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MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br
Redes de idiomas sentem reflexos da crise, mas mantêm planos de expansão
As principais redes de escolas de idiomas do país decidiram manter o ritmo de expansão neste ano, mesmo com o cenário de redução no consumo interno.
Parte das companhias, no entanto, reconhece que será mais difícil cumprir as metas. "Temos um projeto definido, mas estamos cientes de que a crise é profunda", diz Bruno Caravati, CEO da Fisk.
"Se eu dissesse que não houve um reflexo [na captação de novos alunos], estaria mentindo. Há uma retração nítida", afirma Décio Pecin, presidente do CNA.
Juntas, Fisk, CNA, além do grupo Pearson (Wizard, Yázigi e Skill), planejam inaugurar até dezembro 285 unidades. O número representa quase 9% das cerca de 3.300 que as marcas têm hoje.
Para manter a expansão em um ano de economia ruim, as empresas buscam aprofundar o projeto de interiorização das marcas.
No caso da Fisk, que pretende inaugurar 50 novas unidades, a empresa focará principalmente o Nordeste. "O aumento da renda dos moradores dessa região nos últimos anos ainda traz reflexos positivos", diz Caravati.
Municípios com até 75 mil habitantes, predominantemente no Nordeste e no Norte, também estão na mira do CNA, que calcula em 65 as novas unidades. "Mesmo regiões de São Paulo e de Minas ainda apresentam oportunidades", afirma Pecin.
PARA MORAR OU HOSPEDAR
A gaúcha Sul Empreendimentos Imobiliários investirá R$ 40 milhões em um empreendimento com hotel e apartamentos em Nova Petrópolis (87 km de Porto Alegre).
O complexo, que deverá ser entregue em três anos, é o primeiro de "time share" (formato no qual os apartamentos têm mais de um dono) da empresa. Cada proprietário poderá permanecer no imóvel por quatro semanas por ano.
A companhia também está construído outros três hotéis -em Guarapuava (PR), Cascavel (PR) e Pelotas (RS). Juntos, eles demandarão um aporte de R$ 36 milhões.
"Estamos preocupados com a economia, mas esses projetos já estavam em desenvolvimento", afirma Paulo Pazzon, sócio da empresa.
"Temos um contrato com a rede [de administração hoteleira] Mabu para dez unidades. Estamos segurando sete delas", acrescenta.
PASSO DEPOIS DA COMPRA
Cerca de um ano após a conclusão da compra do Grupo Multi, a britânica Pearson planeja acelerar o ritmo de expansão das escolas de idiomas em 2015.
Entre as redes adquiridas estão as bandeiras Wizard, Yázigi e Skill, que, juntas, têm cerca de 1.700 pontos em operação. Outros 170 estão planejados para 2015.
"Em 2014, nos dedicamos a questões como novas tecnologias e ajustes internos. Para este ano, temos um plano de crescimento mais forte", diz o presidente, Giovanni Giovanelli.
A marca Wizard, carro-chefe do grupo, terá a sua ampliação concentrada no Nordeste, além de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A piora do quadro econômico do país ainda não causou reflexos na captação de novos alunos, de acordo com o executivo.
"Mesmo no momento atual, há muitas pessoas em busca de qualificação, até como forma de permanecer atrativas em um mercado de trabalho mais difícil."
O segmento de idiomas representa a metade dos negócios da Pearson no país. A empresa também atua com sistemas de ensino.
1.200 é o total de unidades com a bandeira Wizard em operação
350 são as escolas do Yázigi, a segunda maior rede do grupo
440 mil são os alunos das duas marcas
ESCOLA
A Ambev vai investir R$ 38 milhões em programas de capacitação neste ano. Em 2014, a empresa realizou 35 programas em módulos presenciais e on-line em que treinou cerca de 22 mil funcionários.
Os cursos versam sobre três temas: liderança e cultura, funcional e método.
Os treinamentos dados são em áreas como de vendas, fabril, marketing, logística, administrativo e financeiro.
No quarto trimestre de 2014, o lucro líquido da companhia teve queda de 2,2%, para R$ 4,7 bilhões.