Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2010 - 21h04

Sátira e ativismo político atraem milhares a comício de comediantes em Washington

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Dois comediantes famosos por seus programas na TV americana --Jon Stewart e Stephen Colbert-- atraíram dezenas de milhares de pessoas neste sábado para o National Mall, a esplanada da capital americana, três dias antes das eleições legislativas nos Estados Unidos.

Jason Reed/Reuters
Comediante Stephen Colbert imita o resgate dos mineiros no Chile, em comício realizado em Washington (EUA)
Comediante Stephen Colbert imita o resgate dos mineiros no Chile, em comício realizado em Washington (EUA)

O "Comício para restaurar a Sanidade e/ou Medo" começou em parte como um show de comédia burlesca, e parte como festival ao ar livre, e acabou misturando sátira e ativismo político.

A jornada começou oficialmente às 12h hora local (14h no horário de Brasília). Stewart abriu o evento declarando que "10 milhões" de pessoas apareceram, representando todos os grupos étnicos nos EUA.

"É uma amostra demográfica perfeita do povo americano", disse o comediante, que recebeu o presidente Barack Obama em seu programa de TV na quarta-feira.

"Como vocês sabem, se você tem muitos brancos em seu comício, então sua causa é racista, mas se você tm muitas pessoas de cor em seu comício, então você deve estar pedindo alguma coisa: direitos especiais --como comer em restaurantes ou andar de 'cavalinho'--, algo que nós como sociedade ainda não estamos prontos para dar", disse.

Minutos depois Colbert apareceu em um telão, 'preso' em uma caverna, e assegurou que não se atrevia a sair porque tinha 'medo'.

'Estou atado ao meu medo', disse o humorista, que apareceu pouco depois no palco propulsado por uma espécie de cápsula e vestido de super-herói com as cores da bandeira americana.

Colbert saiu de sua caverna gritando "Chi, Chi, Chi, Le, Le, Le", em referência aos 33 mineiros resgatados recentemente no Chile, depois de passarem 70 dias presos a 622 metros de profundidade.

RESPOSTA

O comício foi amplamente visto como uma resposta a um evento realizado em agosto --o comício "Restaurando a Honra"-- pelo apresentador de programa de entrevistas conservador Glenn Beck, do canal Fox News.

Os organizadores, no entanto, evitaram referências aos democratas ou aos republicanos se enfrentando pelo controle do Congresso e dos governos estaduais nas eleições de terça-feira.

Stewart anunciou Yusuf Islam, antes conhecido como Cat Stevens, para cantar o hit dos anos 1970 "Peace Train". Ele foi interrompido por Colbert, que apresentou a lenda do rock Ozzy Osborne para cantar seu sucesso dos anos 1980 "Crazy Train".

O evento de Glenn Beck em agosto, que também contou com a presença da republicana Sarah Palin, atraiu muitas pessoas que se associaram ao ultraconservador Tea Party. Foi recheado de discursos sobre Deus e a nação e os impostos às Forças Armadas, incluindo veteranos feridos nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página