Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 04h02

Corpo de Néstor Kirchner já está em Buenos Aires; velório será na Casa Rosada

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 07h43.

O corpo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner já está em Buenos Aires. Durante essa madrugada um dos aviões da frota presidencial, transportou o corpo de El Calafate, em Santa Cruz, onde Kirchner morreu ontem de manhã, para Buenos Aires.

Lula deve ir à Argentina na sexta-feira para enterro de Kirchner
Lula lamenta morte de "aliado e amigo"
Veja galeria de imagens da trajetória de Kirchner
Kirchner foi internado duas vezes só neste ano
Morte de Néstor Kirchner é confirmada por agência oficial e médico presidencial
Veja vídeos de campanhas que levaram Kirchner à Presidência da Argentina
Veja a última aparição pública de Néstor Kirchner
Morte de Kirchner terá reflexo em eleições na Argentina, diz especialista
Néstor Kirchner tinha planos de voltar ao governo; ouça correspondente
Veja a última aparição pública de Néstor Kirchner

Cristina Kirchner, mulher de Néstor e presidente da Argentina, o restante da família e funcionários do governo também chegaram em Buenos Aires nesta quinta-feira (28). Eles chegaram por volta das 2h (3h no horário de Brasília).

Durante a noite de ontem, a família realizou uma cerimônia privada, para a qual esperou a chegada da filha mais nova de Kirchner.

Florencia, 19, viajou de Nova York, onde estuda cinema para El Calafate. Ao chegar foi diretamente para a residência 'Los Sauces', propriedade de sua família.

A família decidiu adiar a transferência do caixão a Buenos Aires para aguardar a chegada de Florence e, assim, permitir que a filha mais nova pudesse se despedir do seu pai na intimidade.

Assim que o avião partiu, a polícia de Santa Cruz desfez a operação montada nas proximidades da casa dos Kirchner.

O velório está previsto para começar às 10h (11h em Brasília) no salão dos patriotas latino-americanos, na Casa Rosada. O público não poderá entrar na sede do governo portando bandeiras, câmeras, placas e banners.

Será montada uma operação especial para suprir o fornecimento de água e banheiros químicos para o público que for ao velório. Haverá também equipes médicas, em uma operação montada em conjunto pelo Ministério da Saúde e equipes de resgate.

Desde ontem, grupos de argentinos estão reunidos na Praça de Maio, em Buenos Aires. A convocação de um ato de respaldo à líder do país foi feita por meio de várias redes sociais utilizadas no país, como o Twitter e o Facebook.

MORTE

Kirchner morreu na manhã desta quarta-feira depois de ser internado com urgência por problemas cardíacos em um hospital de El Calafate. De acordo com o jornal argentino 'Clarín', Kirchner foi internado pela manhã no hospital José Formenti, acompanhado de Cristina, e morreu pouco antes das 10h (11h no horário de Brasília).

Néstor governou a Argentina de 2003 a 2007 e exercia três cargos simultaneamente. Além do posto como secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), era deputado federal e dirigia o PJ (Partido Justicialista).

Segundo a imprensa local, Kirchner sofreu uma parada cardiorrespiratória com morte súbita. A TV estatal já confirmou a informação.

O ex-presidente e sua mulher estavam desde o último final de semana em sua casa em El Calafate, na região da Patagônia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página