Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Bolsa de Valores

Assim como os mercados mundiais, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera com volatilidade nas últimas semanas, influenciada pela crise de créditos imobiliários de alto risco nos Estados Unidos.
Mais resultados: Anteriores 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximos
Comentários dos leitores
josé reis barata barata (3561) 08/10/2008 06h50
josé reis barata barata (3561) 08/10/2008 06h50
Uma visão econômica e conseqüências, sem muro! (I/II)
Não falo do social;educação saída e segurança por não existirem. Fique claro e pacífico. Falo de economia, tão-só.
Leio e escuto, escuto e leio e nada, mais baratinado fico e muitos mais brasileiros.
Por que não dizer, então o que penso sem tergiversar? Em especial o porquê do otimismo, com "fundamento", descarado de nossas autoridades financeiras? Só não dizem o "fundamento", o escondem, a "muitas chaves e cofres Centrais". Saber, sabem e muito bem; mas, não dizem.
Então, itemizando e tecendo uma síntese conjuntural:
1-A crise é, ainda, financeira.Ou não é?
2-A cobiça internacional por recursos naturais é ostensiva.O carro-chefe de nossa economia são as exportações, commodities:como minerais:ouro, prata, aço, petróleo;agropecuários:boi gordo,frango (?), café, soja;água,etc.Dificuldades temporárias nela, exportação, auxiliam o mercado interno que já apontava sinais de exaustão, esta face a demanda; da capacidade instalada; e do potencial energético efetivo.
3-Importamos basicamente quinquilharias (também:droga, armas e violência) e alguns bens de capital. Qualquer modo, a criatividade do brasileiro somou conhecimento indispensável que desconhecia e de que era desprovido e que não se lhe pode mais retirar este fator multiplicador.
4-Devemos, e muito, em dólar:dívida interna e externa somadas (mesmo Lula afirmando que devemos em Real."Não sabe" a enorme diferença entre as duas moedas). (sigo e concluo)
51 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 08/10/2008 06h49
josé reis barata barata (3561) 08/10/2008 06h49
Uma visão econômica e conseqüências, sem muro! (II/II)
5-Mercado interno repleto de dólares especulativos, de risco, em face juros oficias espetaculares, portanto atrativos, em relação ao Mundo sério.
6-Classe rica, vai, como sempre e apesar da Bolsa (no Brasil, por regra,somente interessa a eles) , muito bem como o exige o sistema econômico vigente, é da natureza dele.Obrigado.
7-Classe média desapareceu, definhou, sendo inexpressiva, não existe.
8-Assim, povo endividado (e alegre, feliz não sei, desconfio que nem tanto) com a aquisição, financiada, de bens de consumo não-duráveis e gêneros até então desconhecidos favorecido por dádivas governamentais.
9-Massa salarial comprimida (por política de governo) ao mínimo possível em relação ao mundo globalizado. Dependentes da previdência que sustentam milhões de famílias, nem falo, não é necessário,também estão endividados com a garantia do governo via consignações.
10-Não há que temer esta falsa valorização do dólar, nada justifica, nada (apontem algum argumento concreto). Economia sob risco de recessão não concede credibilidade a uma moeda.
11-Dólar desvalorizado favorece o pagamento e ao serviço da dívida.
12-A repatriação apressada de dólar o desvaloriza.
Temer o quê se tudo depende de nós?
Somente o governo e a política extorsiva tributária, repressiva salarial e dádivas populistas irresponsáveis dele.
Sds. barata's
51 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 07/10/2008 22h43
Alcides Emanuelli (2009) 07/10/2008 22h43
O que vai acontecer nesse jogo de interesses!
Quem vai ser responsabilizado pelo fracasso dos Bancos Estelionatários.
Agora o Estado começa a dar liberdade, tudo esta ficando sem controle e vai sendo liberado recursos para os Bancos, e o que vai acontecer na frente.
O Estado vai culpar a inadimplencia dos tomadores de créditos, vai culpar as linhas de créditos de casas proprios de carros, os diversos creditos e dizer que o povo não honrou seus compromissos.
E como vai ficar a vida dos senhores banqueiros em suas rodas de decisões, em suas reuniões, de gole em gole de de bebidas e com muitas mulheres ao seu redor vão tomando decisões e elas vão sendo repassadas para o povo pelo Presidente, Pelos Ministros, e pela imprensa tendenciosa e facciosa com seus interesses os interesses dos Baqueiros.
Vamos ouvir falarem que a ajuda é para não gerar desempregos.
Que a ajuda se faz necessária porque ninguem tem culpa de nada a não a incompetencia dos Americanos em deixarem a Bolsa cair no chão e quebrarem com ela a bolsa é claro.
E de gole em gole, o tilintar das taças, dos copos o zum, zum de vozes feminas, os interessados esperam o dinheiro do povo brasileiro que o Sr. Luiz Inacio vai dar para eles.
Talvez o Sr. Luiz Inacio diga ao povo que é uma forma de emprestimos, que vai criar outra CPMF, para arrecadar fundos para os Banqueiros.
E a história sempre é a mesma, o Corporativismo vence sempre é dele o Poder.
38 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (210) 07/10/2008 19h24
Eduardo Petrucci Gigante (210) 07/10/2008 19h24
Amigo Barata, a mim ainda resta muito de menino. E olvidei-me de Sun Tzu: a pena e a espada de comum acordo. Uma precisa do contraponto da outra. Infelizmente. O menino aqui ainda quer acreditar na humanidade. Contra toda a lógica, claro.
Sds.
11 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 07/10/2008 15h39
josé reis barata barata (3561) 07/10/2008 15h39
Plaza,
inflação talvez e mais tarde, ainda demora. E entendo que até mesmo um pouco dela seria necessário e salutar para maior circulação de moeda e um novo patamar salarial. Estamos, povo, endividadoS e as exportações em dificuldade voltar-se-ão para o mercado interno que já indicava uma certa impotência ante uma demanda aquecida pelo crédito fácil e esticado.
Todavia, dólar valorizado ? Não creio. Qual a razão? Nada justifica.Retirá-los apressadamente daqui o desvaloriza e favorece o serviço da dívida; uma economia, a que dá respaldo, credibilidade ao dólar em recessão, também...Então...O que percebes que eu não?
Sds. barata's
50 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 07/10/2008 15h25
josé reis barata barata (3561) 07/10/2008 15h25
Pessoa Jurídica?
-Mito, hipocrisia e inverdade.
Há dias penso em apontar esta crueldade, masoquismo humano, espectro que avança inexorável sobre a humanidade desatenta e que acompanhou o evolver das organizações ditas modernas e que culminou com as poderosas S.A.Que findou com o "dono" e com as Ltda.Não me venham dizer que estas coisas que dizemos ser titulares, quando egressas por tolos da clandestinidade, sirvam para algo mais que não sustentar governos usurpadores e irresponsáveis que nos fazem marginais a fórceps da tributação e nos igualam e ensinam o dolo que bem pode ser justificado com algo parecido com a figura jurídica parecida penal do "estado de necessidade".
Animo-me e me desanimo e assim os dias vão passando. Quando posso, aqui, ali ou acolá em meus nobres textos mamulengos e pretensiosos que o cesto guarda e os esquece, deixo-o anotado. Quiçá um dia , não tarde e antes nunca, alguém nele preste atenção e desvaneça ou consolide minha alucinação. Porém, quando leio alguns amigos que anotam algumas letras do que escrevo percebo que não devo ficar calado, mudo em minha janelinha e instigá-los à crítica de minha antiga percepção.(segue)
36 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3561) 07/10/2008 15h24
josé reis barata barata (3561) 07/10/2008 15h24
Pessoa Jurídica?(II/III)
Bancos são o quê? Pessoas físicas? Pensam, raciocinam, decidem, furtam e roubam?- Não, respondemos todos. Conto nos dedos de uma das mãos e certamente não são brasileiros,os diretores deles responsabilizados civil ou penalmente por direção fraudulenta ou incompetência;que tenham sido sequer sentenciados;que tenham sido alcançados o patrimônio pessoal, real, deles. Impossível porque, de logo, os meios para escamoteá-lo são incontáveis e as chicanas jurídicas para defendê-lo mais ainda.Depois porque todo o arcabouço jurídico se funda na defesa do capital e de quem porventura for mais esperto em obtê-lo, desimportando os meios, sempre lícitos, embora no mais das vezes ilegítimos.
Escuto uma sandice governamental sob a forma de outra, uma MP:usar dinheiro republicano, nosso, para linhas de crédito para fortalecer empresas brasileiras;diga-se, pessoas jurídicas,ou seja: mitos, fantasias, ficções.
Alerto que quando o trabalhador, pessoa física,é posto no olho da rua ou fica na penúria do desemprego, há que se haver com a insensibilidade do capital ou com ela, com a pessoa jurídica, e com uma justiça montada para defesa desta ficção,que se perde e eterniza nos meandros escuros e sem fim da legalidade deixando ao desamparo o trabalhador, pessoa física.Esta sim: real, que tem fome e sede."Duas pessoas e duas medidas";uma enganada e ludibriada; a outra, com a parceria cínica de governos desonestos:enriquecida.(segue)
36 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1931) 07/10/2008 15h15
Rui Ruz Caputi Caputi (1931) 07/10/2008 15h15
Quanto menor o custo do barril do petroleo, tanto mais inviavél fica a estração de petroleo do pré-sal. Se o petroleo margear os 60 US$ o barril, podemos dizer adeus ao pré-sal. Jogaram agua na sopa!
É essa uma das razões da queda das ações da Petrobras, especulação. Tá tudo ligado um detalhe aqui com outro lá. E quando se fala em Bovespa entenda-se como 80% Petrobras e Vale, daí também a queda da Bovespa.
7 opiniões
avalie fechar
A Bolsa de Valores, mesmo a 40.000 pontos estaria sobrevalorizada, isto porque, se compararmos o período de 2003 até hoje, verificaremos que a variação do IGPM foi de 50%, enquanto o Ibovespa sofreu uma variação de 300%. Como em janeiro de 2003 o Ibovespa estava na casa dos 10.000 pontos, o valor real das ações deveria ser próximo a 15.000 pontos. O resto é pura especulação !!!!!! 13 opiniões
avalie fechar
Marc Plaza (2) 07/10/2008 14h03
Marc Plaza (2) 07/10/2008 14h03
Fica dificil imaginar alguém acreditar no pais quando ontem, o nosso ilustre Sr. Lula foi motivo de piada na BBC ao afirmar que a crise não atingiria o Brasil. Naquela hora a bolsa caia 15% e o pregão fechava pela segunda vez.
agora o mesmo ilustre se achando o poderoso demorou para gastar seus preciosos dolares no leilão do BC e veja onde estamos. Pobres em dólar e em empresas nacionais. Voces imaginam quanto dinheiro o pais perdeu nestes meses ? Nossas empresas valem metade do que valiam em Maio.
Mas tudo bem, como a nossa futura presidente Dilma disse , isto não passa de uma Gripe para o Brasil. Deve ser Gripe Aviária então porque levaremos uns 10 anos para voltar ao status anterior, se voltarmos.
É brincadeira uma liderança destas só pode dar água mesmo. Vamos votar no PT pois o povo acredita que por serem pobres, só os ricos se dão mal na crise. Grande engano, afinal sem os ricos sem empresas portanto sem empregos e sem salários. Brasileiro gosta mesmo de sofrer.
Lembrem-se o Lula pegou o Brasil na melhor fase possível desde o descobrimento. Comodities em alta, descobertas de poços de petroleo, inflação baixa, enfim maior mamata.
Quero ver agora na crise, lá se vai o Brasil e o PT. é só ficar de olho na inflação voltando e o dólar disparando.
Votem Dilma para continuarmos esta maravilha !!!!
79 opiniões
avalie fechar
JOAO VICENTE (2) 07/10/2008 12h53
JOAO VICENTE (2) 07/10/2008 12h53
UM PAIS COM MAIS DE 87 TIPOS DIFERENTES DE IMPOSTOS, TAXAS E TRIBUTOS. E AINDA TEM GENTE QUE NAO QUER QUE HAJA SONEGADORES. FICA MUITO MAIS FACIL SURRIPIAR OS IMPOSTOS QUE ENTRAM QUANDO NEM OS MAIS EXPERIENTES CONTABILISTAS CONSEGUEM ENTENDER E ATENDER A QUANTIDADE ABSURDA DE IMPOSTOS.
DA-LHE NOVELAS, FUTEBOL E CARNAVAL (E DROGAS), E PARA ARREMATAR UM SALARIO MINIMO PIOR QUE O TEMPO DA ESCRAVIDÃO. ENQUANTO O POVO ESTÁ OCUPADO TENTANDO SOBREVIVER E LIGADO NO CIRCO, OS PODEROSOS SÓ REPARTINDO OS LUCROS DA RAPINA. NAO IMPORTA SE O PAI DE FAMILIA NAO CONSEGUE VIVER UMA VIDA DIGNA, SE O FILHO DELE VAI VIRAR LADRÃO OU TRAFICANTE, SE A SUA FILHA VAI SE PROSTITUIR POR CAUSA DO PROBLEMA FINANCEIRO.
E O POVO, DEPUTADO? O POVO QUE SE SUDENE!
IMPOSTOS: 2 OU 3 TIPOS DE IMPOSTOS, NO MAXIMO 15% DO PIB
SALARIO MINIMO: PELOS MENOS 1500 REAIS.
TUDO FEITO CONCOMITANTEMENTE, DO CONTRARIO NAO VINGARÁ.
TODOS PAGARÃO IMPOSTOS SEM RECLAMAR, A ARRECADAÇÃO AUMENTARÁ.
AI SIM O BRASIL CAMINHARÁ PARA O PRIMEIRO MUNDO RÁPIDO. UFA! QUE SONHO!!!
ACORDA BRASIL!!!
7 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (210) 07/10/2008 11h49
Eduardo Petrucci Gigante (210) 07/10/2008 11h49
Podemos ficar tranqüilos. Afinal, nossas reservas nunca estiveram tão altas. Vejam só: temos quase 150 bilhões de dólares em Títulos do Tesouro Norte Americano. Nada mal, hem? O quê? São os gringos que estão quebrados? E os Títulos deles, ainda valem? Ninguém sabe? Agora então fu...i! 7 opiniões
avalie fechar
carlos maciel (18) 07/10/2008 11h46
carlos maciel (18) 07/10/2008 11h46
Infelismente a crise financeira mundial só se resolverá com a socialização dos prejuizos. Sem jeito, os governos terão que cobrir o rombo com dinheiro dos contribuintes. 4 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 07/10/2008 11h46
Alcides Emanuelli (2009) 07/10/2008 11h46
Vamos falar sem ler a matéria!
Se perguntassem a Deus como funciona a Bolsa de Valores com certeza ele não conseguiria explicar, ou diria que é coisa do Diabo!
Como entender que se a crise é nos Estados Unidos e na Europa o Dolar tem valorização perante o Real e não mais Queda.
Dizem que é porque são fugas de investimentos, mas será que são investimentos ou especulações!
Como conseguiriamos entender ou comprender enquanto a Vale tem a maior e mais barata produção de minerio do Mundo suas ações despencam de uma forma vertical absurda.
E a Petrobras com suas descobertas maravilhosas, mas que ninguem vai conseguir extrair tão cedo o Petroleo dessas novas reservas, cai de uma forma vertical tambem.
Ninguem tem condições de entender, sinceramente estou perdendo dinheiro, tudo bem quem manda ser burro e jogar nesse cassino de moleques e irresponsaveis, mas espero que o governo brasileiro não tire dinheiro do povo para pagar esse bando de empresarios incompetentes, despreparados malandros e sonegadores de impostos, malandros que fazem viagens para paisos fiscais com o dinheiro do povo brasileiro.
Só espero que o governo não pague a conta deles!
Porque enquanto fazem grandes festas, regadas a tudo que voce possa imaginar alem de mulheres belissimas, nós os palhaços continuamos trabalhando.
Chega de apostar nesse cassino, chega de especulação de atrelamento dos direitos do povo.
É hora de alguem fazer algo, liberdade já, trabalho para todos no lugar do bolsa familia.
25 opiniões
avalie fechar
Liana Mascarenhas (2) 07/10/2008 11h36
Liana Mascarenhas (2) 07/10/2008 11h36
Lula está correto: Quando, fhá mais um mês ele disse que o País não seria gravemente afetado teve dois motivos; O primeiro só um Estadista louco, mesmo diante de uma situação pseudo ou potencialmente ruim iria fazer uma declaração alarmista e provocar um caos na economia Brasileira e, Segundo porque LULA TEM RAZÃO ao dizer que a Economia Brasileira vai bem sim obrigado! Porque o que vai mal é o Capital Especulativo EUA que se tentou copiar aqui nos mercados de Bolsa de Valores, e que se baseiam em papéis, tudo sem lastro, pois é altamente vulnerável a boatos.
Ora como você pode confiar num investimento que depende de mercados comoo dos EUA, TOTALMENTE DESREGULAMENTADO E QUE VIVE DE BOATARIA??? ME SURPREENDEU É QUE A QUEBRADEIRA LÁ NÃO ACONTECEU ANTES!!!
Aqui, asssistindo a Recor ou A band , não me recordo, vi um debate do Lembo, Fruet, Ministro Tarso e outros que não lembro e percebi algo claramente: O PSDB está apostando em trazer a quebradeira para cá e capitalizar isto para atingir LULA e seu partdo e, assim se eleger em 2010.
Espero que o Empresariado em geral e o que SUSTENTA O PSDB perceba e não caia nessa armadilha porque nosso mercado interno é forte o suficiente para segurar esta onda, todavia se o Empresariado não colaborar ajuadando a manter a política do governo, ELES, EMPRESARIADO BRASILEIRO SERÃO AS MAIORES VÍTIMAS DO "PIOR", DO " PESSIMISMO" QUE O PSDB ESTÁ PREGANDO.
Nós consumidores podemos adiar compras mas as Empresas é que perderão.
60 opiniões
avalie fechar
Igor Sampaio (11) 07/10/2008 11h30
Igor Sampaio (11) 07/10/2008 11h30
Já abri a champanhe esperando a derrota do Tio Sam...
estão servidos???
Tim-tim..
15 opiniões
avalie fechar
Altoid Spotnitz (100) 07/10/2008 11h27
Altoid Spotnitz (100) 07/10/2008 11h27
Por onde anda o LULLA MAROLINHA? Por que não vem à TV dar explicações sobre o pacotão amantegado? Vai se esconder até quando? 17 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 07/10/2008 11h25
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 07/10/2008 11h25
Em 22 de janeiro em meu post de número 139, já dizia da crise que aconteceria conduzindo à recessão. Na ocasião houve critícas de Samantha Rabelo (post 120) e Wander Lourenço (post 16). Meu post àquela ocasião foi o seguinte: "Caro senhor Nicola Chibi, muito coerente e correta sua análise da situação econômica do Brasil em relação à crise mundial. O governo Lula só está errado quando acredita que vai ser possível enganar a população até 2010 quando será substituído e a bomba armada em seus dois mandatos explodirá. Cria uma falsa imagem de incompetência do próximo governo, estabelecendo condições para que ele volte como salvador da pátria em 2014. O Erro está no fato de que não há como manter a enganação até 2010. É possível que já no próximo ano a situação esteja caminhando para um grande desastre, se tudo que vem ocorrendo nestes dois períodos Lula ocorre por inércia e não se sustentará diante da crise mundial que se avizinha assustadoramente. Todas as medidas alavancadas pelos governos da União Européia e Dos EUA são insuficientes e a recessão mundial poderá ser bem mais grave que se supõe. Neste caso a farsa será desmontada prematuramente, mostrando a verdadeira realidade do governo do "nunca antes neste país"." Vê-se agora, que não se tratava de mau agouro, mas de visão de realidade. 15 opiniões
avalie fechar
henrique romanini (2) 07/10/2008 11h11
henrique romanini (2) 07/10/2008 11h11
Se muita gente está perdendo dinheiro com a crise mundial, gostaria de saber quem está ganhando com isso? Pra onde vão esses dólares todos? Se sobrar alguns podem mandar um pouco pra mim. Porque com crise ou sem crise eu continuo duro. Se voce esta na mesma situação, um sonsolo: antes duro que mole!!! 13 opiniões
avalie fechar
Marcos Pereira A. C. (71) 07/10/2008 10h49
Marcos Pereira A. C. (71) 07/10/2008 10h49
É curioso e paradoxal, mas o sistema financeiro, calcado em valores de mercado de consumo e lógicas capitalistas, tem princípios infantis e é mantido por regras altamente complexas.
Princípios infantis (que mantém o enriquecimento de poucos em detrimento de um avanço social uniforme) instrumentalizados por regras altamente complexas... boa coisa isso não vai dar.
46 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (871)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página