Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 16h51

Em quase 18 horas de resgate, 22 mineiros já foram salvos no Chile

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Atualizado às 17h06.

Após quase 18 horas de operação de resgate na mina San José, em Copiapó, as equipes já conseguiram trazer à superfície 22 dos 33 mineiros que estavam presos desde 5 de agosto, a 622 metros de profundidade. Florencio Ávalos entrou para a história como o primeiro mineiro a sair da mina, à 0h11. Uma hora depois, por volta da 1h05, Mario Sepúlveda foi resgatado da mina.

Acompanhe a cobertura ao vivo
Acompanhe a cobertura completa do resgate dos mineiros no Chile
Veja galeria de imagens dos preparativos para o resgate
Clima festivo não esconde ansiedade e tensão no resgate de mineiros; ouça
Equipes finalizam revestimento de túnel para resgatar mineiros chilenos; veja imagens
Veja como o resgate dos mineradores mudou a rotina de cidade chilena
Veja em flash como será o resgate dos mineiros
Mineiros presos no Chile recebem de oração do papa a mensagens de fé via internet
Veja a cronologia do caso dos 33 mineiros presos no Chile
Resgate dos 33 mineiros coloca Copiapó no mapa do mundo

Mario Gómez, 63, o mais velho do grupo, foi o 9º a ser tirado da mina. Sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada.

O 19º mineiro resgatado foi Pablo Rojas, de 45 anos, carregador de explosivos. O 20º foi Darío Segovia, 48 anos. O 21º foi Yonni Barrios, 50 anos, e o 22º foi Samuel Ávalos.

A saída de Barrios era uma das mais esperadas do dia. Não por seu estado de saúde ou habilidade, mas por ser o único mineiro oficialmente disputado por duas mulheres. Marta Salinas é com quem ele foi casado. Porém, a amante Susana Valenzuela diz ser ela quem vive atualmente com o mineiro Don Juan. No fim, não deu nem uma nem outra. Quem recebeu o mineiro na saída do túnel foi a irmã dele.

Rodrigo Arangua/AFP
O mineiro Victor Zamora, de verde, acena após ser resgatado; os 33 mineiros estavam presos desde 5 de agosto
O mineiro Victor Zamora, de verde, acena após ser resgatado; os 33 mineiros estavam presos desde 5 de agosto

O mineiro Esteban Rojas, primo de Pablo, foi o 18º mineiro a chegar à superfície. Ele tem 44 anos, é encarregado de manutenção e casado. Ele prometeu por carta a sua mulher, Jessica Yáñez, com quem se casou no civil há 25 anos, que ao sair fariam uma cerimônia religiosa.

O 17º resgatado foi Omar Reygadas Omar Reygadas, de 56 anos, que é eletricista e casado. Líder do grupo Refúgio, um dos três formados pelos mineiros ainda na mina, ele havia começado a trabalhar na mina poucos dias antes do desabamento do dia 5 de agosto.

O 16º mineiro a sair do local foi Daniel Herrera, 27, que chegou à superfície na cápsula Fênix. Motorista de caminhão na mina, ele é casado. Sua mãe, Alicia Campos, disse que prometeu não chorar quando conseguiu falar com o filho preso lá embaixo. "Não cedi até que disse 'tchau, meu filhinho'", contou.

Antes de Herrera, Víctor Segovia, eletricista de 48 anos, foi resgatado pelas equipes. Casado, ele é o encarregado de registrar por escrito tudo o que acontece dentro da mina.

O mecânico automotivo Víctor Zamora, de 33 anos, foi o 14º resgatado. Preso na mina, ele recebeu a confirmação de que sua mulher, Jéssica Cortez, está grávida. Carlos Barrios, 27 anos, que é solteiro, foi o 13º. Seu pai, Antenor Barrios, disse após a primeira conversa: "Encontrei-o com forças e vontade. Uma voz forte e clara. Me emocionei."

Edison Peña, que tem 34 anos e é solteiro, foi o 12º na lista. Na primeira gravação, ele expressou seu desespero ao dizer: "Quero sair logo".

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta quarta-feira que as equipes de resgate dos 33 mineiros presos após o desabamento da mina de San José, em 5 de agosto, aumentaram a velocidade das operações. A expectativa é que o último mineiro preso deixe o local ainda hoje.

Segundo Piñera, a velocidade inicial de um mineiro resgatado a cada hora foi aumentara para três mineiros a cada duas horas.

MORALES

O presidente da Bolívia, Evo Morales, que chegou ao local da mina hoje pela manhã e acompanhou dois resgates, se encontrou com Mamani e agradeceu ao Chile e a Piñera pelo "grande esforço" realizado para salvar os 33 mineiros.

Morales, que chegou ao local da mina nesta quarta-feira, fez ainda um agradecimento aos 32 mineiros chilenos que acompanharam o único boliviano preso na mina, Carlos Mamani, 23, o quarto a ser resgatado.

"Muito obrigado, mineiros chilenos que cuidaram do meu irmão. A Bolívia jamais se esquecerá deste esforço."

O presidente se encontrou com Mamani e pretende retornar ainda hoje à Bolívia com o conterrâneo, mas essa possibilidade ainda dependerá de avaliações médicas.

O presidente chileno, por sua vez, disse que Mamani recebeu cuidados "como um dos nossos" e voltou a exaltar os trabalhos que permitiram o resgate dos mineiros. Para Piñera, o Chile deu "um grande exemplo ao mundo".

"A grande riqueza do Chile não é o cobre, são os mineiros", afirmou.

LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira para o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para elogiar o trabalho do governo e do povo chileno no resgate dos mineiros presos há 69 dias em uma mina com profundidade de 633 metros.

"Quero parabenizar pelo extraordinário trabalho realizado", afirmou o brasileiro.

"Presidente Lula, agradeço muito suas palavras, agradeço muito suas felicitações em nome de todos os chilenos", declarou Piñera na conversa transmitida pela televisão local e reproduzida por emissoras do mundo todo. "Estamos vivendo um dia desses que não se esquecem nunca mais em nossas vidas, de emoção, de alegria, de esperança, de força, de companheirismo, de fé", continuou o mandatário chileno.

"Estamos o aguardando no Chile, um abraço muito grande, o maior abraço do mundo", disse ainda Piñera a Lula na conversa por telefone, agradecendo pela solidariedade do povo brasileiro.

Lula disse ainda ao colega chileno que ele deve estar seguro de que todos estão muito orgulhosos da atuação do governo, trabalhadores e técnicos envolvidos no resgate.

Piñera passou o telefone para o presidente da Bolívia, Evo Morales, falar com o brasileiro.

"Cuide bem de seu mineiro", disse Lula a Morales.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página