Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2010 - 08h32

Irã exige que Estados Unidos retirem todas as tropas do Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã pediu nesta terça-feira a retirada de todas as tropas americanas do Iraque, poucas horas antes de o presidente Barack Obama marcar simbolicamente o fim das operações de combate do exército dos Estados Unidos, sete anos após a invasão do país.

"A presença massiva de tropas americanas sob diversos pretextos como a formação de tropas [iraquianas] é inaceitável", declarou o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast,criticando o fato de que mesmo após a saída de todas as tropas de combate os EUA ainda deixarão uma força de transição no país.

Veja cobertura completa sobre a retirada do Iraque

Os americanos deixam para trás 49.700 militares para missões de treinamento e um Iraque que ainda é cenário de ataques terroristas diariamente e que, cinco meses após a eleição, não tem um governo definido.

"Isso mostra que os americanos não tomaram medidas sérias para a retirada de suas tropas do Iraque", acrescentou Mehmnparast.

Maya Alleruzzo-19ago.10/AP
Sargento Jason Thompson (esq.) e coronel Nate Flegler (dir.) cumprimentam um dos últimos veículos a deixar o Iraque
Jason Thompson (esq.) e Nate Flegler (dir.) cumprimentam colegas em um dos últimos veículos a deixar o Iraque

"Acreditamos que se os americanos e as outras forças estrangeiras voltarem para seus países e deixarem a segurança nas mãos dos povos da região, a estabilidade e a segurança seriam restabelecidas mais rapidamente".

A partir de quarta-feira, a princípio, a força de transição será encarregada de apenas "assessorar e ajudar" o Exército iraquiano.

De acordo com o cronograma de retirada anunciado por Obama, todos os integrantes deste grupo deverão ter partido até o fim de 2011.

RETIRADA

Os Estados Unidos encerram nesta terça-feira (31) o prazo para a retirada de todas as tropas de combate do Iraque e põem fim à Operação Liberdade Iraquiana, iniciada em 20 de março de 2003 e que custou US$ 748 bilhões [cerca de R$ 1,3 trilhão] e matou mais de 4.300 militares, além de 100 mil civis iraquianos.

Analistas ouvidos pela Folha.com ressaltam que os EUA estão longe de poder declarar vitória e enfrentam a incerteza de qual será o legado dos mais de sete anos de guerra.

As tropas americanas no Iraque oscilaram ao longo dos anos, alcançando seu máximo de quase 170 mil tropas em 2007. A retirada começou no fim de 2008 e passou pela saída das tropas das cidades iraquianas em junho de 2009.

Nesta quarta-feira (1º), os EUA inauguram a Operação Novo Amanhecer com 49.700 militares remanescentes, com missões de treinamento, contrainsurgência e proteção dos americanos no Iraque. Leia mais sobre a retirada das tropas na reportagem de Márcia Soman Moraes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página