Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2010 - 19h50

Limusine de Obama contrasta com carro elétrico de premiê português

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LISBOA

O presidente americano, Barack Obama, chegou à cúpula da Otan em Lisboa em sua imponente limusine --um imponente veículo a diesel, blindado, de oito toneladas, apelidado "a fera". Em contraste, o primeiro-ministro português, José Sócrates, chegou no evento com um carro elétrico.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Durante um encontro bilateral com o presidente americano antes do início da cúpula, Sócrates enfatizou com orgulho "a prioridade que nossos dois países atribuem às energias renováveis e aos veículos elétricos".

Mas, em seguida, a situação ficou dissonante quando o dirigente português se dirigiu para a cúpula a bordo de um veículo elétrico, enquanto que o americano usou sua imensa limusine.

"A fera" acompanha Obama em todas as suas viagens ao exterior por motivos de segurança.

Pierre-Philippe Marcou/AFP
O presidente Barack Obama desce da "fera" e é cumprimentado pelo colega português, Anibal Antonio Cavaco Silva
O presidente Barack Obama desce da "fera" e é cumprimentado pelo colega português, Anibal Antonio Cavaco Silva

O uso de carros elétricos sem emissões de gases de efeito estufa é uma novidade, segundo a Agência para Mobilidade Elétrica portuguesa.

"Portugal é o primeiro país do mundo a colocar em funcionamento uma rede de recarga de veículos elétricos em escala nacional", afirma um comunicado da agência.

A Casa Branca não quis comentar a respeito de um possível problema de imagem pelo uso de "a fera", mas, em outras ocasiões, enfatizou que a prioridade é a segurança do presidente americano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página