Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2011 - 10h06

Berlusconi chama Mubarak de homem sábio e pede continuidade

Publicidade

DA REUTERS, EM BRUXELAS

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, chamou nesta sexta-feira o ditador egípcio, Hosni Mubarak, de um homem sábio e disse que deveria permanecer no cargo durante a transição do país para a democracia.

O polêmico líder italiano contradiz assim o consenso das potências ocidentais --e de seu próprio governo-- de que Mubarak deve sair imediatamente do poder. Nesta sexta-feira, milhares de egípcios foram às ruas do Cairo no que chamam de Marcha da Partida, um gesto final pela queda do ditador no poder há 30 anos.

"Eu espero que possa haver continuidade no governo", disse Berlusconi a jornalistas. "Espero que possa no Egito possa haver uma transição para um sistema mais democrático sem uma ruptura com o presidente Mubarak, que no Ocidente, sobretudo nos Estados Unidos, é considerado o mais sábio dos homens e um ponto de referência preciso".

Na quinta-feira, a Itália e quatro outros países europeus divulgaram uma declaração conjunta dizendo estar "extremamente preocupados" com a situação no Egito e pedindo "uma transição rápida e ordenada para um novo governo mais representativo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página