Publicidade
Publicidade
25/10/2001
-
09h48
Apesar de o ser humano ter habilidade de aprender pelos sistemas auditivo, visual e cinestésico (usa os sentidos relacionados ao movimento) de maneira combinada, há pessoas que utilizam um deles de forma predominante.
Saiba reconhecer o seu estilo de aprendizagem e veja algumas dicas para aproveitar melhor o estudo.
VISUAL
Como você aprende:
Vendo, sendo capaz de fazer uma imagem imediata do que está havendo como informação
O que distrai a sua atenção:
Estímulos visuais em demasia ou conflitantes. Grande número de informações recebidas
Processamento de informação:
Tende a devanear quando está pensando. Pensa em ritmo rápido
Como você interage com o ambiente:
Verifica sempre o que está ao seu redor
Estilos de organização:
A percepção é global; percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes a percepção inicial
Dicas:
- Procure recursos visuais sobre as matérias estudadas
- Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando
- Fça anotações, esquemas e desenhos
- Dê importância às leituras
AUDITIVO
Como você aprende:
Ouvindo, sendo capaz de "montar" uma história com a informação que está recebendo
O que distrai a sua atenção:
Ruídos de fundo. Estímulos auditivos dados rapidamente para serem "convertidos" em informações auditivas
Processamento de informação:
Os olhos tendem a ficar fixos quando está pensando. Seus "pensamentos" ocorrem em uma velocidade moderada
Como você interage com o ambiente:
Ouve o que está sendo dito a sua volta e não parece consciente das modificações no plano visual
Estilos de organização:
- Organizados; dependem de informações detalhadas e de instruções passo a passo
- São orientados pela linguagem
- Repetem para si o que devem memorizar
Dicas:
- Leia os textos em voz alta
- Fique atento a tudo o que é falado em aula
- Converse com os amigos sobre os conteúdos
CINESTÉSICO
Como você aprende:
Fazendo ou executando, sendo capaz de guiar-se pela experiência motora
O que distrai a sua atenção:
Estímulos conflitantes visuais e/ou auditivos. Ser impedido de mover-se ou de fazer algo
Processamento de informação:
Pessoas que tendem a olhar para baixo quando estão pensando. Seus pensamentos ocorrem em ritmo mais lento
Como você interage com o ambiente:
Mais focalizado em si, bastante consciente do clima que o circunda; não parece consciente da atividade visual
Estilos de organização:
- Organização gradual, criativa e divergente. Não há modelos definidos e estatísticos para a aprendizagem
- Chega a conclusões diferentes da maioria
Dicas:
- Procure estudar mudando de posição de vez em quando
- Faça os exercícios e atividades de laboratório
- Escreva, fale, leia e faço gestos que achar que representem melhor as informações estudadas
Fonte: Livro "Processamento Auditivo: Fundamentos e Terapias", de Ana Maria Alvarez, Editora Lovise
Fovest - 25.out.2001
Tire proveito da sua memória e se prepare para o vestibular
Associar informações ajuda a recordar o que foi estudado
Acalme-se para evitar o branco na hora da prova
Veja algumas dicas para memorizar melhor as matérias
PROFISSÕES
Opção por formação de professor cresce
Lei estimula criação de curso superior para professor
Profissões - Conheça os cursos para se tornar professor
PROGRAMA
Cásper cria curso de rádio e TV
Vestibular não terá química, física e biologia
RESUMÃO
História
Português
Atualidades
Química
Geografia
Matemática
Saiba como aproveitar melhor seu estilo de aprendizagem
da Folha de S.PauloApesar de o ser humano ter habilidade de aprender pelos sistemas auditivo, visual e cinestésico (usa os sentidos relacionados ao movimento) de maneira combinada, há pessoas que utilizam um deles de forma predominante.
Saiba reconhecer o seu estilo de aprendizagem e veja algumas dicas para aproveitar melhor o estudo.
VISUAL
Vendo, sendo capaz de fazer uma imagem imediata do que está havendo como informação
Estímulos visuais em demasia ou conflitantes. Grande número de informações recebidas
Tende a devanear quando está pensando. Pensa em ritmo rápido
Verifica sempre o que está ao seu redor
A percepção é global; percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes a percepção inicial
- Procure recursos visuais sobre as matérias estudadas
- Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando
- Fça anotações, esquemas e desenhos
- Dê importância às leituras
AUDITIVO
Ouvindo, sendo capaz de "montar" uma história com a informação que está recebendo
Ruídos de fundo. Estímulos auditivos dados rapidamente para serem "convertidos" em informações auditivas
Os olhos tendem a ficar fixos quando está pensando. Seus "pensamentos" ocorrem em uma velocidade moderada
Ouve o que está sendo dito a sua volta e não parece consciente das modificações no plano visual
- Organizados; dependem de informações detalhadas e de instruções passo a passo
- São orientados pela linguagem
- Repetem para si o que devem memorizar
- Leia os textos em voz alta
- Fique atento a tudo o que é falado em aula
- Converse com os amigos sobre os conteúdos
CINESTÉSICO
Fazendo ou executando, sendo capaz de guiar-se pela experiência motora
Estímulos conflitantes visuais e/ou auditivos. Ser impedido de mover-se ou de fazer algo
Pessoas que tendem a olhar para baixo quando estão pensando. Seus pensamentos ocorrem em ritmo mais lento
Mais focalizado em si, bastante consciente do clima que o circunda; não parece consciente da atividade visual
- Organização gradual, criativa e divergente. Não há modelos definidos e estatísticos para a aprendizagem
- Chega a conclusões diferentes da maioria
- Procure estudar mudando de posição de vez em quando
- Faça os exercícios e atividades de laboratório
- Escreva, fale, leia e faço gestos que achar que representem melhor as informações estudadas
Fonte: Livro "Processamento Auditivo: Fundamentos e Terapias", de Ana Maria Alvarez, Editora Lovise
Fovest - 25.out.2001
PROFISSÕES
PROGRAMA
RESUMÃO
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Avaliação reprova 226 faculdades do país pelo 4º ano consecutivo
- Dilma aprova lei que troca dívidas de universidades por bolsas
- Notas das melhores escolas paulistas despencam em exame; veja
- Universidades de SP divulgam calendário dos vestibulares 2013
- Mercadante diz que não há margem para reajuste maior aos docentes
+ Comentadas
- Câmara sinaliza absolvição de deputados envolvidos com Cachoeira
- Alunos com bônus por raça repetem mais na Unicamp
+ EnviadasÍndice