Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2010 - 18h19

Colômbia condena guerrilheiros que sequestraram três americanos

Publicidade

DA ANSA, EM BOGOTÁ

A Justiça colombiana condenou nesta terça-feira os guerrilheiros Helí Mejía Mendoza e Alexander Farfán Pérez a 19 anos e três meses de prisão pelo sequestro de três americanos que foram resgatados em 2008, na mesma operação que libertou Ingrid Betancourt.

Os dois condenados participaram da ação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) contra Keith Stansell, Marc Gonsalves e Thomas Howes no dia 13 de fevereiro de 2003.

De acordo com documentos oficiais, as três vítimas trabalhavam como "empreiteiros" do Pentágono, supostamente em tarefas vinculadas com a luta contra o narcotráfico.

Além de Mejía Mendoza e Farfán Pérez, outros dois membros das Farc, Wilkin Fernando Lugo Ortiz e José Armando Cadena Cabrera, também foram condenados. No entanto, a pena destes foi de 22 anos de prisão, pois ainda são acusados de "homicídio agravado e sequestro extorsivo".

No mesmo dia do sequestro, as Farc assassinaram o americano Ton Jany e o sargento do Exército colombiano Luis Alcides Cruz, que também estavam em um pequeno avião interceptado pela guerrilha.

O resgate dos norte-americanos ficou conhecido como "Operação Jaque" e libertou um total de 16 pessoas.

Entre domingo e segunda-feira (14), quatro reféns das Farc foram libertados em ação planejada pelo governo colombiano. O general Luis Mendieta, os coroneis Enrique Murillo e William Donato Gómez, e o sargento Arbey Delgado Argote deixaram o cativeiro depois de 12 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página