ?
Quando ?
8 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (996) 28/02/2008 11h46
AGUINALDO VENANCIO (996) 28/02/2008 11h46
MEU DEUS!
E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...
O PIOR CEGO E AQUELE QUE SE NEGA A ENXERGAR O OBVIO.OU ENXERGA TUDO MUITO BEM E SE DIZ "NAO VI NADA" E VIU VE, TUDO... ESSES NÃO TÊM QUALIICAÇÃO!
A HUMANIDADE TEM INÚMEROS EXEMPLOS DESSE TIPO, QUE INVARIALVELMENTE, O FIM FOI TRÁGICO!
LEMBRAM-SE DO JIN JHONES, DO CHÁ DA VIDA
ETERNA?
SENHORES LEITORES, CUIDADO COM O FANATISMO ISSO PODE TRAZER-LHES O CHÁ DA VIDA "ETERNA"
28 opiniões
avalie fechar
ALAN LOMANTO (44) 28/02/2008 10h51
ALAN LOMANTO (44) 28/02/2008 10h51
SALVADOR / BA
GOVERNO LULA:
1 - Diziam que o salário mínimo nunca chegaria aos 100,00 dólares. Hoje está maior que 200,00. Reflexos de uma economia mais forte.
2 - Diziam que seria impossível a economia crecser sem disparar a inflação. O governo Lula conseguiu.
3 - A carga tributária caiu (desonerações da cesta básica, remédios, produtos para exportação, do campo de informática, CPMF, etc), mesmo assim a arrecadação continua aumentando.
4 - Empresas como Gerdau, Petrobrás, Vale do Rio Doce, AMBEV, etc, batendo recordes mundiais e sendo as maiores empresas no mundo em seu setor. Não lembro de há 10 anos atrás o Brasil tinha empresas no topo do mundo, sendo maiores que empresas americanas e europeias.
5 - Por mais que existam críticos do bolsa família, precisamos lembrar que ela diminui a desigualdade social. Somente o fato de diminuir a desigualdade social, já ajuda na diminuição da violência. Além disso, o bolsa família tem o poder de fazer o dinheiro circular. Tem municípios pequenos que vivem do bolsa família e dos benefícios pagos do INSS, os quais op governo Lula ampliou (Ex,aposentadoria rural).
6 - Diziam que qualquer crise externa acabaria com o Brasil, como ocorria na época FHC. Já passamos pela guerra do Iraque. O petróleo hoje bate recordes mundiais. Estamos na maior crise de recessão Norte Americana desde 1929 e, mesmo assim, a bolsa de São paulo bate recordes.
O governo Lula não é ideal, mas, francamente, também falar que não fez nada é dose!!
171 opiniões
avalie fechar
ALAN LOMANTO (44) 28/02/2008 10h40
ALAN LOMANTO (44) 28/02/2008 10h40
SALVADOR / BA
Como disse antes da derrubada da CPMF: - As empresas não repassarão ao consumidor, mas aumentarão o lucro.
O imposto que tem que se diminuir é o de Renda Pessoa Física, pois atinge o assalariado. A CPMF só caiu porque a maioria da oposição estava com a corda no pescoço com a Receita Federal, que a usava para pegar sonegador.
Agora, tentam derrubar na justiça o acesso da Receita Federal aos dados bancários. Aí, as empresas continuam sem pagar impostos e os assalariados precisam pagar cada vez mais para cobrir o que os sonegadores não pagam.
Imposto só vai diminuir quando todos pagarem.
71 opiniões
avalie fechar
Anselmo Pitombeira (43) 28/02/2008 09h15
Anselmo Pitombeira (43) 28/02/2008 09h15
FORTALEZA / CE
Pesquisa da FGV comprova que alíquota da CPMF não foi repassada ao consumidor final, e sim embolsada pelas empresas:
Fonte:
http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0152541.html
Onde está a CPMF que "o pobre paga na conta de luz" ?
Papo furado da FIESP
13 opiniões
avalie fechar
Esta oposição a cada dia que passa, demonstra o seu amadorismo ou seja, tudo que existe no Congresso Nacional, eles obstruem. Eles deveriam se alto obstruírem pois, não passam de um atraso para o País e seu povo. 45 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (1576) 26/02/2008 21h46
Antonio Fouto Dias (1576) 26/02/2008 21h46
Cada qual só ve mesmo o proprio umbigo e defende os próprios interesses. A oposição, defendendo princípios elementares da legislação em uma democracia e o Governo questionando esse comportamento. Estou falando das Medidas Provisórias emitidas pelo Governo, as quais deveriam ser elaboradas somente quando em situações especiais e quando o assunto for de extrema urgência. A medida Provisória, como é mais que sabido, entra em vigor no dia de sua promulgação; entretanto, um projeto de lei, depende de discussões e aprovação do Congresso Nacional e é através deste, que deveriam ser a grande maioria dos atos do governo, entretanto usa Medidas Provisórias, mesmo para assuntos não relevantes e emergenciais. Atos assim são utilizados nos regimes autoritários. Nesse contexto, tentanto fazer com que o governo passe a usar projetos de Lei ao invés das Medidas Provisórias é que utiliza de subterfúgios, como por exemplo só votar o projeto de reforma tributária, se pararem de emitir medidas provisórias; o que também não é adequado. 12 opiniões
avalie fechar
joao nascimento (110) 25/02/2008 16h20
joao nascimento (110) 25/02/2008 16h20
Esse Governo Lula é tão contraditório, que eu concordo com RUI RUZ em seu comentário, e digo que falam tanto que o BRASIL "tá bem", e está mesmo, pois são tantos escandalos de corrupção que o Lula nem faz conta, fala "esses errinhos administrativos", é sinal que está com o cofre cheio, mas qualquer cobrança, dizem "acabaram com a CPMF", e o que fazem com tanta popularidade, tanto crescimento????????? É só marqueting???????? Eu li um artigo no sábado nesta mesma Folha, que o colunista disse no final do artigo "hoje estamos colhendo os louros dos governos passados, no futuro colheremos o do Governo Lula, ou não" . E fala sobre os PACs, que na verdade é um jogo de marqueting, onde incluiu na lista todos serviços que já teria que ser feito, ou já estava sendo feito e lançou na propaganda os PAC... VAmos ver o que acontecerá, mas tenho certeza e não tenho ilusões, mesmo com escandalos de corrupção, falta de ética, os mais éticos PETISTAS morreram petistas, e dizendo "é ladrão mas não é da elite" ou "estão roubando porque sempre roubaram", ou "estão desviando dinheiro, mas estão dando o bolsa-família" ou outras coisas do tipo, pois ouço isso sempre, nos últimos três anos. Ah, mas entrevistas de filósofos como MARILENA CHAUI, nem sonhe em ouvir por alguns anos(estão todos envergonhados, ou sem assunto). 51 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (110) 25/02/2008 14h39
Rodrigo Marcato (110) 25/02/2008 14h39
Caro Evônio, CPMF quer dizer Cobrança Provisória sobre Movimentação Financeira. Não incidia apenas sobre cheques. Se você pagasse conta de luz, por exemplo, incidiam os famigerados 0,38%. Toda e qualquer movimentação que se fizesse seria cobrada, então um trabalhador que recebesse R$ 500,00 de salário pagaria individualmente R$ 1,90 só de CPMF. E o nome era "Provisória", mas quiseram torná-la permanente. Tanto faz se de tostão ou de milhão, a desfaçatez em se cobrar tal imposto era a mesma. O que os governos precisam aprender é a gastar direito. Se você faz isso em casa, por que é que com o governo deveria ser diferente? 15 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (692) 25/02/2008 13h32
Rui Ruz Caputi Caputi (692) 25/02/2008 13h32
Outro fato que muito aborrece ao povo, é isso de tanto trabalho e burocracia para se expurgar um mau polític o que não cumpra com suas prerrogativas constitucionais.
O processo tem que ser sumário, sumaríssimo, tomado por iniciativa do orgão colegiado imediato, ou por um processo de abaixo assinado convocado pela população. Melhor ficar com cadeiras vazias, sem representante, do que estar sendo mal representado por um corrupto descumpridor de promessas e obrigações. Não podemos mais comungar com essas aberrações que temos visto. Um político tem que ser olhado com os mesmos olhos que olham para o nosso povo. Os pobres que roubam queijo, lá estão na cadeia, cumprindo o devido processo legal, como vemos em Alagoas. E na mesma Alagoas os corruptos negociam deslavadamente o dinheiro público manchado com o sangue de nosso humilde povo que não tem com quem contar, a não ser com a misericórdia divina.
Essas diferenças de tratamento são um assalto a soberania de nossa gente. Contribuimos com impostos, cumprimos com nossas cotas de cidadania, somos gente da paz e do trabalho. Não merecemos essa classe política que aí está. Isso precisa ser urgentemente reformulado. Temos retornar ao povo seus poderes a ele inerentes e originários. Se faz mister extinguir regalias, mordomias, e direitos desnecessários e supérfluos a nossos políticos. Se não acabarmos de uma vez por todas com esse "abismo elitista" , corremos o risco de nele permanecermos para sempre. Viva o povo!
4 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (692) 25/02/2008 13h17
Rui Ruz Caputi Caputi (692) 25/02/2008 13h17
É tremendamente interessante como que das simples experiencias da vida tiram-se grandes lições. Se não vejamos: Meus dois filhos foram visitar neste final de semana, seus tios no interior 450 km ao norte da capital. Foram convidados para uma festa de aniversário de sua prima, lá estavam hospedados ilustres convidados, senador, deputado federal, e prefeitos da região. Interessante que eles vieram reclamando do tratamento pouco atencioso que lhes despreenderam seus tios, pelos mesmos estarem bajulando os ilustres políticos, os simples do povo foram deixados para um segundo e quiçá até terceiro plano. Afinal por que estou relatando esses ocorridos. Por que isso é a cara do Brasil fazemos exatamente assim com todos. Ficamos deslumbrados por fulano ser popular e proeeminente. Isso tem que ser revisto, um comportamento anacrônico e deturpado da grande maioria da população, "endeusar" quem é tão humano quanto qualquer um dos mais simples do povo. Essa bajulação, esse desbunde, esse beija-mão puxa-saquista é um ranço que teremos que eliminar ao longo do tempo com a maturidade democrática. O povo na verdade é que o principal, esses representantes que elegemos, são nossos inquilinos com prazo determinado de vencimento contratual. Essa gente que se arvora como importantes deveriam se dobrar aos desejos do povo, e rec onhece-lo como os legitimos mandatários da nação soberana e livre em que vivemos. Não temos que tolerar maus políticos, temos que lançá-los fora e para bem longe. 2 opiniões
avalie fechar
RECIFE / PE
A CPMF foi extinta, apenas, para quem emite cheques, principalmente os empresários que os emitem em valores de milohões e milhões de reais. Os 30 bilhões representativos da CPMF cumulativa sobre os produtos, não só não foi extinta como foi acrescida com o leque aberto para os empresários sonegadores contumazes. Os 31 bi eram arrecadados pelo governo que os destinava (bem ou mal), para a saúde, educação e bolsa-família. Essa CPMF (que não foi extinta, pois os preços dos produtos, ao invés de baixarem de preço, subiram). Essa CPMF, agora, teve a sua arrecadação transsferida (pelo Partido Servo Dos Banqueiros e pelo DEMO) para os empresários. Na verdade a CPMF não foi extinta. Ela foi, tão-somente, privatizada. Mas Deus tá vendo. Espero que este e-mail seja publicado, pois, já o remeti em várias oportunidades e não houve a publicação. 7 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (110) 25/02/2008 08h45
Rodrigo Marcato (110) 25/02/2008 08h45
Pois é, caro Carlos. Concordo plenamente com você no tocante ao desejo de que se investigue a fundo os descalabros da administração pública doa a quem doer, seja PSDB, PMDB, PT ou outros. Lugar de bandido é na cadeia. Por exemplo, condenaram o Pitta por causa do escândalo dos precatórios. Tudo bem que não é uma decisão em instância definitiva, mas é um consolo. Só discordo quando você deseja que a oposição seja extinta, já que este tipo de mágica só se consegue através da força, como feito na União Soviética, Alemanha de Hitler, Cuba e outras. Melhor uma oposição avacalhada do que nenhuma oposição, mas acredito que você também ache isso e só tenha se expressado um pouco mal.
Com relação à CPMF, o Brasil é o único país que eu conheço onde se aumenta a carga tributária de forma sistemática ao invés de se buscar o equilíbrio e a racionalidade nas contas públicas. Legal seria se o nosso dinheiro fosse gasto em coisas realmente importantes e os ladrões de casaca fossem em cana, mas aí é sonhar demais.
14 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
É verdade tem que investigar os cartões antes que abafem, principalmente o psdb/pfl demô que estão todos enrolados e com eles a mídia que dá as noticias pela metade como no caso da finatec que atua também e a muito tempo nos governos demotucano e de forma muito suspeita é só investigar, acho que foi tudo feito para aliviar o serra-card e as notas frias, quanto a CPMF foi um golpe contra o povo que realmente precisa de políticas publicas e também má fé de empresários daslu/fiesp que junto com a oposição, adoram sonegar e privatizar e avacalhar com o povo, e lá vem eles demôstucanos com a mesma ladainha de sempre, vamos privatizar e vamos investir, sem a cpmf os preços vão cair, no bolso os sonegadores... e se fazendo de morto porque o dinheiro realmente era usado com saúde, previdência, políticas sociais.
Pode levar um segundo ou um milênio mas esta oposição de araque que ai esta e com apoio da imprensa marromenos vão entrar para espécie em extinção...
124 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1105)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca