Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2010 - 02h21

Presidente sul-coreano defende reunificação pacífica com o norte

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, pediu neste domingo (15) a desnuclearização da Coreia do Norte para avançar rumo a uma "reunificação pacífica" da península, no 65º aniversário do fim da ocupação japonesa da Coreia (1910-1945).

Em discurso, transmitido pela televisão, pelo 65º aniversário da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, que pôs fim à colonização da Coreia, Lee ressaltou que as duas Coreias devem garantir a segurança na península e para isso é imprescindível a desnuclearização do regime comunista norte-coreano.

As relações entre Seul e Pyongyang atravessam um momento de forte tensão por causa do afundamento em março no Mar Ocidental (Mar Amarelo) da corveta sul-coreana "Cheonan", no qual morreram 46 marinheiros.

O discurso de hoje representa a primeira vez desde o fato do "Cheonan" em que Lee se referiu ao objetivo da reunificação com o Norte, informou a agência local "Yonhap".

Segundo o presidente sul-coreano, após a desnuclearização do Norte o passo seguinte seria trabalhar para a integração econômica, para depois estabelecer uma comunidade na qual se garantam a liberdade e os direitos de todos os coreanos.

Neste sentido, ele disse que Coreia do Sul deve considerar o estabelecimento de um "imposto de unificação" para se preparar para uma eventual reunificação no futuro, que se calcula custaria a Seul cerca de US$ 1,3 trilhão.

Também se referiu às relações com o Japão, ainda marcadas pelo peso histórico da brutal ocupação japonesa da península, e disse que Seul e Tóquio devem buscar "medidas concretas" para consolidar suas relações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página