Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2010 - 00h39

Aparição pública de Fidel Castro é confirmada oficialmente

Publicidade

DA EFE

O ex-presidente cubano Fidel Castro visitou esta semana o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNIC) em Havana, em sua primeira aparição pública desde que adoeceu em 2006, divulgou hoje o site oficial Cubadebate.

Ricardo Stuckert/Efe/PR - 24.fev.10
O presidente Lula aparece sorrindo ao lado do ex-ditador cubano Fidel Castro em foto de fevereiro
O presidente Lula aparece sorrindo ao lado do ex-ditador cubano Fidel Castro em foto de fevereiro

A página publicou cinco fotos do líder cubano assinadas por um de seus filhos, o fotógrafo Alex Castro, nas quais ele é visto vestido com roupa esportiva branca e debatendo com vários diretores da instituição de pé e sentado.

HISTÓRICO

Após liderar a revolução de 1959 que tirou do poder um ditador apoiado pelos EUA, Fidel governou Cuba por 49 anos e dominou a vida da ilha com seus vários e longos discursos televisionados e aparições públicas.

Ele deixou o poder em fevereiro de 2008 e Raúl Castro, 79, oficialmente assumiu a Presidência em votação pela Assembleia Nacional.

Apesar de estar longe dos olhares curiosos, Fidel manteve sua presença pública por meio de colunas de opinião escritas para a imprensa estatal cubana, e ainda tem um papel importante nos bastidores.

Por mais de um ano, suas colunas dedicaram-se quase exclusivamente a temas internacionais. Ele disse ter sido avisado de que suas colunas sobre assuntos internos estavam interferindo no trabalho do governo.

Nas últimas semanas, Fidel previu em suas colunas que o mundo está à beira de uma guerra nuclear, que deve se espalhar a partir do conflito entre os EUA e o Irã por causa das sanções internacionais contra o programa nuclear iraniano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página