Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2011 - 17h27

Extrema direita francesa pode derrotar Sarkozy, mostra pesquisa

Publicidade

DA REUTERS, EM PARIS

Marine Le Pen, a líder do partido francês de extrema direita Frente Nacional, derrotaria o presidente Nicolas Sarkozy no primeiro turno da eleição presidencial do ano que vem, mostrou uma pesquisa de opinião divulgada neste sábado.

O levantamento da Harris Interactive, publicado no site do jornal "Le Parisien", indicou uma vitória de Le Pen com 23% dos votos no primeiro dos dois turnos do pleito contra 21% do mandatário de centro-direita.

Sarkozy não anunciou se concorrerá à reeleição, mas seu partido e o primeiro-ministro François Fillon o promovem como escolha natural à candidatura.

Atualmente com sua pior taxa de aprovação, Sarkozy desencadeou um debate nacional sobre o papel do islã na sociedade francesa que, para os pesquisadores, é parte de um plano para neutralizar Le Pen.

A adversária loira se tornou mais popular desde que assumiu a liderança da Frente Nacional no lugar de seu pai, Jean-Marie, em janeiro, e comparou os muçulmanos a uma "força de ocupação" na França.

Jean-Marie Le Pen chocou grande parte do país ao derrotar o ex-premiê Lionel Jospin no primeiro turno da eleição de 2002. Ele perdeu para Jacques Chirac no turno decisivo.

"Esta pesquisa me faz acreditar que Nicolas Sarkozy perderá a eleição presidencial", disse Marine Le Pen em coletiva de imprensa no norte da França.

Dominique Paille, ex-porta-voz do partido UMP (União por um Movimento Popular), declarou não haver garantia de que o partido de Sarkozy chegará ao segundo turno.

"Isto deveria nos fazer perceber a necessidade de um candidato que carregue a nossa bandeira, porque é claro que o risco de estar ausente do segundo turno é real", afirmou ele ao canal de notícias BFM.

Nenhuma margem de erro foi fornecida para a pesquisa, conduzida entre 28 de fevereiro e 3 de março com 1.618 pessoas com 18 anos ou mais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página