Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 12h40

Jornalista da BBC conta como obteve vídeo sobre o cessar-fogo da ETA

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES (REINO UNIDO)

Clive Myrie, o jornalista da BBC que divulgou neste domingo o anúncio de cessar-fogo do grupo separatista terrorista basco ETA, recebeu o vídeo sobre a suspensão das ações armadas do grupo terrorista em Paris, após um contato prévio em Londres.

Veja vídeo atribuído ao grupo ETA
Grupo basco ETA anuncia cessar-fogo; veja cronologia desde a fundação do grupo
Saiba mais sobre o grupo separatista basco ETA

Myrie relatou nesta segunda-feira, no site da rede britânica, os detalhes de como conseguiu o vídeo no qual três membros da organização terrorista basca anunciam o cessar-fogo.

O jornalista, famoso por ser apresentador de noticiários nos fins de semana no canal televisivo "BBC 24 Horas", contou que um homem que conhece há muito tempo --o qual não identificou- lhe enviou um e-mail para marcar um encontro em Londres. Após irem a uma cafeteria na capital inglesa, o informante teria dito que o ETA "considerava seriamente" pôr fim à luta armada por um Estado basco e que Myrie poderia divulgar a notícia ao mundo, se quisesse.

O jornalista contou que perguntou se aquilo era uma piada, mas a fonte disse que não se tratava de uma brincadeira, e que os separatistas bascos estão frustrados por considerar que a chance de criação de um Estado independente está tão longe hoje em dia quanto estava há 50 anos.

O informante acrescentou ainda que, se o ETA realmente decidisse por um cessar-fogo, gravaria uma declaração em vídeo, como já fez no passado.

"Obviamente eu não posso confirmar isso por telefone, mas se você receber uma mensagem de texto dizendo"'foi bom te ver em Londres", é a senha para que me encontre em poucos dias em frente à [estação] Gar du Nord de Paris, às 14h. Eu terei a gravação", afirmou o contato de Myrie.

Segundo Myrie, a mensagem que serviria como senha chegou alguns dias depois do encontro, enquanto ele visitava a mãe. De acordo com suas próprias palavras, a ficha sobre o conteúdo real do texto demorou a cair. Quando isso aconteceu, Myrie viajou imediatamente para Paris. Após esperar alguns minutos, o jornalista pensou que o informante estivesse em alguma outra entrada da estação do metrô. Foi só depois de percorrer outros acessos e voltar à entrada principal da estação que Myrie encontrou a fonte, que lhe entregou o vídeo.

"Tenho a fita, e como dizem, o resto é história", diz Myrie.

O ministro de Interior da Espanha, Alfredo Perez Rubalcaba, afirmou nesta segunda-feira que o governo não pode confiar no anúncio de cessar-fogo, descartou um diálogo e alertou que as operações policiais contra seus membros continuam.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página