Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 11h32

Quatro americanos sequestrados por piratas foram mortos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os quatro americanos a bordo de um iate foram mortos a tiros por piratas somalis que sequestraram a embarcação, afirma a imprensa americana. O iate Quest foi sequestrado na sexta-feira passada (18) na costa de Omã e foi levado pelos piratas para a costa da Somália.

Os canais de TV americanos CNN e CBS News, que citam fontes militares americanas, relatam que tiros foram ouvidos a bordo do iate e um navio da marinha americana, que o acompanhava, entrou em ação.

Joe Grande-11.jun.05/AP
Phyllis Macay e Bob Riggle são vistos em iate; eles foram mortos, junto ao casal Adams, no iate Quest, sequestrado por piratas
Phyllis Macay e Bob Riggle são vistos em iate; eles foram mortos, junto ao casal Adams, no iate Quest, sequestrado por piratas

Havia mais de dez piratas no iate e, segundo a CBS News, alguns foram mortos e outros foram capturados. Os reféns Scott Adam, sua mulher Jean, da Califórnia, e Phyllis Macay e Bob Riggle, de Seattle, foram mortos a tiros.

Segundo um amigo, os quatro se conheciam do Seminário Teológico Fuller, em Pasadena.

Desde 2004, os Adams viviam em seu iate na Marina Del Rey (Califórnia) por metade do ano. Os outros seis meses passavam velejando ao redor do mundo, frequentemente distribuindo Bíblias em partes remotas das ilhas Fiji, no Alasca ou Nova Zelândia, além da América Central e Polinésia Francesa.

Gangues de piratas somalis assolam as rotas marítimas através do golfo de Áden e no oceano Índico, normalmente em busca de navios mercantes de grande porte, como os petroleiros. Mas o sequestro de pequenas embarcações com estrangeiros também ocorre.

A Somália está mergulhada em violência e repleta de armas desde a queda de um ditador em 1991, e a falta de um governo eficaz permitiu que a pirataria emergisse no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página