Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2010 - 17h39

Toureiros pedem liberdade para assistir às apresentações em Barcelona

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BARCELONA
DE SÃO PAULO

Os toureiros aproveitaram a primeira apresentação realizada em Barcelona após a proibição das touradas na Catalunha para pedir respeito à "liberdade" de assistir aos eventos.

"Exigimos respeito à liberdade individual de assistir a um espetáculo que é a expressão de nossa cultura e de nossas tradições", indicou o manifesto lido na Arena Monumental da capital catalã.

"Nós, profissionais da Tauromaquia, manifestamos nossa rejeição à decisão do Parlamento catalão de proibir as touradas nessa Comunidade. Pedimos o fim da manipulação política da festa, exigimos garantias de nosso direito ao trabalho e exigimos respeito à liberdade individual", assegurou o manifesto.

"Em solidariedade aos fãs catalães e pela liberdade de ir às touradas, viva a festa taurina!", concluiu o texto.

O documento foi lido em todas as praças espanholas onde neste domingo houve eventos com touros, como Santander, Pontevedra e Madri. Leituras estavam previstas também em França e Portugal.

Foi a primeira reação do mundo das touradas à decisão do Parlamento Regional catalão de proibir esses eventos a partir de 2012.

Pouco antes do início do evento em Barcelona, que contou com a presença de cerca 1.000 pessoas, cerca de 50 fãs e opositores das touradas discutiram na entrada da Monumental, mas não houve confusão.

REPROVAÇÃO

Uma pesquisa publicada no jornal "El Pais" neste domingo mostrou que 58% dos espanhóis acreditam que a decisão da Catalunha de proibir as touradas significou mais uma rejeição às tradições espanholas do que uma proteção aos animais.

A maioria dos respondentes reprovou a medida do governo regional. A pesquisa apontou que 60% dos espanhóis são contra as touradas, contra 37% a favor das apresentações.

PROIBIÇÃO

A Catalunha resolveu abolir as touradas na última semana em decisão do Parlamento local, com 68 votos a favor e 55 contra.

A lei aprovada se origina de um projeto de iniciativa popular, apresentado com 180 mil assinaturas. O veto entra em vigor em janeiro de 2012.

Com a decisão, a Catalunha se tornou a segunda das 17 Comunidades Autônomas que formam a Espanha a proibir as touradas. As Ilhas Canárias haviam sido as pioneiras.

A tramitação do projeto envolveu debates acalorados no Parlamento e também nas ruas, com manifestações dominicais diante da arena Monumental, em Barcelona, a única ainda aberta na Catalunha, onde as touradas não são atualmente tão populares como em outras partes da Espanha.

A proibição não atinge os chamados "correbous", uma grande tradição catalã -- neles, o touro é solto na rua e desafiado por pessoas, mas não é necessariamente morto ao final. Deixar os "correbous" de fora do projeto contra as touradas foi um passo essencial para aprovação da lei.

A proibição na Catalunha tem um efeito mais simbólico do que prático. A região não tem tradição em touradas e a Arena Monumental é a última em atividade. A decisão irritou toureiros e a oposição.

O primeiro-ministro espanhol, José Zapatero, afirmou respeitar a decisão do Parlamento local, mas acrescentou não concordar que a proibição era uma medida eficiente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página