Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Trânsito em SP

Como parte das medidas para tentar driblar os sucessivos recordes de lentidão, a Prefeitura de São Paulo divulga nesta quarta-feira 175 rotas alternativas para o motorista tentar fugir dos longos congestionamentos.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
Tiago Massakazu Murakami (14) 25/03/2008 19h43
Tiago Massakazu Murakami (14) 25/03/2008 19h43
Rodízio apenas vai ser apenas um paliativo, ou seja, vai deixar uns 2 anos no máximo com o trânsito pior. O trânsito ficou ruim por causa do rodízio: as pessoas compram carro porque o financiamento ajuda, mesmo que fiquem endividadas, as pessoas vão recorrer a ter 2 ou mais carros.
É necessário uma reforma no transporte público, não com obras gigantescas, mas sim, em termos de linhas de ônibus a serem reformuladas, melhorando a malha que cobre a cidade. Porque zilhões de linhas passam pelo mesmo corredor? Para se formar uma fila gigante de ônibus? É algo a se refletir
4 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 25/03/2008 19h21
luiz dias (418) 25/03/2008 19h21
GOSTEI DOS COMENTÁRIOS DO PAULO SÉRGIO E HELENA.
FICO IMAGINANDO U M FIAT UNO, UM GOL, FINANCIADO EM 99 VEZES DE , PASMEMOS, VARIA DE $499 A $699, POR MÊS.
TANTO VW, COMO FIAT, GM, ETC, CRIARAM SEUS PRÓPRIOS BANCOS, BANCO FIAT, BANCO VW, BANCO GM, E FINANCIAM SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO.
UM FIAT OU GOL DE $25 MIL, NÃO SAI NO FINAL POR MENOS DE $50 MIL.
É UM ABSURDO. É UMA FORMA FÁCIL DE FAZER AGIOTAGEM DISFAARÇADA DE FINANCIAMENTO OU NÃO?
E LÁ VEM CENTENAS DE REAIS AO ESTADO E MUNICÍPIO QUE RACHAM A METADE DO IPVA. O GOVERNO MORDE SOZINHO OUTRO ABSURDO DO DOCUMENTO, TAXAS, EMPLACAMENTO, VISTORIA, ETC, QUE FICA EM QUASE OUTROS MIL REAIS.
ISTO ME LEMBRA A BOLHA IMOBILIÁRIA DOS ESTADOS UNIDOS. BANCO QUEBRANDO EM CIMA DE BANCO E A POPULAÇÃO SEM TER O QUE COMER.
AQUI, ISTO SERÁ MIL VEZES PIOR, SE GOVERNO, MONTADORAS, SINDICATOS, NÃO TOMAREM ASSENTO À MESA E RESOLVER ESTA QUESTÃO URGENTÍSSIMA.
E POR FINAL, BELOS COMENTÁRIOS DO PAULO E DA HELENA, SOBRAM PRA TODAS AS CIDADES.
AS CAPITAIS SÃO AS PRIMEIRAS A PARAREM E JÁ ESTÃO PARADAS.
AQUI EM RIBEIRÃO PRETO, TAMBÉM JÁ ESTÁ INSUPORTÁVEL. VOCÊ NÃO ANDA, NÃO ESTACIONA E AQUI COMO NAS CAPITAIS, OS PREFEITOS ALOPRADOS ENCHEM AS BURRAS DE DINHEIRO COM A INDÚSTRIA DAS MULTAS DE TODOS OS TIPOS E DE TODAS AS ILEGALIDADES.
QUALQUER MOCINHO, MOCINHA, DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS, NÃO ANDAM MAIS À PÉ NEM DE ÔNIBUS.
É PRECISO REVER, IGUALMENTE, POLÍTICAS DE TRANSPORTES PÚBLICOS DECENTES. NÃO DÁ MAIS.
4 opiniões
avalie fechar
Maicon Brito (2) 25/03/2008 18h53
Maicon Brito (2) 25/03/2008 18h53
OSASCO / SP
O prefeito e os demais governantes tem que se preocupar em ampliar a malha viária da cidade e o transporte coletivo, chegará um ponto em a poplulaçao será obrigada a deixar o seu veículo em casa por causa da má administração dos governantes para com a estrutura da cidade! Lembrando que SP é a capital do crescimento e não vai parar jamais..... 1 opinião
avalie fechar
Sergio K. Rodrigues (1) 25/03/2008 18h49
Sergio K. Rodrigues (1) 25/03/2008 18h49
Todas, todas mesmo, são medidas que devem ser estudadas, avaliadas e, depois de cotejadas com a realidade, implantadas.
Mas, uma experiência deveria ser tentada: proibir o ingresso e a circulação de caminhões, de qualquer porte no Centro Expandido de São Paulo nos períodos compreendidos entre as 6:00 e 8:00 horas, pela manhã; e das 18:00 às 20:00 horas: tanto os que vêm pelas estradas, como os que se encontram já dentro desse perímetro.
Não é que os caminhões sejam os únicos responsáveis pelos congestionamentos; mas, convenhamos, são os que ocupam a maior parte das pistas e das vias de circulação da Cidade, e juntamente com as motos, os que mais poluem: não haveria, no período, atividades de carga e descarga e, muito menos, de circulação.
As mesmas restrições eram de fato aplicáveis nas rodovias de SP, e certamente são conhecidos os benefícios: a velocidade média aumenta, e não há os transtornos pelas interrupções parciais das vias pelos movimentos de carga e descarga de mercadorias.
No entanto, duas medidas adicionais se fazem necessárias: i) é preciso escalonar os horários de trabalho dos fiscais, tanto da CET, quanto da SPTrans, e da Policia Militar: não dá para aceitar que eles só sejam vistos no 'horário comercial' - os acidentes e as ocorrências não marcam cartão de ponto (sic), ocorrem a todo instante; e ii) que os causadores de acidentes nas marginais e nas vias compreendidas pelo Centro Expandido sejam PROCESSADOS pelo Poder Público e também responsabiliz
sem opinião
avalie fechar
Antonio Garcia (2) 25/03/2008 18h28
Antonio Garcia (2) 25/03/2008 18h28
O engraçado (e triste) é que tanto o sr. Kassab quanto o sr. Serra falam para todos ouvirem sobre novas linhas de metrô, de trem até de trem bala (ah !ah ! ah!). Mas NADA sai do papel: se formos andar pela região metropolitana, não se encontra nenhum novo dormente de estrada de ferro sendo assentado, é tudo balela ! 9 opiniões
avalie fechar
Cintia Souza Oliveira (1) 25/03/2008 18h17
Cintia Souza Oliveira (1) 25/03/2008 18h17
SAO PAULO / SP
A linha do metro´Freguesia do Ó é excelente, mas também acho que a Zona Sul está um pouco esquecida. Trabalho no Itaim Bibi que é uma região comercial gigante e o trânsito uma loucura, não tem um metro próximo e para quem vem da ZN, só tem uma linha de ônibus em Santana. Será que não está na hora de pensar em uma linha para o Itaim! sem opinião
avalie fechar
luiz antonio nogueira (4) 25/03/2008 17h31
luiz antonio nogueira (4) 25/03/2008 17h31
Srs. ,minha opinião é a seguinte,porque não voltar para aquele rodizio antigo,que era o dia inteiro,eu que trabalho com o carro sou prestador de serviços de telecomunicações,penso que é a melhor solução,pois não tinha problema nenhum ir trabalhar de onibus ou metrô um dia só e realmente a gente via que o transito era muito bom o dia inteiro,SR. KASSAB PORQUE NÃO PENSAR NESSA IDÉIA,ACHO QUE O SR. GANHARIA MAIS VOTOS????. sem opinião
avalie fechar
Flávio Said (1) 25/03/2008 17h28
Flávio Said (1) 25/03/2008 17h28
SAO PAULO / SP
A prefeitura deveria proibir todos os caminhões de circular no horario de rodizio , mesmo que não seja a placa do mesmo.
Eles são os grandes causadores de transito nas marginais.
e para melhoras uma faixa exclusiva na marginal para veiculos com mais de 3 ocupantes e onibus , valorizar o transporte em massa .

Flávio Said
1 opinião
avalie fechar
Paulo Sérgio Loredo (28) 25/03/2008 17h06
Paulo Sérgio Loredo (28) 25/03/2008 17h06
Para gerar impostos, empregos e muito mais, as "autoridades" incentivam a produção e o financiamento de veículos a perder de vista, no entanto, penalizam quem os adquire com impostos elevadíssimos, licenciamentos caros e taxas duplicadas como o IPVA, há a indústria de multas e agora eles estão mais querendo que deixemos os carros em nossas casas porque nada fazem para se ter ruas ampliadas e em conduições de uso aceitável. O brasileiro é tão idiotas quie paga ágio e entra em filas para adquirir um carro novo. 12 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (586) 25/03/2008 16h55
Helena Manzione (586) 25/03/2008 16h55
Vai precisar usar a estratégia da Anchieta Imigrantes dentro de SP.
Nos horários de rush as avenidas operam no sentido do trânsito sobrecarregado.
E OS RESPONSÁVEIS PELAS SECRETARIAS E GOVERNANTES QUEBREM AS TAMANCAS SUPER AGILIZANDO AS OBRAS ESTRUTURAIS (METRÔ E OUTROS TRANSPORTES PÚBLICOS) CORRENDO ATRÁS DE VERBA E COMEÇANDO AS OBRAS JÁÁÁÁÁ!!!
3 opiniões
avalie fechar
Carlos Consonni (3) 25/03/2008 16h45
Carlos Consonni (3) 25/03/2008 16h45
E como fica a linha Ana Rosa - Sto. Amaro? O trânsito na região é terrível, agravado por vias estreitas com excesso de ônibus e transporte alternativo? Sto. Amaro - centro tem prioridade maior do que a conexão Freguesia do ò - Zona Sudeste. 21 opiniões
avalie fechar
almir brindo (3) 25/03/2008 16h28
almir brindo (3) 25/03/2008 16h28
SAO PAULO / SP
Primeiramente gostaria que saber,
se tivessemos controladores de transito como mostrou a reportagem na record no domingo espetacular, não estaria tão ruim assim o transito.
Concordo que a frota cresceu muito mas se os Marronzinhos controlassem melhor o transito não ficaria tão caotico.
Ex.: Nós motoristas tomamos multas por excesso de velocidade. Por que não multão as pessoas que dirigem em vias expressas como Marginais e Av. de grande volume de veiculos a 30 ou 40Km por hora se o limite na maioria é de 70 Km.
Antigamente quem dirigisse em velocidade menor nas marginais tinha os Policiais do DSV patrulhando e mandando encostar nas pistas atras dos caminhões. Hoje nada disso acontece.
1 opinião
avalie fechar
Fábio Marcondes (4) 25/03/2008 16h28
Fábio Marcondes (4) 25/03/2008 16h28
Sr. Prefeito Kassab e Srs. Vereadores;
Gostaria duma resposta de vocês:
1- Vocês já deixaram seus automóveis em casa para andaram somente de transporte público durante uns dois ou três meses?
2- Vocês já tentaram andar quilometricamente de um ponto de onibus para outro em vias como a Paulista oua Faria Lima?
3- Vocês já tomaram ônibus (a maioria) dirigidos por motoristas frustrados e recalcados mais parecendo relacionados aos neanderthal, dando trancos absurdos tanto na partida como na parada, quase derrubando os passageiros que se encontram em pé?
4- Vocês já tiveram que se segurar com uma só mão ou talvez com somente uns dois ou três dedos, viajando em pé e segurando volumes ou pacotes?
5- Vocês já tiveram que esperar no ponto até uma hora para a chegada do seu ônibus?
6- Vocês já tiveram que agüentar aqueles apertos dentro do ônibus quando têm uns 5 passageiros por m2. amontoados uns em cima dos outros?
7- Vocês já sentiram aquela sensação de parque de diversões quando esses motoristas pegam curvas a uns 70 km/h.?
Se as respostas ao acima são "NÃO" então já passou da hora de vocês deixarem seus confortáveis e espaçoso carros e choferes particulares em casa e começarem usar esses meios de transportes que nós rêles cidadãos comuns desprivilegiados e pagantes de impostos indecentes temos que suportar todos os dias, de até 4 ou 6 vezes por dia! Garanto que será uma experiência muito esclarecedora e inspiradora!
Obrigado pela atenção.
16 opiniões
avalie fechar
antonio tiburcio (2) 25/03/2008 16h22
antonio tiburcio (2) 25/03/2008 16h22
eu trabalho com vendas técnicas, logo rodo um pouco. Porém seria muito mais produtivo se quando circulássemos o carro andasse. Porque não expandir o rodizio para um maior número de placas...por exemplo um calendário anual que impusesse placas 123 seg 456 terça e assim sucessivamente. Mesmo se eu não rodar 2 dias por semana produzirei via internet e telefone , e, quando rodar visitarei um grande número de clientes e meu custo será menor....porque não ampliam o rodizio ? Será que o Sr Kassab acha que isso seria impopular proximo das eleições ?????? 1 opinião
avalie fechar
George Santos (23) 25/03/2008 16h20
George Santos (23) 25/03/2008 16h20
São Paulo nao tem mais como aguentar o transito até 2020 ou 2025. As decisões devem ser tomadas já. Com obras e prazos pra ontem.
Seria mais interessante e mais barato investir na melhoria do transporte coletivo, em ciclo vias e "mega-estacionamentos" proximos a estações de metro.
Interligar os principais corredores da cidade com ciclo vias: Av Bandeirantes, AV Ricardo Jafet, Av Dom Pedro, Av dos Estados, Av 23 de Maio, Av Paulista, Av Domingos de Morais/Jabaquara, Av Rebolças/Consolação e Marginais Pinheiros e Tiete.
E claro, cobrar de quem quer andar de carro pelo centro, ao inves de deixar o carro em um estacionamento e ir de metro.
Investir somente em metro é muito dinheiro e muito tempo. Sao Paulo vai parar antes do metro ficar pronto e quando ficar, vai ser insuficiente.
1 opinião
avalie fechar
Fernando Camargo (3) 25/03/2008 16h08
Fernando Camargo (3) 25/03/2008 16h08
Minha sugestão é rodízio diário, para todo mundo.
Manhã:
Das 6:30 as 8:30 - Placas Pares
Das 8:30 as 10:30 - Placas Ímpares.
Tarde:
Das 16:30 as 18:30 - Placas Pares.
Das 18:30 as 20:30 - Placas Ímpares.
Todo mundo abre mão um pouco e o resultado final é bom pra todo mundo!!! O que falta é coragem!
11 opiniões
avalie fechar
Celso Marques (1) 25/03/2008 16h06
Celso Marques (1) 25/03/2008 16h06
SAO PAULO / SP
É profundamente lamentável que somente agora estão sendo tomadas medidas ( paliativas) para solucionar o problema do trânsito. Infelizmente, fica demonstrado que quem governa não o faz para a população. Temos outro problema que logo, logo, vai estourar, que é a habitação. Não há planejamento para o crescimento em outras regiões. Logo vão propor que acabem com os parques (Horto, V.Lobos, Ibirapuera,B.Marx,etc) e com os poucos espaços de laser (CDMs, praças, campos de varzea, etc) para que surjam mais prédios. Falta uma maior participação popular no planejamento das nossas cidades. sem opinião
avalie fechar
Jane Pangardi (2) 25/03/2008 16h05
Jane Pangardi (2) 25/03/2008 16h05
SAO PAULO / SP
Sr.Kassab e suas idéias mirabolantes que pouco ( pra não dizer nada) resolvem...quer chamar a atenção ?! Comece a limpar as ruas, esquinas cheias de lixo que os carroceiros pegaram o hábito de jogarem em qualquer lugar, e suas sub prefeituras não enxergam, aliás, mandam nossos caminhões da Prefeitura recolherem semanalmente tooodo o lixão. Eu mesma já reclamei à você Kassab e nada adiantou, já perguntei a um motorista de caminhão como VOCÊS permitem isto-sabe qual foi a resposta ? Eu sou mandado, dona.
Nem sei porque perguntei ! Você é cego Kassab ?
O que adiantou limpar a cidade de outdoors se o lixo está prestes a nos mandar mais doenças contagiosas, a nos impedir de andarmos na calçada com segurança ?!
Eu sinto vergonha da minha cidade.
Amplie o rodízio para deixar mais uma marca da sua excelente gestão...e última .
1 opinião
avalie fechar
Marcos Oliveira (1) 25/03/2008 16h04
Marcos Oliveira (1) 25/03/2008 16h04
SAO PAULO / SP
Acho que a prefeitura deveria usar melhor suas sub-prefeituras buscando identificar os fluxos deficientes de transporte ampliar as linhas de metro existentes, pois a Barra Funda não é o extremo de São Paulo, a linha leste - oeste deveria ser extendida no minimo até a Lapa, pois o usuário que quer se deslocar até a lapa ou pirituba tem que pegar outro trem. Outra solução seria interligar as linhas de metrô pelos extremos de São Paulo, bairros que sofrem com um transporte deficitário. Vejamos um exemplo. Se eu quiser ir da barra funda até a vila prudente tenho a opção de pegar o metro descer na estação belém e pegar um ônibus. Ou então ir até o ipiranga de ônibus e ai pegar outro. O que é pior? Existem tantas boas idéias para resolver o problema caótico que é o trânsito em São Paulo, pena que são somente idéias. 1 opinião
avalie fechar
Anna Lins (71) 25/03/2008 15h48
Anna Lins (71) 25/03/2008 15h48
a questão é que nós passamos anos comtemplando o "esqueleto" do "Fura Fila", ficamos meses traumatizados com o desbamento que "engoliu" 8 pessoas em uma obra do metrô, ficamos horas em congentionamentos digerindo nossa instisfação, até mesmo a prefeitura causa congestionamento qdo (raramente) resolve "retapear" o asfalto em alguns pontos da cidade, sendo que isso seria facilmente evitado se as obras fossem feitas de madrugada... a impressão que dá é que as obras nessa cidade NÃO SÃO LEVADAS A SÉRIO, e qdo alguma sai do papel, ou gera escândalo de desvio de verba, ou demora "uma eternidade" para ser concluída (normalmente as duas coisas ao mesmo tempo), não dá pra acreditar que algum governante irá realmente "peitar" uma solução séria que vá fazer diferença no cotidiano dos usuários de transportes públicos e/ou dos motoristas de São Paulo, to pagando pra ver...(literalmente) pq a cidade de São Paulo é a que mais arrecada impostos, nós paulistanos e agregados contribuintes não merecemos esse descaso... 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (116)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página