Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2010 - 10h31

Brasil elogia retomada das relações Colômbia-Venezuela e oferece ajuda

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil afirmou em nota que que o governo brasileiro viu com grande satisfação o restabelecimento das relações diplomáticas entre a Venezuela e a Colômbia, após reunião de quatro horas na tarde desta terça-feira.

Segundo a nota, a retomada "abre nova oportunidade para a retomada do dinamismo e do entendimento que historicamente caracterizam as relações entre os dois países".

Caracas rompeu relações diplomáticas com Bogotá no último dia 22, ao ser acusada perante o Conselho Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos) de permitir em seu território a presença de 87 acampamentos com 1.500 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ofereceu ajuda e chegou a conversar com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, para mediar a crise com a vizinha Colômbia. O novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, contudo, disse em seu aguardado discurso de posse no último sábado (7) que preferia um diálogo direto.

O Brasil destacou ainda o esforço de mediação do secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Néstor Kirchner, e ofereceu seu apoio por meios bilaterais e no âmbito da união "para a promoção do entendimento entre a Venezuela e a Colômbia".

Desde o começo da crise, o Brasil articulava para que a mediação fosse feita no âmbito da Unasul e não da OEA, que inclui os Estados Unidos, grande aliado da Colômbia e inimigo da Venezuela.

RETOMADA

Os presidentes Santos e Chávez decidiram "relançar e restabelecer" ao fim de uma reunião nesta terça-feira em Santa Marta, na Colômbia, histórico balneário caribenho onde morreu Simón Bolívar, herói da independência dos dois países. A reunião foi decidida domingo em Bogotá pelos chanceleres dos dois países, um dia depois da posse de Santos.

"Os presidentes de Colômbia e Venezuela concordaram em relançar a relação bilateral restabelecendo as relações diplomáticas entre os dois países, com base em um diálogo transparente e direto, privilegiando a via diplomática", afirma o texto lido antes de uma declaração dos presidentes.

Santos afirmou que é "um momento importante para Colômbia e para as relações entre Colômbia e Venezuela. Eu celebro muito esse encontro no dia de hoje com o presidente Chávez, duas pessoas que tiveram o que tivemos, tantas diferenças frequentes, que decidem virar a página e pensar no futuro de nossos países e nossos povos", disse Santos.

Chávez se comprometeu diante de seu colega colombiano a não permitir a presença de grupos armados em seu território. Ele afirmou que seu governo "não apoia, nem permite, nem permitirá, presença de guerrilha, nem terrorismo, nem narcotráfico em território venezuelano".

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página