Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 22h05

Uribe está disposto a depor contra Chávez em tribunal internacional, diz advogado

Publicidade

DA EFE, EM BOGOTÁ

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe está disposto a depor no Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em um processo em nome de supostas vítimas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

"Consultei o então presidente Uribe se estava disposto a depor. E ele aceitou sem dúvida nenhuma", disse o advogado Jaime Granados ao site do jornal "El Tiempo".

Na sexta-feira, na véspera de Uribe deixar o poder, Granados anunciou que tinha apresentado uma denúncia contra Chávez no TPI e um processo contra a República Bolivariana da Venezuela na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Uribe "me pediu, segundo suas próprias palavras, para que o inclua", acrescentou o advogado, que está à frente dos dois processos.

Ambos têm relação com a suposta presença de guerrilheiros das Farc e do ELN em território venezuelano, de onde preparariam atentados que afetam a população colombiana.

Granados disse ter pedido nas duas instâncias judiciais a decretação do depoimento de Uribe no momento oportuno, "dado que ele tem conhecimento direto e pessoal das conversas que teve com Hugo Chávez, informando-o sobre a existência dos acampamentos".

Segundo o advogado, as diferentes informações enviadas por Uribe a Chávez por diferentes meios também fariam parte desse depoimento.

Por enquanto, a possibilidade de Uribe depende da admissão das duas ações pelas instâncias internacionais em que foram impetradas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página