Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2010 - 05h25

Atentado suicida deixa ao menos 30 mortos no Paquistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACINAIS

Ao menos 30 pessoas morreram após um atentado suicída triplo contra uma procissão da corrente islâmica minoritária xiita na cidade oriental paquistanesa de Lahore, nesta quinta-feira (2).

Segundo Khalid Ranjha, funcionário do governo local, outras 340 pessoas ficaram feridas no ataque, que consistiu em uma explosão de granada e duas detonações efetuadas por terroristas suicidas, segundo a agência de notícias Efe.

De acordo com diferentes veículos da imprensa paquistanesa, a ação foi reivindicada pela organização sectária "Lashkar-e-Jhangvi", um grupo extremista sunita que tem sua base na província do Punjab, cuja capital é Lahore.

Os líderes da comunidade xiita de Lahore determinaram três dias de luto pelas vítimas do ataque, que aconteceu em uma data assinalada de seu calendário religioso, quando centenas de fiéis tinham se reunido em procissão perto do templo de Karbala Gamay Shah, no centro histórico de Lahore.

A série de explosões aconteceu pouco depois do fim do jejum tradicional que marca o mês sagrado do Ramadã.

A cidade de Lahore, capital cultural do Paquistão e povoada por mais de oito milhões de habitantes, foi alvo da maioria dos grandes atentados terroristas no país.

O país asiático vive situação complicada pelas piores inundações de sua história, que desde o fim de julho causaram a morte de mais de 1.600 pessoas, deixaram 18 milhões de desabrigados e inundaram um quinto do território paquistanês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página