Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2010 - 17h11

Kosovo convoca eleições antecipadas para 13 de fevereiro

Publicidade

DA REUTERS, EM PRISTINA

Kosovo fará eleições parlamentares antecipadas em 13 de fevereiro, disse nesta sexta-feira o presidente interino, em uma medida que atrasará por vários meses as negociações com a Sérvia mediadas pela União Europeia.

Jakup Krasniqi, presidente interino desde que Fatmir Sejdiu renunciou em setembro, anunciou a data depois de se reunir com todos os líderes políticos importantes na ex-província sérvia que declarou independência em 2008.

"As eleições para o Parlamento do Kosovo acontecerão em 13 de fevereiro de 2011", disse Krasniqi. O pleito estava inicialmente previsto para novembro do próximo ano.

Krasniqi afirmou que o território precisava de instituições estáveis para um diálogo com a Sérvia, que poderá ser adiado até a formação de um novo governo. A União Europeia e os Estados Unidos esperavam que as negociações começassem neste ano.

"Minha opinião é que as conversações deveriam acontecer em outra atmosfera e não nesta que temos agora", disse Krasniqi.

A renúncia de Sejdiu levou à deterioração das relações entre os dois partidos governantes, a Liga Democrática do Kosovo, do ex-líder, e o Partido Democrático do Kosovo, liderado pelo primeiro-ministro Hashim Thaci.

A Sérvia, que não reconhece a independência do Kosovo, concordou no mês passado em manter diálogos com Pristina, depois de que a União Europeia disse que sua severa postura sobre sua ex-província poderia afetar suas perspectivas de aderir ao bloco europeu.

A Sérvia perdeu o controle do Kosovo em 1999 depois que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lançou uma campanha para deter a matança de albaneses durante uma ofensiva contra a insurgência na província.

Nova anos depois do bombardeio, os albaneses kosovares, que representam 90% da população do território, declararam sua independência após receberem o apoio de países europeus e dos Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página