Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2010 - 00h48

Canadá diz ter interceptado dois bombardeiros russos no Atlântico

Publicidade

DA EFE

As autoridades canadenses assinalaram hoje que, na quarta-feira, aviões de combate do país interceptaram dois bombardeiros russos cerca de 400 quilômetros ao leste da região de Labrador, no litoral atlântico do país.

O ministro de Defesa canadense, Peter MacKay, insinuou em declarações à imprensa local que os aviões russos, dois Tupolev-95 - Bears no jargão da Otan - com capacidade para transportar armas nucleares, haviam sondado as defesas aéreas norte-americanas.

"Embora tenhamos visto um crescente número de bombardeiros 'Bears' sondando os limites externos de nosso espaço aéreo, desta vez foi um pouco incomum porque sabemos que estes aviões estiveram no ar durante 40 horas" afirmou MacKay à emissora canadense CTV.

Após a detecção dos dois aviões pelos radares, o Canadá enviou dois caças CF-18 que seguiram os bombardeiros russos até que se afastaram da zona.

O espaço aéreo canadense é controlado pelo Comando de Defesa Aérea da América do Norte (Norad), integrado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos e do Canadá.

Mas em declarações ao jornal canadense "The Globe and Mail", funcionários da embaixada russa em Ottawa negaram que os bombardeiros tenham tentado violar o espaço aéreo. Segundo eles, os aviões realizaram exercícios rotineiros além das 200 milhas náuticas das águas territoriais canadenses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página