Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2011 - 10h00

Petrobras recuou de acordo para refinaria, acusa Hugo Chávez

Publicidade

DE CARACAS
DO RIO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem estar "convencido" de que "setores ou atores" da Petrobras são contrários a fechar a parceria com a PDVSA para construir a refinaria Abreu e Lima (PE), um projeto de R$ 26 bilhões que ele classificou de "ovelha negra" das relações bilaterais, informa reportagem de Flavia Marreiro e Leila Coimbra para a Folha.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Chávez acusou a estatal de haver recuado de um suposto acordo fechado com a PDVSA sobre o qual ele informou por telefone à presidente Dilma Rousseff, no dia 9.

A Presidência brasileira chegou a lançar nota celebrando o acordo. Dias depois, porém, a Petrobras disse que as empresas ainda estavam em negociação.

"Para mim, é inexplicável", disse Chávez, em entrevista coletiva transmitida em cadeia nacional de televisão.

"Creio que na Petrobras há setores ou atores que não querem o acordo. Estou convencido disso. Quando não é uma coisa é outra. Tira cartas da manga. É a Petrobras, não é governo Dilma", disse.

Oficialmente, a Petrobras diz que espera que a PDVSA adquira 40% das ações da refinaria, assumindo parte da dívida de US$ 10 bilhões contraída pela estatal brasileira com o BNDES em 2009.

Leia mais na edição da Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página