Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2011 - 21h17

EUA dizem que Coreia do Norte perdeu oportunidade de negociar

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Os Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira que a saída da Coreia do Norte da mesa de negociações com a Coreia do Sul foi uma "oportunidade perdida" para demonstrar a a boa vontade do regime de Pyongyang de melhorar as relações com Seul.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Philip J. Crowley, disse que a "Coreia do Norte precisa melhorar" as relações com o Sul e "claramente esta foi uma oportunidade importante para demonstrar sua sinceridade".

"Claramente, a retirada da Coreia do Norte é uma oportunidade perdida", completou.

As primeiras conversas entre altos comandos militares das duas Coreias desde o bombardeio de novembro em uma ilha do Sul pelas forças de Pyongyang foram iniciadas na terça-feira e buscavam marcar um próximo encontro com interlocutores de alto nível, provavelmente os ministros da Defesa dos dois países.

Mas as reuniões terminaram nesta quarta-feira sem acordo, quando a delegação da Coreia do Norte abandonou a mesa de negociações.

Desde o início de 2011 a Coreia do Norte solicitou em várias ocasiões criar um diálogo para reduzir a tensão com a Coreia do Sul e reativar projetos econômicos conjuntos e a ajuda humanitária, enquanto Seul reivindica a Pyongyang concessões sobre seu programa nuclear.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página