Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2010 - 05h03

Carro-bomba explode perto de hotel na Irlanda do Norte

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

Um carro-bomba explodiu nesta segunda-feira (4) à noite perto de um hotel em Londonderry, noroeste da Irlanda do Norte, sem deixar vítimas.

O ataque ocorreu horas depois de a polícia da província advertir que os grupos dissidentes republicanos intensificaram sua campanha armada. O incidente causou danos materiais em vários estabelecimentos comerciais, sobretudo um restaurante e uma agência bancária.

Segundo as forças de ordem norte-irlandesas, o carro explodiu uma hora depois de uma ligação telefônica que advertia sobre a colocação da bomba.

O prefeito da cidade, Colm Eastwood, condenou o atentado, ocorrido pouco antes da 0h.

"Não sei o que é que essa gente procura. Dizem que querem seu país, mas passam o tempo tentando destruí-lo", disse.

A número dois da polícia norte-irlandesa (PSNI), Judith Gillespie, e o delegado-chefe da Polícia irlandesa (Garda), Fachtna Murphy, afirmaram ontem que os grupos dissidentes do IRA (Exército Republicano Irlandês) contrários ao processo de paz na província uniram forças para intensificar a campanha armada.

Embora o tamanho dessas facções não seja significativo, Gillespie indicou, durante conferência sobre segurança além da fronteira, que o perigo deles está na "crescente capacidade" para cometer ações terroristas com maior grau de sofisticação e eficácia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página