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13/10/2010 - 13h56

Fênix 2, o Apolo 11 do resgate dos mineiros chilenos

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DA FRANCE PRESSE

Atualizado às 14h09.

A cápsula Fênix 2, com quatro metros de comprimento e 53 centímetros de diâmetro, pintada de branco, azul e vermelho -- as cores da bandeira chilena --, é para o resgate dos mineiros chilenos o que a Apolo XI foi para a conquista da Lua.

O compartimento metálico é o veículo no qual vão emergindo para a superfície os 33 mineiros presos desde 5 de agosto, após percorrer os 622 metros do duto escavado para salvá-los.

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Assim como aconteceu com a nave espacial Apolo XI quando chegou à Lua em 1969, a descida da Fênix 2 ao fundo da mina foi acompanhada ao vivo por milhões de espectadores em todo o mundo.

A cápsula está tendo um "comportamento extraordinário, sem rotação", indicou Jaime Mañalich, ministro da Saúde chileno.

"As coisas estão acontecendo até melhor do que o esperado. A Fênix está se comportando bem, o tempo está sendo menor, os sistemas de comunicação e monitoração funcionam bem, as imagens de vídeo são de altíssima definição", comemorou.

Entre os primeiros resgates, uma pequena manutenção era realizada na cápsula, com a troca de algumas das rodas laterais instaladas para aumentar a estabilidade.

"Assim como ocorre com os automóveis quando atingem uma certa quilometragem, a cápsula tem manutenção preventiva", explicou o ministro.

A Fênix 2 foi construída pela Marinha chilena a pedido especial do governo. Foram fabricados três exemplares iguais da cápsula.

Os primeiros testes de rolamento no interior do duto, dias antes do início do resgate, foram feitos com a Fênix 1. O salvamento em si, no entanto, foi operado com sua irmã, a Fênix 2, que até o momento já transportou 17 mineiros.

O nome da cápsula foi escolhido pelas autoridades chilenas em alusão ao mito da ave Fênix, que renasceu das cinzas.

A estrutura metálica tem quatro metros de altura, pesa 460 kg e mede aproximadamente 53 centímetros de largura.

A parte central da cápsula, chamada de "módulo vital", pode se desprender da parte superior, diretamente ligada à grua usada para içá-la, caso ocorra algum problema durante a subida.

Em seu interior, os mineiros contam com galões de oxigênio, um sistema de monitoramento de seus sinais vitais e outro para medir a saturação de oxigênio, além de um rádio para comunicação.

Antes de embarcar, eles vestem um macacão especial, luvas, capacete, óculos escuros (para se reacostumarem lentamente à claridade) e protetores de ouvido.

 

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