Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2010 - 07h36

Homens-bomba atacam delegacia e matam coronel no Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Três homens-bomba atacaram nesta quarta-feira um quartel da polícia em Mossul, no norte do Iraque, e mataram o coronel Shamil Ahmed Oglaq e ao menos outros três agentes.

Segundo a agência de notícias France Presse, dois homens-bomba atacaram o posto policial na zona de Qabr Al Binat, em Mossul. O terceiro terrorista foi morto antes de conseguir detonar os explosivos.

Até o momento não se sabe como os terroristas suicidas conseguiram evitar as extremas medidas de segurança que cercam os quartéis da Polícia e do Exército iraquiano, inclusive com detectores de explosivos, para entrar no recinto policial.

A explosão causou ainda grandes danos à sede do batalhão.

Após o atentado, as Forças de Segurança iraquianas fecharam as cinco pontes que levam a Mossul, 450 quilômetros ao norte de Bagdá, e impuseram um toque de recolher na cidade pelo temor de novos ataques.

A polícia afirmou que o alvo do ataque era Oglaq, que comandou uma operação na região na semana passada, que terminou com a morte de um líder do Estado Islâmico do Iraque, um grupo islamita vinculado à rede terrorista Al Qaeda.

Oglaq era chefe do 1º Batalhão de Emergências da província de Ninawa.

A morte do coronel de polícia iraquiano aconteceu dois dias depois de dois atentados em Ramadi, 100 km ao oeste de Bagdá, que deixaram um saldo de nove mortos, incluindo quatro policiais, e 49 feridos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página