Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Copa-2014

O Brasil é candidato único a sede do Mundial de 2014. A decisão da Fifa sai no dia 30 de outubro.
Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
Comentários dos leitores
UBIRATAN RAMOS (332) 31/10/2007 12h19
UBIRATAN RAMOS (332) 31/10/2007 12h19
Senhores defensores da tese de que a realização da copa do mundo se justifica pelos expressivos benefícios que trará à economia nacional. Tem-se por certo que só 12 grandes cidades sediarão jogos da copa. Portanto, só esses municípios serão alcançados pelos benefícios decorrentes da copa - empregos, infra estrutura, transporte urbano, etc., etc. O Brasil abriga 5.564 municípios - até onde sabemos, pois a criação de município também é um "negoção" ( cria-se um e lá vem: prefeito, vice-prefeito, secretarias, vereadores, ...). Pois bem, somente 12 serão agraciados, e em muitos os benefícios, com certeza, não chegarão aos seus distritos. O Brasil é um país de dimensão continental. Não há como compará-lo à França, Alemanha, Espanha, e outros de dimenões similares. Em países europeus, principalmente, realizada uma copa do mundo, há a possibilidade de alguns benefícios se estenderem além do ambiente da sede; nos intervalos entre os jogos os torcedores aproveitam para fazer turismo, até mesmo fora do país. Aqui, por nossas peculiaridades, não se tem as mesmas facilidades, e, pois, pouquíssimos municípios terão algum benefício indireto.
Portanto, com certeza, Parintins/Am., Chorrochó/Ba., Arrio do Meio/Rs., Aurora do Tocantins/To. e outras centenas de municípios, não sentirão qualquer efeito da copa de 2014 em suas economias.
35 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 31/10/2007 12h18
Rodrigo Marcato (248) 31/10/2007 12h18
Raphael, como eu disse a renda per capita serve apenas para avaliar a riqueza de um PAÍS, e não de uma SOCIEDADE. Concordo que ele é um valor médio que não avalia o acesso a saúde, educação e justiça, mas é um parâmetro RAZOAVELMENTE confiável. Quer ver? O PIB da Bélgica é de US$ 316 bi e a população é de 10.500.000, o que dá uma renda per capita de US$ 31.400,00. O PIB de Bangladesh é de US$ 361 bi e a população de 150.000.000, o que dá uma renda per capita de US$ 2.270,00. O Brasil tem um PIB de US$ 1.7 tri e uma população de 180.000.000, o que dá uma renda per capita de US$ 5.717,00, Indiscutilvelmente a Bélgica é um país mais rico que o Brasil e Bangladesh um mais pobre, não é mesmo? 9 opiniões
avalie fechar
Lamento dizer isso mas acho que o brasileiro sofre de uma doença cronica...complexo de inferioridade,quase todos acham que nós não temos condiçoes de sediar uma Copa do Mundo, a Grécia tinha condições de receber uma Olimpiada, a Espanha em 86 tinha condições de receber uma Copa não tinham e hoje estão se aproveitando dos beneficios que lhes foram cabidos com a realização desses eventos. Temos problemas..sim muitos, mas também temos 7 anos para diminui-los porque o retorno de um evento dessa magnitude muda a vida de qualquer pais no mundo. Portanto vamos começar a ter mais orgulho de ser brasileiro e deixar de esperar que o governo resolva todos os problemas. 1 opinião
avalie fechar
Joao Medina (9) 31/10/2007 11h44
Joao Medina (9) 31/10/2007 11h44
Antes tínhamos que aguentar o clima futebolistico por um 30 dias, agora seremos obrigados a suportar por 7 anos o Brasil parar por uma festividade que ocorrerá em 2014. 21 opiniões
avalie fechar
Clésio Avelino (1) 31/10/2007 11h36
Clésio Avelino (1) 31/10/2007 11h36
BELO HORIZONTE / MG
São indisacutíveis os benefícios que uma copa do mundo trazem, bem como são indiscutíveis os benefícios que uma CPMF, por exemplo trazem. A questão é para quem vão esses benefícios? Precisamos nos organizar para cobrarmos das autoridades o direcionamento dos recursos obtidos nas diversas formas existentes no Brasil, que diga-se de passagem, são muitas e no entanto a população continua recebendo migalhas.
Se existisse a seriedade por parte daqueles que comandam, seria ótimo, mas essa não é nossa realidade.
8 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 31/10/2007 11h24
Rodrigo Marcato (248) 31/10/2007 11h24
Mauro, fantástico o seu comentário. É bom ver que tem gente interessada em produzir ciência no Brasil, mas pena que fitebol dá mais IBOPE. Me lembra a situação que se produziu na fatídica "Missão Centenário", que mandou o primeiro astronauta brasileiro plantar feijão no espaço. O passeio custou a bagatela de 25 milhões de reais, o que equivale à formação de uns 200 doutores recebendo bolsa pelo CNPq por quatro anos. 7 opiniões
avalie fechar
Joao Rode (7) 31/10/2007 10h38
Joao Rode (7) 31/10/2007 10h38
O México, que não tem tradição no futebol já sediou duas copas. A Argentina que é econômicamente inferior ao Brasil sediou copa. O Brasil, que é indubitávelmente uma potência no futebol tem o direito de sediar novamente uma copa. Ainda mais, com os novos estádios que temos e o excelente momento político e econômico. Será uma copa inesquecível. 12 opiniões
avalie fechar
Raphael Carvalho (2) 31/10/2007 09h43
Raphael Carvalho (2) 31/10/2007 09h43
BELO HORIZONTE / MG
Rodrigo, embora seja um índice muito útil, por se tratar de uma média esconde várias disparidades na distribuição de renda. Por exemplo, um país pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Vide exemplo de países do Oriente Médio, Kwait, Quatar, Arábia Saudita... Onde poucos tem MUITO, MUITO MESMO, e muitos não tem nada... A renda per capta é alta, isso significa que são mais ricos, ou que tem uma economia mais forte que nós??? 3 opiniões
avalie fechar
Jose Figueiredo (2) 30/10/2007 23h36
Jose Figueiredo (2) 30/10/2007 23h36
RIO DE JANEIRO / RJ
Será possível que o nosso presidente só abre a boca para falar asneiras. Dizer que a Copa no BRASIL" é para argentino nenhum botar defeito", é simplesmente um deboche. Essa Copa de 2014 vai encher o bolso de muita gente e principalmente da NIKE. Visitei a Granja Comary e lá só se respira Nike. 5 opiniões
avalie fechar
Mauro Framke Cappellano (40) 30/10/2007 21h55
Mauro Framke Cappellano (40) 30/10/2007 21h55
SAO PAULO / SP
Vamos fazer um acelerador de partículas mais moderno, que nos dê um lugar no futuro da física e outras ciências importantes. Com novos cientistas e novos talentos! Vamos melhorar as nossas defesas, com novos aviões, navios e submarinos. Vamos gerar novos técnicos e professores motivados! Errado!
Muito errado! Vamos, sim, cobrir campos de futebol, aumentar as salas de imprensa e pagar melhor os nossos jogadores de futebol. E colocar soldados nas ruas para diminuir os assaltos durante os jogos da Copa. É a vida! -Para que ir para frente, se a gente pode ficar no mesmo lugar gastando dinheiro?
54 opiniões
avalie fechar
Danilo Tiago da Chaga (5) 30/10/2007 21h10
Danilo Tiago da Chaga (5) 30/10/2007 21h10
GOIANIA / GO
É...convenhamos que a Copa do Mundo de Futebol não é para qualquer um sediar não...E também que o Brasil não é lá pouca coisa.Agora, somos um país emergente, temos problemas(e muitos!!!).Não é um evento mundial que vai resolvê-los.O que quero deixar claro, é que não há necessidade de todo esse alarde, essa euforia, essa empolgação...A Copa será daqui a 7 anos!Se essa empolgação é bastante presente hoje, imagina na véspera...A CPMF está aí, nossos problemas estão aí, não é a Copa que vai solucionar tais problemas, é o estado de alerta da sociedade.Lembrem-se nós somos a fiscalização, e é em véspera de eventos como esse que são aprovados aumentos salariais (aos parlamentares claro!), medidas provisórias (CPMF, por exemplo), etc.É no desleixo do povo que o mal político faz a morada.Façamos o possível para que o clima de Copa do Mundo não desvie nossa atenção...e deles (parlamentares) também. 3 opiniões
avalie fechar
Will matoso (1) 30/10/2007 20h53
Will matoso (1) 30/10/2007 20h53
Em parte eu concordo com o Ubiratan. Quanto aos benefícios desta copa para o Brasil, eu acredito que ocorrerão alguns para a massa (lógico que eles serão amplamente expostos na mídia, para convencer a todos, e para taxar os descrentes de rabugentos). Mas eu acredito que os maiores beneficiados desta copa serão o senhor Ricardo Teixeira e toda a sua corja de bajuladores que, de praxe, farão o possível para conseguir propinas/vencer as licitações para realizar as obras necessárias... sem falar da organizaçao e da publicidade em torno de um evento deste porte.
Sinceramente espero que me provem ao contrário (apesar de achar esta possibilidade bastante remota)...
1 opinião
avalie fechar
Kelly Curitiba (6) 30/10/2007 20h30
Kelly Curitiba (6) 30/10/2007 20h30
IMPRESSIONA O FATO DO PAIS PROCURAR SEDIAR UMA COPA, E 50 MILHOES DE PESSOAS NA POBREZA. PRIMEIRA VAMOS ARRUMAR A CASA DEPOIS CONVIDAR OS TURISTAS PARA VISITAR O PAIS. 7 opiniões
avalie fechar
Francisco Bryan (9) 30/10/2007 19h12
Francisco Bryan (9) 30/10/2007 19h12
Acho que o assunto mais importante a discutir agora é sobre o monopólio da Globo. Fora Globo, fora monopólio!!!! Tricolor, o grande campeão. 6 opiniões
avalie fechar
Gaspar Faria Jr. (105) 30/10/2007 19h00
Gaspar Faria Jr. (105) 30/10/2007 19h00
Um país onde o povo espera que bons governantes caiam do céu ao invés de votar com consciência e cobrar com insistência... Onde todo mundo é contra a corrupção e a roubalheira até o dia em que consegue embolsar todo feliz um troco que recebeu a mais... Onde dar valor à honra é sinônimo de ser otário... Um país desses não devia tentar organizar nada.
Essa copa não vai deixar o Brasil pior nem melhor. Vai continuar a mesma droga que sempre foi.
8 opiniões
avalie fechar
André Pereira (9) 30/10/2007 18h48
André Pereira (9) 30/10/2007 18h48
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Deixem de ser ignorantes. O Brasil é um país rico, poderoso e tem competência suficiente para sediar uma Copa do Mundo. A infeliz realidade do brasileiro não é o que todo mundo diz, mas sim o fato de cada um de nós não dar o mínimo valor para o tamanho (em todos os sentidos) da nossa nação. Vocês querem ver fome, violência e tristeza? Vão conhecer a África do Sul, a Índia, a China, isso sim. Os chineses tem problemas infinitamente piores que os do Brasil e estão sediando uma Olimpíada. Sabe por que? Patriotismo - isso num País onde a liberdade é restrita. Só um povo ignorante e mesquinho não vê os benefícios que sediar um evento como esse pode trazer a uma nação. Parem de só enxergar problemas, enxerguem o País onde vocês vivem!!!! ACORDA povo brasileiro!!! 10 opiniões
avalie fechar
Willian Aparecido Martins (66) 30/10/2007 18h16
Willian Aparecido Martins (66) 30/10/2007 18h16
É ótimo que o Brasil seja a sede da copa do Mundo de 2014, porém, o governo federal e os governos estaduais não podem deixar de investir em setores importantes do país como segurança, saúde, educação, para investir em estádios de futebol modernos, primeiramente deve vir o povo brasileiro e o bem estar da nação e depois que venha a copa de 2014. 4 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (269) 30/10/2007 17h46
João Marino Delize (269) 30/10/2007 17h46
Somente quem não entende de economia pode dizer que um copa do mundo traz prejuízos qualquer nação. Se for aplicados dois bilhõeso valor será recuperado em dobro em poucos anos, sem dizer que um copa do mundo pode gerar de 40 50 mil empregos e só isso é muito importnte. 57 opiniões
avalie fechar
UBIRATAN RAMOS (332) 30/10/2007 17h43
UBIRATAN RAMOS (332) 30/10/2007 17h43
De antemão dizemos que somos admiradores de todos esportes. Temos especial simpatia pelo futebol, o qual já praticamos. Bem, mesmo diante de tudo quanto representa o futebol para grande parte dos brasileiros, não vemos motivo para tanta euforia com a escolha do Brasil para sediar a copa de 2014. Num País de carências mil, não se justifica envidar tantos esforços para patrocinar tal evento. Dir-se-á: mas a realização trará dividendos para o Brasil. Dizemos nós: para alguns privilegiados, a começar pelas construtoras - como mamarão; dá-lhe Zuleido!, olé, olé, olé. Com certeza os benefícios não se estenderão aos atletas do Fome Zero Esporte Clube e do Bolsa-Família de Futebol e Regatas. Entendemos que seria o caso de se aguardar mais um pouco. Saúde, alimentação, emprego, educação e segurança são necessidades mais prementes para o povo brasileiro. Até 2014 esses problemas não estarão solucionados, ou quando menos, minorados; e a copa servirá para expormos ao mundo nossa triste realidade.
A FIFA faz tantas exigências para eleger um país sede de uma copa do mundo. Seria muito mais sensato se, antes de tudo, ela exigisse como pré requisito para a candidatura de um país a sede de uma copa do mundo que seu povo tivesse uma boa qualidade de vida, ou não tão indigna como a da maioria dos brasileiros. Seria pedir demais?
67 opiniões
avalie fechar
Paulo Oliviera (1) 30/10/2007 17h25
Paulo Oliviera (1) 30/10/2007 17h25
"Um Mundial é também uma maneira de estimular o crescimento de uma nação. Se fosse sempre escolhido um país grande, rico, bonito, estaríamos limitados a quatro ou cinco sedes, e países que merecem sê-lo estariam excluídos. Com África do Sul, em 2010, e Brasil, em 2014, a Fifa tomou duas grandes decisões",disse Michel Platini, com muita acertiva. O maior ganho do Brasil nesta copa será social, como disse Noronha comentarista de futbol. A criaçãode empregos e infraestruturas das cidades, bem como as mehorias sociais em geral, com a cumplicidade positiva dos brasileiros de boa vontade, farão o país crescer como nação. Só os medíocres que podem ignorar o fato. Ou os que desconhecem os antecedentes de países que abrigaram copas e olimpíadas. Agora ou o Brasil deslancha no seu desenvolvimento ou será puchado para trás pelas aves de mau agouro, aquelas mesmas que financiam o tráfego de drogas de nossas grandes cidades. 27 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (311)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página