Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 11h01

Egito reabre fronteira com Gaza

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Egito reabriu nesta terça-feira a passagem fronteiriça de Rafah, que une o país ao território palestino da faixa de Gaza, para passagem limitada de palestinos. A reabertura, que já estava prevista, foi a primeira em mais de um mês, segundo dirigentes do grupo islâmico Hamas, que controla o território.

Rafah é o único ponto de entrada para a faixa de Gaza que não é controlado por Israel. Ele estava fechado desde 30 de janeiro, depois da revolta popular egípcia que provocou a queda do ditador Hosni Mubarak em 11 de fevereiro.

Eyad Baba/AP
Palestinos aguardam para cruzar fronteira entre Gaza e Rafah, no Egito, que estava fechada desde revolta
Palestinos aguardam para cruzar fronteira entre Gaza e Rafah, no Egito, que estava fechada desde revolta

O fechamento da fronteira deixou bloqueados milhares de palestinos, principalmente doentes que faziam tratamento no Egito.

"A passagem está reaberta aos palestinos que quiserem sair, com um ritmo de 300 pessoas por dia", disse Ayub Abu Char, responsável pelo lado palestino da passagem.

O Egito, afirma Abu Char, permite a passagem de palestinos com atestados médicos, estudantes e estrangeiros. "Mais de 3.000 pessoas estão inscritas para cruzar a fronteira".

Abu Char disse ainda esperar que a passagem permaneça aberta 24 horas por dia, pelo menos provisoriamente. Atualmente, a passagem fica aberta das 11h às 16h.

Israel impôs um restrito bloqueio à Gaza em 2007, depois que o Hamas tomou à força o controle do território de 1,5 milhão de pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página