Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2010 - 13h57

Al Qaeda liberta reféns espanhóis, diz imprensa da Mauritânia

Publicidade

DA EFE

Os espanhóis Albert Vilalta e Roque Pascual, sequestrados pelo grupo AQMI (Al Qaeda no Magrebe Islâmico) em 29 de novembro do ano passado, foram libertados, informa neste domingo a agência de notícias mauritana "Sahara Media", que cita fontes no norte de Mali.

Segundo disseram as fontes ao site da agência, os dois reféns "ainda estão em Mali, à espera de procedimentos para retorno a Madri através de um mediador", cuja identidade não foi mencionada.

Segundo a agência e a rede de televisão "Al Arabiya", a libertação está relacionada com a recente extradição a Mali de Omar Uld Sid'Ahmed Uld Hame, mais conhecido como Omar Saharaui, condenado a 12 anos de prisão na Mauritânia por participação no sequestro.

A libertação de Vilalta e Pascual aconteceu, segundo as fontes citadas pela "Al Arabiya", depois de um acordo que incluía a extradição de Saharaui a Mali e o fim do sequestro dos espanhóis.

SEQUESTRO

Vilalta e Pascual foram sequestrados junto a Alicia Gámez (libertada em março) no dia 29 de novembro do ano passado na estrada que liga Nuadibu (norte da Mauritânia) a Nuakchott, quando viajavam na caravana humanitária Barcelona Acció Solidaria.

Seus quase nove meses de cativeiro, provavelmente no deserto do norte de Mali, representam o sequestro mais longo realizada pela AQMI, que reivindicou a ação em comunicado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página