Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Pílula do dia seguinte

A Arquidiocese de Recife e Olinda entrou na Justiça para tentar impedir a distribuição da pílula do dia seguinte durante o Carnaval. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou a decisão.


Comentários dos leitores
alberto r pessanha pessanha (5) 08/02/2008 10h10
alberto r pessanha pessanha (5) 08/02/2008 10h10
NOVA FRIBURGO / RJ
hoje tudo pode ,fico indignado com nossas altoridades.brincar com armas não pode ,ver filmes violentos tambem não . mas nossos adolescentes tem carta branca para se prostituir .só falta agora ele da entrada gratis para motel . 6 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (101) 07/02/2008 18h20
Leonardo S. (101) 07/02/2008 18h20
Parabéns ao ministro Temporão pela coragem. Este é um dos poucos que merecem aplausos no governo Lula.
Se a igreja católica é contra a camisinha, o aborto e os anticoncepcionais, que pregue isso na igreja e pare de encher o saco.
Acho que devemos mandar todos os recem-nascidos abandonados em latas de lixo, terrenos baldios, lagoas, e etc. para a igreja cuidar. Nesses casos eu nunca vi a igreja se manifestar, mas para proibir a distribuição de anticoncepcionais ela fica esperneando.
O Brasil deve implantar urgentemente a esterilização compulsória para mulheres que dão a luz ao 2o. filho na rede publica de saude.
Mutirao de vasectomia já!
Legalização do aborto até um certo periodo do inicio da gravidez.
No mundo utopico, nao precisaria nem de leis. Se todos tivessem boas práticas de convivencia em sociedade, nao seria necessario ter leis que dizem que nao se pode roubar, matar, beber e dirigir e etc. O problema é que como nem todos cumprem essas normas, sao necessarias sanções as pessoas de violam as regras.
A gravidez é a mesma coisa. No mundo utopico seria otimo se todos planejassem a gravidez e tivessem condicoes de cuidar e dar educacao a crianca. Mas como nem sempre isso acontece, temos que ter metodos de limitar as barbaridades. Temos que por numa balança: O que é melhor? Abortar uma gravidez ou deixar recem-nascidos abandonados na rua, criancas cheirando cola, trabalhando em carvoarias, dormindo na rua, revirando lixo, etc...
21 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (251) 07/02/2008 11h17
João Marino Delize (251) 07/02/2008 11h17
O Estado não tem nenhuma religião, portanto não deve atender esta ou aquela crença. Ja pensaram quanto custa uma funcionária grávida para a Nação:
- são quatro meses de afastamento pago pelo INSS, além do salário maternidade e, quem paga esta conta é o povo. Se a funcionária for casada tudo bem. Se escolher ter filhos tudo bem, mas se não quizer ficar grávida e ainda não dar despesas ao Estado é um direito da pessoa em tomar a Pílula. Às vezes é melhor não ter um filho do que tê-lo sem condições de criá-lo.
10 opiniões
avalie fechar
Márcio Ferreira (1) 07/02/2008 10h56
Márcio Ferreira (1) 07/02/2008 10h56
Quando estamos doente por exemplo: dor no braço. Na consulta o médico precisa avaliar e achar a raiz do problema para tratá-lo e não apenas mascarar o que causa a doença. Então devemos matar um ser humano, usando diversos métodos, pensando que o ser que está sendo morto está totalmente INDEFESO, por um motivo de ÎNCONSEQUÊNCIA, falta de educação, moral, discernimento, coragem, ombridade, desrespeito, conhecimento, ignorância? Seria muita covardia mesmo assumir esta posição...e principalmente o mais ridículo que o Estado assuma esta condição e muitos que se dizem dignos seguem o mesmo caminho. Aqui não é uma posição de religião, nem de católico, nem de que somos livres. Quem sabe que aqueles que são a favor pudesse ver assassinado um de seus bem perto de vc.... por uma inconsequência dessas...Analise antes as coisas...deixe de tomar partido das coisas, como se a igreja fosse a coisa mais errada do mundo. A questão seria: A AIDS tem diminuído?, os abusos tem diminuído? 26 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2079) 31/01/2008 21h06
Antonio Fouto Dias (2079) 31/01/2008 21h06
Paula Helena - Ribeirão Preto/SP 11h40, concordo contigo, as religiões estão aí e oferecem um leque de opções de como se pratica a fé, para quem a tem. Ninguém é obrigado a ser participante desta ou daquela Igreja, entretanto, há por parte de muitos uma facilidade em denegrir a Igreja Católica, não entendo porque. A senhora ou senhorita menciona que ninguém ó obrigado ao celibato, e realmente não o é, uma vez que aquele que opta pelo sacerdócio católico, ja sabe que isso é um dogma da igreja, certo ou errado, é outra questão, mas todos os que se sentem vocacionados, conhecem esse dogma desde o início, portanto, não há motivos futuros para reclamação. É também mencionado alguns aspéctos infelizes da vida que acontecem atualmente, também permita-me registrar que aquele que conhece a doutrina católica, não pratica essas barbaridades, a humanidade atualmente está na contramão da história, quanto ao aspéto espiritual de nossas vidas, como disse, não importa a religião que participe, conhecendo suas doutrinas, muita coisa poderia ser evitado. Acontece que o aspécto temporal oferece o que queremos e o que gostamos, com facilidade, é muito mais fácil esquecermos da existencia de um Deus e agirmos como bem entendermos que querer seguir alguma doutrina. A doutrina, seja ela qual for, coloca obstáculos, bloqueia nossa liberdade e isso não queremos. O povo hoje luta pela liberdade e, não só procura como age em libertinagem. 13 opiniões
avalie fechar
Paula Helena Cernov Rocha (23) 31/01/2008 11h40
Paula Helena Cernov Rocha (23) 31/01/2008 11h40
O Estado é laico, ninguém é obrigado a ser católico, nem de nenhuma outra religião. Cada um deve agir segundo suas crenças, e não querer mandar nos atos dos outros. Nenhuma mulher é obrigada a engravidar não tendo condições (físicas, psicológicas ou materiais) para isso, ninguém é obrigado ao celibato. A pílula do dia seguinte não deve ser banalizada, mas o governo deve facilitar o acesso quando ela for necessária.
E imoral mesmo é ver crianças abandonadas em portas de casas, latas de lixo, caminhões trituradores de lixo. Melhor facilitar a distribuição de métodos contraceptivos (incluindo a pílula do dia seguinte) que ver pessoas cometendo assassinatos.
16 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2079) 30/01/2008 23h54
Antonio Fouto Dias (2079) 30/01/2008 23h54
Meu Deus do céu, como existem pessoas com tanta aversão à Igreja Católica. Neste espaço não vi, mas um exemplo cruel é nos dias atuais falar da inquisição, assim como falar em padres pedófilos, como se em todos os demais setores da atividade social fossem 100 puros. Incrível, que principalmente católicos que não conhecem sua religião, (se dizem não praticantes) e que vão à igreja somente para batizado, crisma e casamento, a critiquem com tanta veemência. A finalidade esclusiva da Igreja é o anúncio da morte e a proclamação da ressurrreição de Jesus Cristo, o qual pediu aos seus apóstolos, anunciem o que viram e ouviram. Jesus não falou para nenhum apóstolo ou ouros seguidores a convencer ninguém. No entanto, queiram ou não, a Igreja Católica está aí a 200 anos, acertando e errando sim, mas é uma das mais sólidas instituições sobre esta terra. Falar que um montão de católicos estão se divorciando,
fazendo aborto, bebendo muito, pulando carnaval, entre outras coisas é realmente atestar um desconhecimento total sobre a Igreja. Gostaria que me apresentasse onde a Igreja aponta, no sentido de que essas coisas não passam impunes, e que são incentivadas por ela. Quero dizer que sou um leigo que atualmente está um pouco afastado da Igreja, mas que nem por isso fico de braços cruzados ao ver tanta indignação e demonstração de desconhecimento.
15 opiniões
avalie fechar
sonia evaldt da silva (3) 30/01/2008 14h16
sonia evaldt da silva (3) 30/01/2008 14h16
GOIANIA / GO
Acho que a igreja católica deveria se preocupar mais
com seus padres pedófilos e tbm com outros casos absurdos que rodeiam seus padres e suas igrejas,
como a grilagem por ex,do que ficar querendo se meter no que não lhe diz respeito.
Gente as pessoas tem livre arbitrio para fazer o que querem,se certo ou errado,isso é problema delas com Deus e não com a igreja,todos temos conciência
dos nossos atos e vamos mais tarde responder diante de Deus por tudo. Acho que a igreja ta preci
sando de ibope,por isso fazem isso,da um tempo por favor. Eu conheço um monte de católicos que estão se divorciando,fazendo aborto,bebendo pra caramba,pulando carnaval etc ,etc,etc,acho que se preocupasse mais com seus fiéis ganhariam mais e não estariam passando por mais este absurdo.
20 opiniões
avalie fechar
Deuto Batista de Lima Lima (1) 30/01/2008 12h05
Deuto Batista de Lima Lima (1) 30/01/2008 12h05
NATAL / RN
Pílula do dia seguinte sim, camisinha sim e aborto sim, tudo dentro da devida saúde pública, é uma responsabilidade de todos conter o avanço da população mundial, assim se consegue conter a miséria e crianças frutos da marginalidade, que infelizmente é com na maioria das vezes termina. 22 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (236) 30/01/2008 10h39
sérgio carneiro (236) 30/01/2008 10h39
Dizer que o Brasil é um Estado Laico é piada, Quantos feriados temos ligados a Igreja católica: Nossa Senhora Aparecida, sexta-feira santa, natal, Corpus Christi, fora ainda padroeiro da cidade e etc... Pergunto aos leitores, existe algum feriado nacional ligados ao: candomblé, espiritismo, hinduísmo, judaísmo, Islão, zoroastrismo, xintoísmo, budismo ou a metodistas, adventistas, calvinistas, pentecostais e etc. A Igreja católica como todas a religião deveriam estreitar ligações espirituais entres seus fieis e seus Deuses. Para os religiosos, a religião é uma escolha intima e sendo uma escolha intima e dessa intimidade não deve sair. Toda vez que a religião interfere na vida política ou na ciência é sinal de desastre: Inquisição, Geocentrismo, Apoio a Mussolini, Cruzadas, e quantos já mataram ou morreram em nome "DEUS".
Mas a religião evoluiu; podem dizer alguns, engano, temos 11 de setembro. São fanáticos dizem outros; quem julga também o é. " Dai, pois, a Cezar o que é de Cezar, dai a Deus o que é de Deus" esta máxima de Jesus deveria ser o norte da Igreja católica, a distribuição de contraceptivos como certeza não são coisas de Deus. Podem até argumentar que a vida pertence a Deus, e somente ele pode tirá-la; nossa vida foi um presente D"Ele e portanto o homem pode dispor pelo seu livre arbítrio, que é outro presente.
Igreja só deve ter função de um Estado no Vaticano.
36 opiniões
avalie fechar
Andreia Forte (7) 30/01/2008 10h15
Andreia Forte (7) 30/01/2008 10h15
Concordo com a postura do ministro da saúde, José Gomes temporão, sobre a questão de difereniar saúde pública e religião. Nosso pais é considerado Laico....e todos os cidadãos podem ter a religião que quiser e seguir os pocicionamentos que quiser. Governo e judiciario...devem se pocicionar para bem comum dos cidadãos.....independente de religião. E a igreja tem que se posicionar para seus fiéis....e não impor sua posição para todos. Devemos diferenciar mais essa questão (saúde pública x religião) e valorizar mais os direitos das mulheres.... 24 opiniões
avalie fechar
danilo barros (63) 29/01/2008 20h20
danilo barros (63) 29/01/2008 20h20
é um absurdo essa postura da igreja. Diante de tantas famílias que vivem na miséria e que não tem condições de manter seus filhos, eles pregam que essas famílias tenham mais filhos, contribuindo para que o ciclo da miséria se perpetue.. a quem interessa isso? Deveriamos seguir o exemplo da China que hoje tem um grande desenvolvimento economico e prosperidade em grande parte devido ao planejamento familiar. A igreja quer que trajédias como a da África se repitam, onde a miséria prevalesce e é multiplicada pelo crescimento desordenado da população causado pela elevadíssima taxa de natalidade, que torna impossível qualquer sucesso em programas de desenvolvimento economico e redução da miséria.. 35 opiniões
avalie fechar
LENITA ALBUQUERQUE (3) 29/01/2008 19h45
LENITA ALBUQUERQUE (3) 29/01/2008 19h45
SANTOS / SP
MEUS AMORES... COMENTAR O QUÊ? PRIMEIRO, QUE EU SAIBA, NOSSO ESTADO É LAICO... PORTANTO, NENHUMA RELIGIÃO, PODE INTROMETER-SE ONDE NÃO TEM O QUÊ PALPITAR. NUNCA SOUBE DE UM PADRE, NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES, QUE TIVESSE QUE RESOLVER UM PROBLEMA PESSOAL, DESSE TIPO, COM SUA COMPANHEIRA... ENTÃO ...PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO... E , SE ÊLES PREFEREM QUE AS CRIANÇAS QUE VIEREM A NASCER, SEJAM JOGADAS EM LAGOS, DENTRO DE SACOS PLÁSTICOS, EM CAIXAS DE SAPATO, EM LATAS DE LIXO, EM CAMINHÕES QUE TRITURAM O LIXO... FAZER O QUÊ... GOSTO É GOSTO. SERÁ QUE ÊSSE INFELIZ BENTO QUE ESTÁ AÍ AINDA VAI FICAR POR AQUI MUITO TEMPÓ? QUE FALTA DE SORTE... ÔÔÔ SUJEITINHO ATRASADO. VIVE NA ÉPOCA VITORIANA.... 24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (13)
Termos e condições


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página