Guerra de Trump contra a mídia reflete também entre jornais

NELSON DE SÁ
DE SÃO PAULO

Foram seis meses ou mais de constante "guerra de jornais" entre o "New York Times" e o "Washington Post", por notícias exclusivas sobre Donald Trump —que respondeu tachando-os de inimigos do povo.

O auge até o momento foi a revelação pelo "NYT" do encontro, durante a campanha de 2016, de Trump Jr. com uma advogada russa e outros que haviam prometido munição contra Hillary Clinton.

Como escreveu a colunista de mídia do "WP", era notícia para calar o mantra de "fake news" usado pelo presidente americano para desqualificar a cobertura sobre os elos de sua campanha com o governo russo.

Mas isso não aconteceu, Trump voltou ao Twitter como se nada tivesse mudado. O mantra não vai embora, diz Margaret Sullivan, simplesmente porque funciona, é o que basta para sua base.

Outro crítico de mídia, Jay Rosen, concorda quanto à base de sustentação ser um nicho que não responde a fatos contrários, por mais comprovados que estejam, mas acrescenta outras razões.

Uma delas é que a atual Casa Branca é incapaz de oferecer estratégia alternativa.

Outra, na mesma linha, é que Trump e equipe são crias da imprensa. Stephen Bannon e Jared Kushner são até ex-publishers.

Falhas pontuais da própria mídia também não ajudam, sobretudo aquelas mais bombásticas, da CNN —canal já marcado pelo vazamento de perguntas para a candidata democrata em dois debates.

As falhas ajudam a compreender pesquisas como a Gallup de 4 e 5 de julho, que encontrou os americanos divididos a respeito da cobertura de Trump: 35% acham "muito pesada", 34%, "não o bastante".

Os EUA podem estar rachados quanto à cobertura, mas não quanto ao desempenho de Trump no cargo, que começou a derreter: 58% desaprovam, 36% aprovam, pela pesquisa ABC/"WP".

O resultado foi usado como argumento pelo "Wall Street Journal", de Rupert Murdoch, confidente de Trump, para cobrar que ele comece a contar a verdade sobre os elos da campanha com a Rússia.

A Fox News, canal do mesmo Rupert Murdoch e maior sustentáculo de Trump na mídia, rachou depois da notícia do encontro de Trump Jr., com apresentadores de um lado e outro trocando acusações públicas.

Restam unidos, ao lado de Trump, os radialistas ultraconservadores, como Rush Limbaugh, cada vez mais exasperados —e agora clamando contra a mídia e todo o establishment, que prepara um "golpe silencioso".

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.