Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Seca

A Lei Seca, que prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólica, torna ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue. A punição para quem descumprir a lei prevê suspensão da carteira de habilitação, multa ou detenção.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
luiz della nina (36) 18/01/2009 16h37
luiz della nina (36) 18/01/2009 16h37
MANIPULADORES DE ESTATÍSTICAS! 2 opiniões
avalie fechar
Não havemos de brincar com coisa séria. Todas as leis existentes no país estão ai para serem cumpridas. è imprescindivel que cada lei tenha sua fiscalização e quem for pego fora dela que pague a sua divida social. Ai mora o perigo não sabemos fazer leis, naõ sabemos fiscalizar, não sabemos cobrar então quem transgride uma lei hoje jamais vai responder por isso; a não ser que seja um desprovido de algum dinheiro; porque hoje tudo se compra até a justiça fora da lei!!!! 7 opiniões
avalie fechar
Rafael Nadalin Ferez (1) 18/01/2009 13h18
Rafael Nadalin Ferez (1) 18/01/2009 13h18
Vale lembrar que após a implantação desta lei, ocorrida no final do primeiro semestre, tivemos pouquíssimos feriados prolongados, que são, sem dúvida, os dias mais movimentados nas estradas e, consequentemente, com maior número de acidentes. Os únicos ue tivemos foram os de festas de fim de ano, onde as estatísticas mostram que aumentaram os acidentes. Sou a favor de punição aos moitoristas que dirigem embriagados, mas o conceito de embriaguez está distorcido. Tenho certeza que se a lei anterior ( que permitia 0,6 de alcool no sangue ) fosse devidamente fiscalizada, teríamos redução nos acidentes de trânsito. ÑÃO É A QUANTIDADE DE ALCOOL NO SANGUE QUE EVITA ACIDENTE, MAS SIM A FISCALIZAÇÃO DE TAL NÍVEL. TENHO 12 ANOS DE HABILITAÇÃO E NUNCA FUI ABORDADO PARA QUE VERIFICASSEM O NÍVEL DE ALCOOL EM MEU SANGUE. 4 opiniões
avalie fechar
lisette feijó (3) 18/01/2009 12h51
lisette feijó (3) 18/01/2009 12h51
É fácil criticar, pois elogiar algo neste país ninguém faz, as leis não vão resolver, mas ajudar a tentar consciêntizar as pessoas que perigos existem principalmente no trânsito, perdi uma filha a 11 meses em acidente de trânsito, o motivo não foi o àlcool mas muitas vezes é, então os jovens tem que ter mais cuidado.
Ao meu ver o maior vilõa ainda são as ruas e estradas sem um responsável, um engenheiro de trânsito, um governo que se preocupasse com vidas não com banalidades, enfim temos que ser mais rígidos.
1 opinião
avalie fechar
ME POLPE TAMANHA IRONIA...!
TENHO CERTEZA QUE POR CAPRICHO DO VÍCIO ALGUNS VENHAM A CONSIDERAR ESTA LEI COMO UM ABSURDO.
O QUE ELES NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO SÃO VIDAS PERDIDAS POR UNS IDIOTAS BÊBADOS E QUE LEVAM VIDAS DE CRIANÇAS. DEZIMAM FAMÍLIAS INTEIRAS NA FALTA DE RESPONSABILIDADE.
PARA MIM, NÃO ESTOU AQUI QUERENDO DEFENDER POLÍTICOS. POIS SOU UM DEFENSOR DO PAREDÃO PARA POLÍTICOS DESONESTOS, ATÉ QUE ME PROVEM O CONTRÁRIO ESSE TAL DE JOSÉ SERRA NÃO FEDE E NEM CHEIRA, MUITO PELO CONTRÁRIO.
A LEI SECA ESTÁ AÍ PARA SER CUMPRIDA, ENTÃO VAMOS RESPEITAR A LEI. SE NÃO VAI VIRAR A NOSSA CONSTITUÍÇÃO: RASGADA TODO0S OS DIAS, DESRESPEITADA NA SUA ESSÊNCIA, POR POLÍTICOS MAL INTENCIONADOS. POIS NA VERDADE QUEM DESRESPEITA A LEI, SEJA A MAIS SIMPLES COMO JOGAR PAPEL NO CHÃO, DEVERIA SER PUNIDO. SÓ ASSIM ESTE PAÍS DE POLÍTICOS LADRÕES COMEÇARIAM A PENSAR DUAS VEZES PARA NÃO COMETER TODA ESPÉCIE DE FALCATRUAS.
E NÃO ESQUEÇAM: POLÍTICO LADRÃO DEVERIA SER JULGADO PELO ESTADO E TER SUA CABEÇA JOGADA NUMA PRAÇA PARA OS URUBÚS. ( COITADO DOS URUBÚS). NÃO ESQUEÇA QUE LEIS FORAM FEITAS PARA SEREM CUMPRIDAS, DOA EM QUEM DOER ... !!! ??? (DESCULPEM OS ERROS DE PORTUGUÊS) "VELLOSO2008"
4 opiniões
avalie fechar
Thiago Pires (1) 18/01/2009 12h43
Thiago Pires (1) 18/01/2009 12h43
A classe média brasileira é regida pelo medo, pelo egoísmo e por dogmas sociais que são facilmente abraçaveis por ja virem pré-digeridos e não exigirem reflexão. É o tal do 'bandido bom é bandido morto' e outras pérolas tacanhas desse grupo cada vez maior que reflete essa postura reacionária e conservadora nas urnas.
A interpretação dos 'especialistas' no texto acima é rastaqûeira e unidimensional; além de desconsiderar variáveis sociais e psicologicas, trata da questão como uma equação precisa onde só contam 'numero de acidentes' e 'rigidez da fiscalização' , e nem assim o argumento se sustenta já que são feitos todo tipo de malabarismo com números que aumentam ou não apresentam queda significativa, para justificar uma lei estúpida, populista e discriminatória.
Por último, fico CHOCADO com a falta de discussão sobre o aumento BRUTAL da cobrança de propinas por uma polícia corrupta e cruel, quando se fala nesse assunto. A temida 'lei seca' ( que ja diz a que veio pela aparente falta de vergonha em ecoar o nome da homônima e infame lei americana que gerou fortuna a Al Capone) forneceu um instrumento inédito para políciais arrancarem dinheiro dos cidadãos apavorados pela ameaça de uma multa na casa dos quatro digitos e a humilhação de ser preso. Que vergonha.
2 opiniões
avalie fechar
Alexandre Mendes (2) 18/01/2009 11h55
Alexandre Mendes (2) 18/01/2009 11h55
É ,vamos proibir a venda de cigarros também,porque mata,agora comparar quem bebe moderadamente com quem bebe demais e causa acidentes,isso fere qualquer bom senso.É lamentavel que a imprensa seja tão parcial nesse tema,sem uma discussão PROFUNDA,so mostram os bebados caindo... e aquele que bebeu UMA LATINHA E FOI PRESO E FICOU SEM DIRIGIR? É JUSTO,SE ELE NÃO COMETEU NENHUM ACIDENTE DE TRANSITO?
Essa lei é INCONSTITUCIONAL e diminuiu em muito pouco os acidentes,talvez com uma lei JUSTA ,PROPORCIONAL E CONSTITUCIONAL,alem de mais EDUCAÇÃO,teriamos bem MENOS ACIDENTES.
Acorda STF,a arbitrariedade ja tem que terminar,chega de leis mal feitas por incompetentes,e chega de parcialidade
21 opiniões
avalie fechar
Alexandre Mendes (2) 18/01/2009 11h49
Alexandre Mendes (2) 18/01/2009 11h49
Ate quando teremos que aturar essa Lei Seca INCONSTITUCIONAL ,uma lei DESPROPORCIONAL E Absurda, que pune de forma rigida e burra.E a relação do remedio com alcool nem saiu ainda...
No final do ano os ACIDENTES AUMENTARAM,ou seja essa lei além de INCONSTITUCIONAL,ela ainda não alcançou os RESULTADOS.Sou a favor de se salvar vidas,MAS COM UMA LEI COERENTE E PROPORCIONAL, porque quem bebe MODERAMENTE não é CRIMINOSO,além disso cade a PRESUNÇÃO DE INOCENCIA ,se o cara bebeu uma Latinha e dirigia com cuidado é punido DAS MESMA FORMA QUE O QUE BEBEU VARIAS E CAUSA ACIDENTE.
Está na hora do STF votar logo,vamos ver se é um TRIBUNAL TECNICO OU POLITICO...lei inconstitucional!
quem foi pego ENTRE NA JUSTIÇA a vitoria é CERTA.
Vamos salvar vidas com MAIS EDUCAÇÃO E LEIS COERENTES!
não com LEIS VICIADAS E EXAGERADAS!
25 opiniões
avalie fechar
Ademar Souza (20) 18/01/2009 10h22
Ademar Souza (20) 18/01/2009 10h22
Gosto de beber e algumas vezes vpi além do que o bom senso recomenda. Quando isso acontece, não dirijo. Certamente não sou o único que assume que bêbado não deve dirigir. Acontece que as estatísticas mostram que a metade dos acidentes graves são causados por motoristas alcoolixados. Isso não basta para convencer os defensores do sagrado direito de dirigir depois de beber? No Japão, onde morei e sou habilitado, quem ferir alguém por dirigir embriagado pega 5 anos de prisão. Se matar um pai de família em acidente de trânsito e for julgado culpado além da prisão vai pagar pensão para a vitalícia para a viúva e para seus filhos até eles se formarem. Que tal esta lei no Brasil? Por ter um sistema judicial rígido o Japão apresenta baixo índice de criminalidade e um dos menores índices de acidentes de trânsito do mundo. Este bando de bêbados irresponsáveis que escrevem contra a "Lei Seca" consideram que pagar cesta básica e serviço à comunidade já está de bom tamanho para os assassinos do trânsito. Desde que, é claro, as vítimas não sejam eles nem seus pais, mães, filhos e filhas. 12 opiniões
avalie fechar
Mario sergio Citrã Prandi (80) 23/12/2008 10h59
Mario sergio Citrã Prandi (80) 23/12/2008 10h59
Deixo meu protesto aqui ao Governador Serra!!!!!!!
Dando apoio a essa lei e dizendo que adquiriu bafometros, usando meu dinheiro para promover baderna no pais atraves dessas leis autoritarias do oriente medio ou sei lá de onde.
QUE VERGONHA GOVERNADOR!!!!!!!!!!
Até antes de ver essa cena digo que até votaria no Sr. para Presidencia, um homem com a sua historia politica se prestando a esse papel de se vender aos radicais, que papelzinho!!!!
26 opiniões
avalie fechar
Mario sergio Citrã Prandi (80) 24/11/2008 11h18
Mario sergio Citrã Prandi (80) 24/11/2008 11h18
Muito bom seu comentario
Tomaraque todas as pessoas que forem presas por embriagues sem estarem embriagadas tomem a mesma atitude que vc, e proteste.
Pois se a ideia que os politicos estão divulgando é essa,não ficaram com vergonha de mostrar a cara e dizer fui eu como eles tem feito. Se bem que se estão demostrando um pouco de vergonha na cara, já é um começo.
14 opiniões
avalie fechar
Francisco Jpse P. Fº (1) 22/11/2008 01h22
Francisco Jpse P. Fº (1) 22/11/2008 01h22
Ser preso por ter bebido é coisa de maluco, pagar a multa tudo bem, se um dia eu for pego, pago qualquer multa, dinheiro é feito pra gastar e com o meu faço o que bem entender, beber e pagar multa. A policia tem meis é que prender bandido e deixar os que bebem em paz. 35 opiniões
avalie fechar
Luba Sanders (2) 16/11/2008 11h02
Luba Sanders (2) 16/11/2008 11h02
Desde quando quimico entende alguma coisa disso? Isso é coisa de farmacêutico !!! 3 opiniões
avalie fechar
Mario sergio Citrã Prandi (80) 05/11/2008 19h19
Mario sergio Citrã Prandi (80) 05/11/2008 19h19
Tá dificil pra meia duzia de politicos autocraticos e sem escrupulos manter o teatrinho(drama)
Aqui é igual ditadura ninguem aceita, tirando um pequeno numero de pessoas que ainda apoiam essas ideias retrogadas.
Se o exercito sair da rua o pais volta ao normal, um brinde a decadencia dessa leizinha!!!!!
A policia tem mais o que fazer da vida do que ficar cheirando boca de marmanjo feito a nega deles, isso ao meu ver é um desrrespeito imenso até com policia militar, se eu fosse militar ficaria envergonhado, assim como já estou como cidadão.
Agradeço a Deus por esssa lei no brasil nunca sair do papel.
14 opiniões
avalie fechar
AMADEU EPIFANIO (1) 04/11/2008 08h59
AMADEU EPIFANIO (1) 04/11/2008 08h59
Multas pesadas sempre são sempre um forte aliado, para que uma lei, quando justa (como essa), possa pegar. Pais também pode ajudar na fiscalização aos filhos, responsabilizando-os por danos que os filhos venham a causar em decorrência de acidente, por ingestão de álcool.
Os pais precisam ser punidos com multas e processos judiciais, por serem co-responsáveis dos atos praticados pelos filhos "beberrões" infratores.
Adolescentes infratores que não trabalham ou não estudam, podem ser agravantes, além da perda da carteira. Pagamento por danos ao patrimônio, público ou privando, decorrente do acidente, com carro próprio ou de terceiros (quando for dos pais).
Se não podemos cobrir a fiscalização, por falta de recursos, resta então "sacrificar" mais, os que são apanhados na rede, para que sirvam de bode espiatório para os demais. O que não se pode é passar a mão (além dos pais) na cabeça desses moleques irresponsáveis. E quanto aos adultos ?
Mesmo tratamento, se possível com penhora de bens móveis ou imóveis (quando possível), para pagamento de prejuízos causados pela bebida.
se não for assim, não funciona. Obrigado.
28 opiniões
avalie fechar
É lamentável que os órgãos de segurança não tenham condições de dar sustentabilidade no cumprimento da lei, em continuidade das fiscalizações que podem diminuir o grande número de vítimas, proveniente do uso de bebidas alcoólicas. O trânsito que mais mata no mundo não é levado a sério! Algo precisa ser feito, o álcool é a droga que mais mata com a falsa idéia de ostentação de prazer, criando situações prazerosas associadas ao uso! É preciso dar ênfase no combate a esta droga distribuída legalmente como se ela já não tivesse matado, feito com que pessoas matem e vitimando tantos que hoje se encontram acamados, tetraplégicos, paraplégicos e etc. Brasil a fora. Não estou falando aqui só da cobrança no Trânsito, mas sim em outras ocasiões. Com a nova lei seca, foram também reduzidos os números de homicídios, de brigas entre casais e outras tantas provocadas pelo uso abusivo da droga álcool. Cada dia que passa vê um número maior de adolescente fazendo uso de bebidas alcoólicas como se isto fosse normal. O álcool causa dependência e fomenta o crime para busca de seu consumo em sustentação do vício. 31 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (324) 02/11/2008 10h59
MAC Castro (324) 02/11/2008 10h59
Qualquer débil mental sabia disso, e que o estado não teria recursos suficiente para manter essas mega operações e que tudo voltaria ao de antes, COISAS DE BRASIL....... e ainda dizem que a lei mudou a atitude, bom assim espero mesmo. sem opinião
avalie fechar
Mario sergio Citrã Prandi (80) 22/10/2008 20h51
Mario sergio Citrã Prandi (80) 22/10/2008 20h51
Que otimo projeto do deputado do partido verde, vou procurar saber mais e vou dilvulgar isso por e-mail, quanto ao agente que fez esse comentario infeliz é do tipo daquela velha piadinha,o chefe dele não pode entrar na agua até a cintura rsrsrsrs. Puxa saco é a imagem do cão mesmo, quando trabalham com idustria da multa então, dai assusta até o cão 27 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (283) 22/10/2008 07h00
sérgio carneiro (283) 22/10/2008 07h00
O deputado federal Dr Talmir do PV-SP tem um PL 4065-2008 (projeto de Lei) que obrigam os órgãos de trânsito de pintarem os radares (pardais) de amarelo fosforescente para melhor visualização pelos condutores, principalmente à noite. Um agente da autoridade de transito, em entrevista, declarou que "se o projeto for aprovado os radares perderão a sua funcionalidade".

Este agente perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, com esta declaração ele ratifica o que os órgãos de transito tanto negam existir: "a indústria das multas".

Parte da Lei 11.705 (lei seca) é morta e inconstitucional.

Aqui em Fortaleza-CE tem agente de transito pedindo para trabalhar aos sábados e domingo somente para "fiscalizar" as vias de transito nas saídas de clubes e estádios. Sinto certo orgulho destes agentes, e plagiando o nosso "iluminado": "Nunca na história deste País ou deste Estado tivemos uns agentes tão dedicados."
36 opiniões
avalie fechar
Dario P (2) 20/10/2008 03h00
Dario P (2) 20/10/2008 03h00
Boa reportagem, imparcial. Bom, eu acho que qualquer pais civilizado, nao sei se e o caso do Brasi, tem que haver sim um controle do abuso de do alcool ao dirigir. Isto e indiscutivel ate para um alcolatra. O problema e a piada do limite tao baixo. E um absurdo um pais que nao tem a menor condicao de controlar a violencia (criminosa) querer decretar tolerancia zero. As duas unicas vezes que liguei para a policia (uma em Campinas e outra no RJ) o tel estava ocupado e nao consegui efetivar a denuncia, o que significa que o pais nao tem condicoes (infraestrutura) de nos proteger contra criminosos e nao deveria aplicar uma multa num valor ridiculo ainda com direito a prisao. Quem nunca ouviu que as delegacias e os presidios estao superlotados? Agora querem colocar um pai de familia que tomou uma lata de cerveja num restaurante? Por que o Brasil nao consegue fazer nada direito? Aqui nos USA ( onde moro os ultimos anos) jamias um policial o parara para testar o bafometro sem ter uma suspeita que voce esta embreagado. Isso significa salvar tempo para algo mais importante, que como sabemos nao falta no Brasil. Nao faz sentido um monte de policias colocando bafometros por ai sextas e sabados cacando "VITIMAS". O estado tem que proteger o cidadao e nao tentar encrimina-lo. Com esta tolerancia eu so posso concluir que estao tentando nos incriminar. Espero que alguem com bom senso consiga rever o niveis de tolerancia e tentar fazer algo util ao nosso pais, que tanto carece de bom senso! 58 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (617)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página