Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2011 - 10h45

Palestinos realizarão eleições em Gaza e Cisjordânia em julho

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) marcou para o dia 9 de julho as eleições locais na Cisjordânia e na faixa de Gaza, informou nesta terça-feira o porta-voz do governo palestino, Ghassan Khatib. O grupo Hamas, que governa Gaza, rapidamente rejeitou a decisão.

Os pleitos serão os primeiros organizados nos territórios palestinos desde janeiro de 2006, quando o Hamas --que concorria pela primeira vez-- ganhou as eleições legislativas de forma arrasadora. Devido à ausência de eleições, o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, e membros do Parlamento continuam em seus cargos, mesmo depois de seus mandatos terem se encerrado.

De acordo com a imprensa palestina, hoje existem 290 postos para os comitês locais na Cisjordânia e 25 na faixa de Gaza.

O porta-voz da ANP afirmou que, se o Hamas não permitir que sejam realizados os preparativos para a votação, a eleição será realizada apenas na Cisjordânia.

Os dois grupos têm sido rivais ferrenhos desde que o Hamas tomou o controle de Gaza em 2007, deixando Abbas governando apenas na Cisjordânia. Esforços repetidos --e apoiados pelo Egito-- de reconciliar os dois grupos falharam.

Em 2010, Abbas cancelou as eleições locais na Cisjordânia quando havia indícios de que seu movimento, o Fatah, perderia importantes postos para independentes.

As últimas eleições locais foram realizadas em 2005, ano também da última eleição presidencial que ganhou o atual dirigente da ANP.

O mandato de quatro anos de Abbas expirou em 2009, apenas de ter sido estendido indefinidamente. Os mandatos dos parlamentares expiraram em 2010, e os legisladores permanecem em seus cargos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página