Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2011 - 11h53

Hillary diz querer "ganho mútuo" com a China

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira que o governo Obama quer encontrar o máximo de pontos em comum com a China, dizendo que as relações entre EUA e China são chave para a estabilidade mundial no século 21.

Hillary fez a declaração durante uma entrevista à NBC, enquanto Barack Obama se preparava para a reunião com o presidente chinês, Hu Jintao, em Washington.

"Não queremos um relacionamento de soma zero. Queremos ver o maior número possível de oportunidades para o benefício mútuo, porque esse relacionamento irá determinar, de diversas formas, a paz, a estabilidade e a prosperidade no século 21", disse.

Hillary também pediu maior cooperação da China na questão do programa nuclear e do "comportamento provocativo" da Coreia do Norte, dois dos pontos de atrito na relação entre as potências.

Alguns analistas norte-americanos consideram a ida a Washington do presidente chinês, Hu Jintao, como a mais importante visita de estado em 30 anos. Os líderes das duas maiores economias mundiais estão tentando superar um 2010 de conflitos e firmar laços mais estáveis nos próximos anos.

EUA e China se confrontaram no ano passado em questões antigas como as vendas norte-americanas de armas para Taiwan, a situação do Tibet, direitos humanos e ataques norte-coreanos à Coreia do Sul, entre outros assuntos.

A visita de Estado propriamente dita começará na quarta-feira com uma recepção oficial, reuniões no Salão Oval e depois um jantar de Estado. Também está prevista uma coletiva de imprensa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página