Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2012 - 15h26

Chávez vota em Caracas e diz que ligará para Capriles se perder

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente Hugo Chávez votou na tarde deste domingo em uma escola da periferia da capital Caracas e disse que ligaria para o adversário Henrique Capriles caso perca a eleição.

Eleições na Venezuela têm alta participação e poucos problemas
Campanha na Venezuela teve duelo de brasileiros; veja vídeos
Manter apoio na periferia é vital para êxito de Chávez na eleição

Em entrevista após o voto, disse que telefonará para o rival após a divulgação dos resultados e que não teria problemas de telefonar "a nenhum venezuelano".

Sharon Steinmann/Folhapress
Em disputa pela reeleição, o presidente Hugo Chávez chega a sua zona eleitoral em Caracas
Em disputa pela reeleição, o presidente Hugo Chávez chega a sua zona eleitoral em Caracas

O atual mandatário, que tenta o quarto mandato, chegou ao local de votação, no bairro 23 de Enero, acompanhado de duas de suas filhas.

Chávez foi recebido por milhares de militantes, com flores e frases de apoio. Ainda participaram do sufrágio a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, o jornalista espanhol Ignacio Ramonet e o ator e diretor Danny Glover.

Ele comemorou a tranquilidade do pleito, que chamou de "dia de democracia e pátria" e se preocupou com o atraso da eleição pela quantidade de eleitores que foram votar. O pleito terminará às 18h.

"Estou muito feliz, tenhamos paciência e que o processo termine em paz. Esperemos com normalidade e maturidade democrática que o Conselho Eleitoral faça o que tenha que fazer".

O presidente ainda disse que o povo venezuelano está dando uma lição e chamou todos os setores da sociedade venezuelana a aceitar o resultado eleitoral "seja qual for".

ELEIÇÕES TRANQUILAS

Mais cedo, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e a organização Comando Venezuela, que observa o pleito, disse que não ocorreram maiores problemas durante a eleição.

A presidente do conselho, Tibisay Lucena, disse que 99,7% das mesas de votação estavam abertas até o meio-dia local (13h30 em Brasília) e que apenas colégios em cidades pequenas não abriram.

Desde a madrugada milhares de eleitores fazem filas nos centros eleitorais na capital Caracas e em outras cidades do país. Além de dentro da Venezuela, os eleitores também lotaram as representações diplomáticas no exterior.

Nos Estados Unidos, onde vivem cerca de 750 mil cidadãos do país, os eleitores moradores da Flórida tiveram que votar em Nova Orleans, a 1.350 quilômetros de Miami.

Cerca de 7.000 venezuelanos fizeram a viagem de 1.350 km. Alguns receberam passagens de empresários que doaram passagens de ônibus e avião, incluindo cubanos que querem a vitória de Capriles.

Na embaixada em Washington, as filas começaram por volta das 4h30 da manhã. As seções também ficaram lotadas na Espanha, na embaixada em Madri e no consulado em Barcelona.

Hugo Chávez e Henrique Capriles tentam ganhar a preferência dos eleitores no pleito deste domingo. O resultado não tem um prognóstico definido devido às disparidades nas pesquisas, que apontam desde vitória com dez pontos de vantagem para Capriles até 20 pontos a mais para Chávez.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página