Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2009 - 11h13

Papa Bento 16 pede "autêntica vida democrática" em Honduras

Publicidade

da Folha Online

O papa Bento 16 fez neste domingo um chamado por um diálogo pacífico para assegurar "uma autêntica vida democrática" em Honduras, país que enfrenta uma crise depois do golpe de Estado que retirou do poder o presidente eleito, Manuel Zelaya, em 28 de junho passado.

Entenda a crise política existente em Honduras
Golpe em Honduras repete roteiro do século 20
Sem apoio do partido, Zelaya espera reação popular
Veterano, Micheletti chega à Presidência após golpe

O papa disse a fieis e turistas na Praça de São Pedro, no Vaticano, que tem acompanhado os acontecimentos em Honduras com "profunda preocupação".

Giuseppe Giglia/Efe
Papa Bento 16 cumprimenta fiéis durante discurso no qual pediu diálogo em Honduras
Papa Bento 16 cumprimenta fiéis durante discurso no qual pediu diálogo em Honduras

O pontífice pediu um diálogo em calma, com entendimento comum e reconciliação para criar as condições que "assegurem uma coexistência pacífica e autêntica vida democrática" em Honduras, onde a população é majoritariamente católica.

"Sigo nos últimos dias com uma viva preocupação os acontecimentos em Honduras. Gostaria de convidá-los hoje a rezar para que os dirigentes deste país e sua população tomem o caminho do diálogo, da compreensão recíproca e da reconciliação", declarou o papa após a benção do Angelus na praça de São Pedro, em Roma.

"Isto será possível se todos se esforçarem para tentar alcançar o bem comum com tenacidade: esta é a condição para assegurar uma coabitação pacífica e uma verdadeira vida democrática", acrescentou o pontífice.

Zelaya foi expulso do país por militares em 28 de junho, quando desafiou a proibição judicial para uma consulta popular sobre uma eventual reforma constitucional que permitiria sua reeleição, assim como fizeram seus aliados na Venezuela, Bolívia e Equador.

Oscar Arias, presidente da Costa Rica e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, está mediando as conversas entre Zelaya e o governo interino de Honduras, mas ainda não há um acordo entre as partes.

O impasse se dá porque Zelaya insiste em voltar ao poder, mas o governo interino não aceita sua restituição, o que é exigido pela maioria dos países do mundo e por organismos internacionais.

Com Reuters e France Presse

Comentários dos leitores
Luciano Filgueiras (94) 02/02/2010 17h52
Luciano Filgueiras (94) 02/02/2010 17h52
Sobre o comentário do nosso estimado Diplomata, dizendo ele, que o nosso país inspira o desarmamento mundial; apenas brinco: "Nosso Amorim é um gozador!... sem opinião
avalie fechar
sebastião chaves (9) 02/02/2010 15h19
sebastião chaves (9) 02/02/2010 15h19
como tem pirado escrevendo e enviando os seus comentários. os textos chegam ser manifestações de humorismo involuntário.
Peço àqueles que discordam das bobagens escritas, sejam condescentes com os pirados da silva.
Pai, perdoi, eles não sabem o que escrevem. Descansem em paz, pirados.
sem opinião
avalie fechar
John Reed (41) 02/02/2010 03h21
John Reed (41) 02/02/2010 03h21
A realidade é inexorável.
Ideologias fajutas não passam de blá-blá-blá porque são míopes para enxergar qualquer coisa. Mas certamente não querem ver nada porque acham que já pensaram em tudo. Aí quando a realidade contraria a 'verdade' ideológica as coisas começam a ficar violentas.
Já viu uma criança contrariada? Pois é. Parece que o brinquedo favorito do Coronel Presidente Hugo Chávez se recusa a funcionar como ele deseja. E isso acaba refletindo em alguns nesse fórum, que contrariados produzem textos violentos tanto no estilo quanto no conteúdo.
Uma política carioca, médica, disse (isso ninguém me contou), no ocaso dos países comunista pós Muro, que o ideal e modelo de país a ser seguido eram os da Albânia. Caramba! Isso tem 20 anos.
É pra dar medo: o que a crença em ideologias ou dogmas pode fazer com uma pessoa culta e inteligente. Como já disse, a realidade é desagradavelmente real para alguns.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5675)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página