Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2011 - 12h56

Ataque contra comboio da Otan no Afeganistão deixa três mortos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um soldado da Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf) da Otan (Organização Tratado do Atlântico Norte), um tradutor e um civil morreram nesta segunda-feira em um atentado suicida contra um comboio das tropas internacionais em Candahar.

O fato ocorreu quando um suicida detonou um explosivo perto do escritório de alfândegas de Candahar, informou o porta-voz do governo provincial, Zalmai Ayobi.

"O suicida tinha como objetivo um comboio da Isaf", assegurou Ayobi, que acrescentou que, além das três vítimas, um civil ficou ferido por causa da explosão.

De acordo com uma fonte policial citada pela agência afegã AIP, a explosão ocorreu por volta das 15h horas locais (8h30 em Brasília), causou alguns danos nas forças estrangeiras e poderia ter matado ou ferido algumas pessoas que estavam no escritório de alfândegas.

Por enquanto, nenhum grupo insurgente reivindicou a autoria do atentado.

Os fatos violentos são especialmente frequentes no sudeste do Afeganistão, onde predomina a etnia pashtun, própria do Taleban.

A violência no Afeganistão está em seu pior nível desde a queda do poder do Taleban, em 2001, com mortes civis e militares atingindo níveis recordes em 2010.

Forças dos EUA e da Otan dizem que têm feito ganhos significativos nas violentas províncias de Candahar e Helmand, na fronteira sul do Afeganistão com o Paquistão. No entanto, ataques ainda são frequentes e a insurgência aparente estar se espalhando para as anteriormente pacíficas áreas do norte e do oeste.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página