Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2010 - 19h55

Interpol ensina a identificar eventuais bombas em pacotes postais

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LYON

A polícia internacional Interpol emitiu um alerta, neste sábado, para ajudar seus Estados-membros a identificar bombas escondidas, similares às enviadas pela rede terrorista Al Qaeda na semana passada do Iêmen usando pacotes transportados por correio aéreo.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O documento, que também será divulgado ao público, contém fotos e detalhes técnicos das últimas bombas, descobertas nos aeroportos de Dubai e do Reino Unido, a partir de informações dos serviços de inteligência.

A AQPA (Al Qaeda na Península Arábica), braço da organização islamita com sede no Iêmen, reivindicou o envio destes sofisticados artefatos, que incluíam explosivos contidos em cartuchos de impressoras ligados a temporizadores.

"A informação contida nestes documentos permitirá aos serviços da polícia e outras agências de segurança tomar as medidas adequadas para identificar artefatos potencialmente letais", explicou o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble.

"Visto que estes artefatos estavam escondidos dentro do que pareciam ser pacotes normais, a Interpol também divulgou uma versão completa do documento", afirmou, em um comunicado.

Serviços de inteligência americanos consideram que os pacotes-bomba, destinados a sinagogas de Chicago (centro dos EUA) e que poderiam ter sido projetados para explodir durante o voo, são obra do especialista em explosivos saudita Ibrahim Hasan al Asiri, um dos supostos líderes da AQPA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página