Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2011 - 06h04

Seul indica a Pyongyang que porta do diálogo continua aberta

Publicidade

DA EFE

O ministro da Unificação sul-coreano, Hyun In-taek, disse nesta quinta-feira que a Coreia do Sul mantém aberta a porta ao diálogo com Pyongyang, depois de fracassarem as conversas militares para diminuir a tensão na península.

A mensagem sul-coreana acontece poucas horas depois de o Exército norte-coreano, através da agência estatal KCNA, ter indicado que não voltará a reunir-se com a Coreia do Sul, acusada pelo regime comunista de favorecer deliberadamente o clima de tensão na zona.

Hyun disse que o governo sul-coreano seguirá observando os passos da Coreia do Norte em relação à melhora das relações entre os dois países vizinhos.

Na quarta-feira, foram finalizados sem acordo dois dias de reuniões militares preparatórias para organizar a agenda de um encontro militar de alto nível para reduzir a tensão criada após o bombardeio norte-coreano de novembro contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong.

A Coreia do Sul exigiu nas conversas que o regime norte-coreano se responsabilizasse pelo ataque contra Yeonpyeong e reconhecesse sua participação no afundamento em março da embarcação Cheonan, no qual morreram 46 tripulantes.

Segundo indicou o chefe sul-coreano nas negociações, coronel Moon Sang-gyun, os interlocutores norte-coreanos se negaram a satisfazer as condições e abandonaram a mesa de negociação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página