Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Seca

A Lei Seca, que prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólica, torna ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue. A punição para quem descumprir a lei prevê suspensão da carteira de habilitação, multa ou detenção.


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
Jeane Melo (1) 19/08/2008 18h30
Jeane Melo (1) 19/08/2008 18h30
Concordo com a lei e fico feliz, pois esta é a primeira vez em que medidas preventidas a acidentes, entra em vigor de forma tão rigorosa e efetiva. Concordo com o valor de multa por ela estabelecido, mas acredito que juntamente com isto é necessário uma política de esclarecimento aos danos causados pela bebida e uma reavalição aos valores gerados pela mídia concedido ao ato de beber. Medidas sócio-educativas juntamente com uma fiscalização decente, são sem dúvida a melhor atitude, para evitar que pessoas inocentes morram por irresponsabilidade de outras no trânsito. 9 opiniões
avalie fechar
Erik Hörner (8) 19/08/2008 17h10
Erik Hörner (8) 19/08/2008 17h10
É impressão minha ou a reportagem com números significativos da redução de atendimentos em PS, ou seja, redução de acidentes de carro após a tal "Lei Seca" nem é mais o alvo dos comentários? Como já disseram aqui a lei não proíbe a ingestão de álcool, apenas que se beba e dirija. Há tantas alternativas: pegue carona, vá de taxi, use transporte coletivo. Se mesmo assim você faz questão de andar com o seu carro apenas respeite o direito (sim, direito!) das demais pessoas de não correr risco de morte. Também como disseram aqui, só há diversão com álcool? Bem triste isso! Os muçulmanos não bebem e até onde me consta são bem alegres... 10 opiniões
avalie fechar
Renato Scano (4) 19/08/2008 16h41
Renato Scano (4) 19/08/2008 16h41
Tenho acompanhado as informações sobre a implantação do tolerancia zero para direção/consumo de bebida alcoólica. No incio eu acreditei haver um certo exagero no rigor da lei. Mas quero neste momento aproveitar para fazer uma analise pessoal. Antes da Lei ser implantada tenho feito, pelo menos, uma vez por mês uma visita a meu filho que é casado e mora na Penha. A noite comiamos uma piza e tomavamos algumas garras de cerveja ou um bom vinho. Por duas vezes na volta para a minha casa que fica em Vargem Grande Paulista, percebi que estava com muito sono. Agora já com o sistema atual, não tenho bebido e percebo que a disposição no volante é muito boa, mesmo que seja tarde da noite. Portanto nunca sofri acidente por estar dirigindo alcoolizado, mas percebi que isso poderia ter acontecido comigo. Sou inteiramente favoravel a essas novas medidas que concerteza já está salvando muitas vidas. 6 opiniões
avalie fechar
Daniel Braga Rodrigues (17) 18/08/2008 17h38
Daniel Braga Rodrigues (17) 18/08/2008 17h38
Ainda não consigo entender como existem colegas que se julgam "competentes" ao volante depois de beber e se gabam por nunca bater o carro ou matar alguém... Vamos tentar entender porque um amigo nosso teve seu carro batido por culpa de outro motorista...foi de dia e não de noite quando, segundo ele, todos bebem e dirigem, então: Será que é por causa da grande diferença de carros na cidade na hora da madrugada, diminuindo absurdamente a probabilidade de se envolver em um acidente????? ou será pela grande capacidade de direção defensiva dele, da habilidade natural de prever os movimentos alheios antes mesmo de acontecerem (sob efeito do álcool é claro)... faça-me o favor vai... e ainda quer pegar no pé de um cedilha sendo que utiliza o verbo permitir totalmente errado.... não em seu significado, mas no emprego do verbo... seria: ele permitE e não ele permitI.... afff..... 6 opiniões
avalie fechar
Mario sergio Citrã Prandi (80) 18/08/2008 11h43
Mario sergio Citrã Prandi (80) 18/08/2008 11h43
Não uso meu carro durante o dia (é o Transito que realmente deveria preocupar), agradeço por sempre usar trasporte publico, adoro e sou um defensor.
Uso meu carro nos momentos de lazer e muito a noite, então já dirigi após o consumo de bebidas alcoolicas todos esse anosCOMO TODOS NA NOITE, e vai dizer que todos estavam embriagados e abalando as segurança das ruas, quando uma pequena parte concordo não teria condições de estar no volante, mas isso é OUTRO ASSUNTO!!!!!!!!!!
Nunca mate i ninguem e não tenho historico de acicentes só quando BATERAM EM MIM ,e sempre foi durante o dia e não estavam embriagados, isso que quero dizer, então SR Konrad não venha com essas ideias de VITIMAS POTENCIAIS, SOU UM MOTORISTA RESPONSAVEL e se quiser avaliar pelo lado estatistico, sou melhor que muitos que não bebem, não tenho o habito da EMBRIAGUES isso é especulaçaão da sua parte, mas na noite é normal tomar algo ninguem prescisa ficar bebedo. MATAR É CRIME, isso deveria ter punição severa por qualquer imprudencia incluve a EMBRIAGUES. Essa de tolerancia zero é uma piada, me desculpem os que concordam.
22 opiniões
avalie fechar
Mario sergio Citrã Prandi (80) 16/08/2008 14h00
Mario sergio Citrã Prandi (80) 16/08/2008 14h00
Então Habilidade, competencia ao volante e responsabilidade virou SORTE agora.
Esse preconceito de que algumas cervejas vai tirar a responsabilidade, o carater, os sentidos, e a capacidade de dirigir de um homem já está ultrapassado, inventa outra!!!!
16 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (283) 16/08/2008 07h49
sérgio carneiro (283) 16/08/2008 07h49
Prezado Senhor Judival Lima.

Somente cobrei um "ç" foi para chamar a atenção sobre o termo "inafiançável", que tem em sua definição: "aquele em que o acusado não tem o direito de livrar-se solto'. No Brasil existe um rol de crime inafiançáveis e os crimes de trânsito não estão incluídos.

Apenas retruquei uma afirmação do Sr. Konrad onde ele afirma que: "Sim, é inanfiancável (sic), inconcebível eu correr o risco de ser atropelado por alguma pessoa embriagada". Tentei esclarecer que os crimes de trânsito permiti a fiança, ou seja, a fiança é um substitutivo da custódia do acusado.

Citei também o valor da fiança para mostrar que nossas leis algumas vezes são injustas, pois estabelecer um valor irrisório, de até R$ 1.200,00, por matar alguém no transito, estando ou não embriagado, e esse valor depende também da condição econômica do afiançado.

Concordo com o Senhor, em seu comentário feito em 13/08/2008 às 16h44, principalmente quando afirma que: " Não é a Lei e sim a fiscalização que está funcionando".

Com relação a ser preso somente por citar o que esta escrita em nossa legislação como o inciso LXVI do Art. 5 da nossa Constituição: "ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança". Admitir e permitir são sinônimos
E respondendo a sua ultima pergunta: Não, o Senhor não se fez compreender.
9 opiniões
avalie fechar
Konrad Dutschmann (28) 14/08/2008 17h18
Konrad Dutschmann (28) 14/08/2008 17h18
Sr Citrã Prandi
muita sorte que vc nao assassinou ninguém.
Muita sorte mesmo, parabéns pelas vítimas potenciais que estariam no seu caminho.
17 opiniões
avalie fechar
Mario sergio Citrã Prandi (80) 13/08/2008 20h16
Mario sergio Citrã Prandi (80) 13/08/2008 20h16
Questões que envolvem acidentes são muito relativas, sempre dirigi depois de beber há muitos anos nunca matei ninguem nem tenho historico de acidentes, outros que nem bebem e com menos tempo tiveram. Não abracem essa HISTORINHA do governo que o alcool é os males do mundo e que o DEUS bafometro tirara os males do mundo, tudo conversinha, tirando o fato que estão prendendo cidadãoes de bem, e que a democracia foi estuprada(desculpem a palavra) nada mudou!!! 22 opiniões
avalie fechar
Judival Lima (3) 13/08/2008 16h57
Judival Lima (3) 13/08/2008 16h57
Caro Carneiro, existe um adágio popular que diz: "Quem tem telhado de vidro não atira pedras no telhado alheio". Que pena que o Senhor cobrou um simples (C cidilha e um til), de um leitor. Sabias que o Senhor pode ser preso por: Segundo sua própria confissão PERMITIR o crime. O Senhor diz "permiti". Tal confissão poderá servir de atenuante, mas estás passivo de responder por isso. Me fiz compreender? 5 opiniões
avalie fechar
Judival Lima (3) 13/08/2008 16h44
Judival Lima (3) 13/08/2008 16h44
A chamada Lei Seca está aprovada, é benigna e mostrou que uma fiscalização séria funciona de verdade. Não é a Lei e sim a fiscalização que está funcionando. Agora o sensacionalismo que, principalmente a Polícia Militar está fazendo é que não é digno de aprovação. Um dia desses passei uma hora e meia num engarrafamento (no trânsitol) causado por uma blitz. Estavam colocando bafômetro em todos os condutores em uma confluências de duas estradas, uma estadual e uma federal. Será que não dá pra ver no semblante de uma pessoa que ela não está normal? Há de se parar possíveis infratores e todos que estão no trânsito? Pessoas que nem bebem. Aí está errado, eu bebo, mas quem nem siquer bebe esta tendo o seu direito de ir e vir violado. Não pode pagar por quem bebe. 4 opiniões
avalie fechar
Konrad Dutschmann (28) 13/08/2008 11h23
Konrad Dutschmann (28) 13/08/2008 11h23
Bom dia Sr Carneiro.
correto ! você está bem no seu português, mas pena que meu teclado nao tem o cedilha...desculpe
a questao aqui nao é o valor da fianca (com cedilha), mas sim o fato de dirigir embriagado que é inconcebível, irresponsável. A a lei é boa, e segue a linha de qualquer país civilizado no mundo, e pronto, nao sei porque há pessoas que procuram ser contra sem apontar nenhuma solucao (com cedilha e tio no "a") concreta. O ser humano ainda nao atingiu um estágio de evolucao (com cedilha e tio no "a") onde cada cidadao (tio no a) seria consciente dos seus limites. Enfim, a lei é boa, o resto é viagem !
10 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (283) 13/08/2008 07h27
sérgio carneiro (283) 13/08/2008 07h27
Inafiançável Sr. Konrad Dutschmann, Inafiançável escreve-se com "ç".

O contrário do que o senhor pensa matar alguém por dirigir embriagado é um crime que permiti fiança.
E já que o senhor acha que toda lei é para ser seguida à risca, que são justas e que todas elas são para o benefício da sociedade, sinto em informá-lo, mas caso o senhor seja atropelado por um motorista embriagado, basta ele pagar uma fiança, que poderá variar entre R$ 300,00 a R$ 1.200,00, para responder o processo em liberdade.
Até R$ 1.200,00 Sr. Konrad Dutschmann é o valor a fiança.
20 opiniões
avalie fechar
Mauro Freitas (1) 12/08/2008 17h14
Mauro Freitas (1) 12/08/2008 17h14
Parabéns! sem opinião
avalie fechar
Daniel Braga Rodrigues (17) 11/08/2008 11h16
Daniel Braga Rodrigues (17) 11/08/2008 11h16
Pessoal,
Não quer pagar quase R$1.000,00 reais de multa? Não quer perder o emprego? Não quer ficar desempregado e jogado às traças, como um amigo nos diz aí embaixo? é só não beber antes de dirigir...e outra, beber = diversão? só assim se consegue curtir uma noite?? Olha... tantos métodos mirabolantes para se tentar burlar a Lei e parece que a única opção de diversão é o álcool, vamos lá brasileiros, reis da criatividade!!!!!
Só tenho pena das mulheres feias... elas coitadas, são as verdadeiras prejudicadas com a Lei...
18 opiniões
avalie fechar
João Ayrton Lambiase (15) 11/08/2008 09h11
João Ayrton Lambiase (15) 11/08/2008 09h11
Sou brasileiro, amo meu país, mas, infelizmente essa á mentalidade do brasileiro, precisou vir uma lei que colocasse bom senso na cabeça e moderasse na bebida, pois, se deixar ao critério da maioria, continuaria aquela barbaridade de pegar no volante, com a cara cheia e sair provocando acidentes. Está certo, para quem não entende boas maneiras, tem que ser na pancada. 12 opiniões
avalie fechar
gercino meira silva (9) 10/08/2008 20h05
gercino meira silva (9) 10/08/2008 20h05
Alguem precisa avisar o esquecido deputado que redigiu esta lei ( imposto), para redigir outra lei : SEGURO DESEMPREGO POR 12 MESES é o tempo que muitos pais de familias vão ficar desempregados quando perderem suas CNH por terem tomado UMA LATINHA DE CERVEJA. jamais imaginei que um dia eu fosse ver a criação de uma lei tão HIPÓCRITA quanto esta . 22 opiniões
avalie fechar
Konrad Dutschmann (28) 10/08/2008 18h33
Konrad Dutschmann (28) 10/08/2008 18h33
Sr Carneiro, com relacao ao seu comentário de 28.07.
Só tenho a dizer que o conteúdo do seu comentário reflete à mentalidade latina e individualista.
Sim, é inanfiancável, inconcebível eu correr o risco de ser atropelado por alguma pessoa embriagada.
5 opiniões
avalie fechar
Dilson Aquino (25) 10/08/2008 15h39
Dilson Aquino (25) 10/08/2008 15h39
O que havia de errado na lei antiga não era o nível de alcool o qual era suficiente mas sim A FALTA DE FISCALIZAÇÃO!
A estupidez é tão grande que muitos idiotas estão comparando a diminuição do nível de alcool com a diminuição de acidentes graves; gente, é a fiscalização que está fazendo efeito. Quando pararem de fiscalizar os acidentes vão voltar ao mesmo nível de antes.
8 opiniões
avalie fechar
alamar jose da silva (7) 10/08/2008 11h03
alamar jose da silva (7) 10/08/2008 11h03
esta lei ja devia ter sido feita a muitos anos o prejuizoé muito grande quantas vidas inocentes foram ceifadas prematuramente e os culpados sem punição nehuma esses advogados que ficam defendo gente errada o dia que um filho dele ou ele mesmo morrer por causa de um motorista bebado ai sim eles vão parar de defender gente erradaok 14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (617)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página