Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2012 - 15h28

Diagrama de bomba atrai atenção para discurso de Netanyahu

Publicidade

DA REUTERS

O discurso do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, à Assembleia-Geral da ONU ganhou destaque na mídia internacional e na internet também pelo diagrama que ele apresentou para afirmar que o regime de Mahmoud Ahmadinejad está próximo de ter uma bomba.

O desenho nasceu após dias de discussões entre o israelense e seus assessores próximos. Eles buscavam um modo de gerar impacto. "A figura tornou a fala dele especial", disse um assessor.

O gráfico obteve o que Israel queria: atenção. Mas foi zombado no Twitter, onde a revista "New Yorker" chegou a citar o desenho do Papa-Léguas e do Coiote.

No palco, Netanyahu pegou uma caneta vermelha e desenhou uma linha vermelha logo abaixo da legenda na qual se lia "estágio final" da bomba. O Irã, argumenta ele, já teria percorrido 90% do caminho. "Tentei dizer algo ontem que eu acho que agora reverbera ao redor do mundo", disse Netanyahu em uma reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

O Irã nega as acusações feitas por Israel e insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Nesta sexta-feira, Netanyahu falou com o presidente dos EUA, Barack Obama, por telefone.

Os dois expressaram solidariedade em seu objetivo de evitar que o Irã alcance a bomba nuclear, informou a Casa Branca. Obama optou por não se reunir com Netanyahu durante a viagem dele aos EUA. "Os dois líderes destacaram que estão em completo acordo sobre o objetivo compartilhado de evitar que o Irã obtenha uma arma nuclear", disse a Casa Branca em comunicado.

Mitt Romney, rival republicano de Obama nas eleições, também deve conversar por telefone com Netanyahu nesta sexta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página