Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 23h09

Militar expulso por se declarar homossexual volta a se alistar nos EUA

Publicidade

DA EFE, EM NOVA YORK

Um militar que foi expulso do Exército dos Estados Unidos após assumir sua homossexualidade voltou a se alistar nesta terça-feira em Nova York, depois que o Pentágono anunciou que aceitará inscrições de candidatos que se declaram assumidamente homossexuais.

"Isto significa muito para mim, não só porque poderei continuar servindo ao Exército, mas porque agora tenho uma fé renovada em parte do nosso governo, que está do lado da Constituição e do povo", disse à rede de televisão "NY1" o militar Daniel Choi.

Choi se alistou hoje na marinha americana no centro de recrutamento militar situado na popular praça de Times Square, em Manhattan, após saber da decisão do Pentágono de aceitar solicitações de entrada nas Forças Armadas de pessoas homossexuais.

Até agora estava proibido por uma lei de 1993 que o Exército aceitasse pessoas que se assumissem homossexuais, mas essa norma foi declarada inconstitucional em uma recente decisão judicial.

A juíza federal Virgínia Phillips, que em setembro concluiu que a lei conhecida como "Don't Ask, Don't Tell" viola a Constituição, ordenou na semana passada ao Exército dos Estados Unidos que deixasse de aplicar essa norma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página