Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Bolsa de Valores

Assim como os mercados mundiais, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera com volatilidade nas últimas semanas, influenciada pela crise de créditos imobiliários de alto risco nos Estados Unidos.
Mais resultados: Anteriores 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Próximos
Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (2009) 13/10/2008 14h00
Alcides Emanuelli (2009) 13/10/2008 14h00
Algumas perguntas não transitam na imprensa!
Como entender e comprender se todos os aplicadores perderam mais de 50% de suas aplicações em fundos de ações e ações onde foi parar esse dinheiro!
No tempo de Delfim mais ou menos 30 anos atras tinha uma musica assim:
Onde está o dinheiro o gato comeu, o gato comeu e ninguem viu.
Tá no extrangeiro e por ai vai indo a Musica.
Agora todos falam em ajudar os Bancos, se os Bancos foram incompetentes, se brincaram de especular, sem responsabilidades, para proteger o emprego o governo tem que investir na blindagem na estatização desses irresponsaveis e incompetentes Banqueiros.
Imaginem agora os beneficios sobre depositos interbancarios esta caindo e se eles não tiverem responsabilidades ainda continuarem a trabalherem ser lastro gastando mais que o resultuda liquido positivo de seu Patrimonio! o que vai acontecer a vida toda o gover vai tirar dinheiro do povo para bancar esses ladrões do dinheiro do povo.
Fica agora nosso Presidente falando que as obras do PAC vão continuar, e esse dinheiro que vai ser doado para os Banqueiros de onde sairá!
Se o Orçamento do executivo é montado e aprovado anteriormente, agora onde eles vão tirar essa grana toda que é maior que o orçamento na área de investimentos.
Vou dizer não vão ser contruidas escolas, não vão ser feitas obras de infraestruturas em saneamento basico, chega de hospitais, dinheiro da segurança nem pensar, deixa os bandidos continuarem matando o povo, e assim se faz o amanhã.
14 opiniões
avalie fechar
Benedito Souza (6) 13/10/2008 13h56
Benedito Souza (6) 13/10/2008 13h56
Tomara que seja o começo do fim da crise 13 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 13/10/2008 06h42
josé reis barata barata (3561) 13/10/2008 06h42
Sergio Silva (10h10 11h21).
Li e reli e...
V.Sª. citou Kafka, Franz, imortalizado pela célebre obra "A Metamoforse" - 1915, do personagem Gregor Samsa que, certa manhã, acorda transformado num gigantesco inseto (barato?).Copio um trecho da fala do gerente dele ao nada entender do que resmungava, já transformado, dentro do quarto;
"- Os senhores entenderam alguma coisa do que ele disse? - Será que ele não nos está fazendo de bobos?".
Confesso, meu raciocínio barato não alcançou a altura dos vôos, sem plano, dos seus.
Com as palavras de V.Sª. :
1º)- EURO? -Não faço sequer referência.
2º)- Valorização artificial do Real, concordo.É óbvia e antiga, inclusive o boom da Bolsa. Suficiente ler o que escrevo; porém, compreender. Todavia, se a valorização do Real em relação ao dólar era artificial; a deste, era correta, pois, a referência.A equação verdadeira era outra, o equilíbrio era outro. Qual?- Ninguém sabe.
3º)- Sustento a tendência de queda do dólar argumentando que:
- a procura anormal e excessiva por dólar eleva o valor dele em face ao Real, contudo somente temporária e momentaneamente.Vez que a conjuntura mostra crise monetária, econômica e política em um Estado-Nação que suporta e sustenta o valor da moeda que dá causa a ela, segundo consta, de proporções assustadoras.Assim, como será possível, sem desonestidade, acreditar em valorização do dólar?
China e Rússia são paradigmas de quê?
Qual seus argumentos contrários, objetivos?
Sds. kafkianas
97 opiniões
avalie fechar
Giovane Araujo (30) 11/10/2008 10h58
Giovane Araujo (30) 11/10/2008 10h58
Pelo que mostra os indicadores o nilvel de consumo da população sofreu uma grande queda nos ultimos dias, o que mostra, que apessar das inrresponsaveis e eleitoreiras declarações do presidente, induzindo esta a não deixar de comprar, em um momento tão critico por que passa o nogento e especulativo mercado financeiro, o cdadão comum, mostrando caltela e bom censo, até que as coisas se acalme, pois o pé no freio. 7 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (414) 11/10/2008 02h55
T. Morimoto (414) 11/10/2008 02h55
Economistas dizem que "não sabem até onde vai o fundo do poço da crise". Já foi calculado até agora, o rombo de 14 trilhões de dólares. Cálculos de aritmética simples, mostram q dos pouco mais de 200 bilhões de dólares das reservas do gov.BR, já foram comprometidos pra recursos bancários, diminuição de compulsórios de depósitos, vendas de dólares a vista, dinheiro pra comércio exterior, swaps de dólares, cerca de 100 BILHÕES de dólares das nossas reservas (50%). Começou a "quebradeira" (inclusive seguradora do JP, o 2o. país mais rico), confisco de depósitos de bancos na Islândia (remember Collor), Bovespa com 38.000 ptos. (era 72.000), q agora precisa recuperar quase 100% do valor. Bem ou mal, o Lula está fazendo o máximo pra amenizar a crise no BR (não sou petista), apesar dele "brincar" (aspas) dizendo q o BR está blindado. Lula não deve mesmo aumentar o pânico, pois um pânico como incêndio em local lotado, pode provocar males maiores, onde muitos morrem pisoteados pela multidão correndo desordenadamente como os investidores na bolsa. Não adianta "pânicos", vamos precisar enfrentar com serenidade, o "fundo do poço" q já sabemos, é de 14 TRILHÕES de dólares, e como disse, desde mendigos q receberão menos esmolas, até bilionários (Sadia, Aracruz-Celulose, Votorantin, etc), todos vamos sofrer com as insanidades dos financiamentos irresponsáveis pra caloteiros. Sabem sim, até onde vai o "fundo do poço", mentem q não sabem. Poucos trilhões não resolvem. Serenidade!!! 7 opiniões
avalie fechar
Fábio Lopes (4) 10/10/2008 17h51
Fábio Lopes (4) 10/10/2008 17h51
Começamos a entrar para um ciclo preocupante na economia brasileira, à luz do mercado internacional. A curto prazo, sentiremos efeito da crise com o aumento da taxa selic, encarecendo o crédito. Quem estava pensando em reformar casa, trocar de carro ou comprar um imóvel no fim do ano, deverá pensar e repensar muito antes de fechar qualquer negócio. A dica é aguardar essa tempestade passar - mesmo que isso leve um certo tempo - para depois realizar investimentos. A economia brasileira sofrerá retração em 2009 e teremos poucas evoluções. Em suma: apertem os cintos que o voo à tempestade vai começar. 5 opiniões
avalie fechar
J Souza (165) 10/10/2008 15h49
J Souza (165) 10/10/2008 15h49
Ontem, o governo também incluiu oficialmente no PND os aeroportos Tom Jobim (o Galeão, no Rio de Janeiro) e Viracopos, em Campinas (SP). Juros altos, enriquecimento de banqueiros, privatizações. Nosso governo do PSDB... quero dizer do Partido dos Trabalhadores seguindo direitinho a cartilha FHC. 7 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (191) 10/10/2008 15h37
Rogério Athayde (191) 10/10/2008 15h37
O grande erro do sistema capitalista foi não administrar, ou não saber administrar as perdas. O grande pensamento dos capitalistas sempre foi centrado nos ganhos, ou seja, na receita, aliás eu diria que isso nem é receita é o extrapolamento do excesso de ganhos, custe o que custar. O resultado veio a galope, a bomba explodiu espalhando estilhaços pelo mundo todo...."o mundo do crédito". E agora? Será que os chamados grandes investidores, os bancos da famosa "alavancagem exagerada" saberão administrar as perdas? A matemática financeira é clara, existe o mais e o menos, o igual, o múltiplo e o dividir (lucros), no entanto, pensou-se somente no mais, sempre no mais, chegando ao ponto de se ter excesso de moedas transbordando pelos cofres bancários e outras instituições financeiras. A globalização capitalista deveria ter pensado "a incerteza", aliás eu diria mais, deveria pensar na "certeza da incerteza", pois essa é a única forma de administrar a complexidade financeira contemporânea, repito "certeza da incerteza". Não pensaram nisso, pensaram apenas na certeza do retorno quintuplicado do investimento primário. Nunca mais o capitalismo será o mesmo. Ou se muda o modo de pensar e agir (dividindo as incertezas), ou partiremos para uma grande depressão em escala assustadora. Sou e sempre serei otimista, mas antes de ser otimista deveremos ser realistas. O capitalismo errou e errou feio. A ganância prevaleceu até os dias de hoje. Espero que o capitalismo seja urgentemente repensado. 7 opiniões
avalie fechar
Ana Ferreira (1) 10/10/2008 15h03
Ana Ferreira (1) 10/10/2008 15h03
Agiotas do primeiro mundo!
Enriqueceram com o empobrecimento das nações do terceiro mundo, financiando guerras em outros países para dessa maneira poder roubar as reservas e riquezas naturais dessas nações.
E agora que estão nessa nau sem rumo, não querm ir sozinhos.
Vários países julgados por crimes de guerra, e nada acontece à eles.
Agora, mais uma vez como uma praga devorando a lavoura, estão levando a falência países e negócios e nada acontecerá?
5 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 10/10/2008 13h51
Vladimir Tzonev (201) 10/10/2008 13h51
OS CALOTEIROS AMERICANOS DEVEM SER JULGADOS
.
eles sabiam que seus títulos não tem fundo, mas os espalharam ao propósito pelo mundo todo.
.
os trocavam por títulos bons de países sérios, justamente para não ficarem sozinhos se a fraude fosse descoberta.
.
os americanos estão queimando as reservas financeiras de centenas de milhões de pessoas no mundo todo que nada tem a ver com o Império do Mal.
.
estão obrigando os governos de muitos países tirarem o dinheiro que era para ser investido em saúde, educação, salários, estradas, etc. para repor as poupanças queimadas da população pelos bandidos americanos.
.
aqui, na nossa realidade, a inflação vai subir e as coisas ficarão mais caras para pagarmos com isso a irresponsabilidade criminosa dos estados unidos.
.
uma corte internacional deve ser formada para julgar e condenar os estados unidos e seus dirigentes pagarem reparações e indenizações de trilhões de dólares, equivalentes à destruição econômica que estão causando ao mundo, assim como foi feito com a alemanha nazista em 1945.
.
para mais detalhes - clique no número ao lado do meu nome e leia os comentários anteriores.
24 opiniões
avalie fechar
Marcio Silva (14) 10/10/2008 13h15
Marcio Silva (14) 10/10/2008 13h15
Éh, sou operador de mercado financeiro, cansei de procurar soluçao. Mas como dizem...aquilo que não tem solução solucionado esta. Encontrei uma tática infalivel...20 gotas de rivotril 15 min. antes da abertura da bolsa + 10 gotas a cada circuit breaker. 20 gotas antes de dormir e deixe o pau quebrar. Ou teremos de um ataque cardiaco fulminante. Boa sorte a todos... 62 opiniões
avalie fechar
sérgio silva (6) 10/10/2008 12h20
sérgio silva (6) 10/10/2008 12h20
COMENTÁRIO DO SR. BARATA´S:
"Crise em duas letras - a) -Dólar (reservas), vender?
Sim, o razoável e rápido. 1) A tendência dele é a desvalorização.Assim, reservá-lo para quê?"
ESCLARECIMENTO:
1) O DÓLAR JÁ FAZ ALGUM TEMPO HAVIA INVERTIDO A TENDÊNCIA EM RELAÇÃO AO EURO POR EXEMPLO (03 MESES ATRÁS, O DÓLAR VALIA $0,63 EUROS, E VALORIZOU-SE RAPIDAMENTE ATÉ $0,73 EUROS DE AGORA). NEM MESMO A VALORIZAÇÃO ARTIFICIAL DO REAL PATROCINADA PELOS TUCANOS DO BANCO CENTRAL ATÉ HÁ POUCO TEMPO NÃO SIGNIFICAVA DIZER QUE O DÓLAR EM NÍVEL INTERNACIONAL ESTARIA DESVALORIZANDO-SE.
2) A CHINA TEM RESERVAS DE BILHÕES DE DÓLARES, A RÚSSIA TEM POUCO MAIS DE MEIO BILHÃO DE DÓLARES DE RESERVAS. POR QUE O SR. SÁBIO NÃO EXPERIMENTA CONVENCÊ-LOS DE QUE RESERVAS EM DÓLAR É PRA GASTAR ASSIM, TÃO FACIL E DESPREOCUPADAMENTE?
SINCERAMENTE, ESSA NEM KAFKA PODERIA AGUENTAR!
24 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 11h23
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 11h23
Câmbio? Não me parece o importante.
Sds. barata's
36 opiniões
avalie fechar
claudio ahlert (1) 10/10/2008 08h47
claudio ahlert (1) 10/10/2008 08h47
É nítido e claro que a única forma de atuação, valida para este momento de crise, é a colocação de dólares em espécie para frear o cambio. Falta o entendimento do governo de que esta não é uma crise de liquidez, mas sim de confiança. São necessárias medidas energéticas e rápidas, as quais, até o momento, não apareceram. O volume de papel necessário para o mercado acalmar um pouco, da ordem de U$ 30. BI, valor este em dólares, que precisariam ser utilizados, com sua venda, em resgate de títulos do governo (na ordem de R$ 60 bilhões), que, mesmo sendo um numero relativamente pequeno em relação ao mercado, ajudariam muito a restaurar a confiança dos mercados internacionais no Brasil. A operação não pode ser pinga-pinga, pois confiança é emergencial. Também, reativar os fundos FGTS Vale e FGTS Petrobrás, com direito de conversão dos saldos do FGTS em ações, com prazo de carência de dois anos, fariam que, num mercado com posições concentradas como o IBOVESPA, onde estas ações possuem o maior peso, a restrição de liquidez daria menor volatilidade ao mercado por um bom prazo. Só cabe ao governo agir para reduzir a crise internacional. 4 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 08h00
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 08h00
Israel Ferreira Marques (09/10 15h57) em "Crise nos EUA":um ente petista, decente; mas, doente e inocente. (I/II)
Fossem todos os petistas iguais a você e ao meu personagem, real, de meu comentário sobre a "Greve dos Bancários (Meu tabu? Não o é mais em "Crise nos EUA - 09/10 08h00)" e o nosso Brasil seria efetivamente outro: mais respeitoso, respeitado e moral. Somente você o leu. Sim, somente você me concedeu a alegria da leitura e eu agradeço. Pois, "Panes esporádicas" que acontecem na Redação - que já aprendi a conhecer e a admiração, por certo, é recíproca - por vezes, recebem um comentário no período matutino e somente no vespertino, quando o participante e os parcos leitores apressados já perderam a paciência e o tino; o editam. Foi o caso. A Redação deve ter razões que a própria razão desconhece; mas, que nada veda imaginar, o que é bastante pior. Quando teço comentários sobre procedimentos adotados pela proprietária do espaço, o faço, sempre, com o sincero objetivo de aprimoramento.Faz parte de meu tempo o que faço diariamente aqui e tempo é vida e sempre o levo a sério, na alegria e na dor: "Ulisses Guimarães repetia que o tempo não perdoa quem não sabe trabalhar com ele."-FHC; com o que, concordo.(Mais um pouco, continuo e finalizo)
78 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 07h58
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 07h58
Israel Ferreira Marques (09/10 15h57):um ente petista, decente; mas, doente e inocente. (II/II)
"As classes profissionais e sociais continuam com toda a liberdade de reivindicar melhoras, afinal, não estamos no paraíso".
Amigo, esta oração, este reconhecimento, na tua boca, na boca de um pe-tis-ta? Deplorável! Reflete no que dizes. Classes? Classes "profissionais e sociais" não são compostas por trabalhadores? Não era isto um pensamento "burguês"?Mais:"reivindicar" é o que o trabalhador faz desde os primórdios da civilização, inclusive você, petista, e que o PT aprendeu e o faz com maestria:discute, discute, discute e...discute.
Agora, a parte final do que escreveste, o: "afinal , NÃO estamos no paraíso". E a utopia, o "dever ser",a classe única, igual, apregoada a todos os pontos cardeais com megafone e tudo mais pelos socialistas, em especial petistas, não era o paraíso? Ou o paraíso era somente para alguns? Os "companheiros"?
O que é isso "companheiro"?
Sds. barata's.
36 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 07h55
josé reis barata barata (3561) 10/10/2008 07h55
Crise em duas letras
a) -Dólar (reservas), vender?
Sim, o razoável e rápido.
1) A tendência dele é a desvalorização.Assim, reservá-lo para quê?; e,
2) Retira-se Real do mercado e com o isso, se o fortalece; por mais, a inflação fica nas mãos das autoridades financeiras.
b) -Crédito para entidades financeiras?
Fico com Proudhon e outro de onde copia:"O crédito é a metamorfose dos capitais estáveis e empenhados em capitais circulantes ou desimpedidos. É necessário, portanto, que o crédito seja encostado a realidades e não a expectativas; requer hipotecas e não hipóteses...Ex nihilo nihil fit (do nada nada se faz)...O mal íntimo que mina o crédito é que desconta o objetivo em lugar dos meios".
Sds. barata's
36 opiniões
avalie fechar
Neide Queiroz (1) 09/10/2008 21h23
Neide Queiroz (1) 09/10/2008 21h23
Alexandre, voce fala sem conhecimento. Os americanos trabalham duro e com muita eficiencia. Nao tem moleza, nao. Nao se constroi um pais como o deles deitado na cama. Aqui tem pouquissimos feriados, ferias de 2 semanas e nao tem esta protecao do governo que existe no nosso pais. Nada eh gratis. Nem vacina para crianca. Infelizmente o governo tem feito uma pessima administracao e os ganaciosos que manejam o dinheiro causaram esta crise. 7 opiniões
avalie fechar
ricardo rodrigues (6) 09/10/2008 20h12
ricardo rodrigues (6) 09/10/2008 20h12
será que os bildebergs não estão por trás disso tudo? marcam incansavéis reuniões...o q se debate verdadeiramente? com certeza não estão preocupados com o povão e sim com lucros e mais lucros para os mesmos. 13 opiniões
avalie fechar
Andre Komatsu (1) 09/10/2008 19h48
Andre Komatsu (1) 09/10/2008 19h48
Apenas acho engracado como depois da crise surgem tantas pessoas que "ja sabiam" que isso ia acontecer, a bolha estourar, etc.. Assim como tambem surgem as solucoes faceis para a crise e as analises tao triviais da causa do problema. Acho que nao era tao obvio assim como estao dizendo. Se fosse nao estaria aqui escrevendo essa mensagem. 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (871)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página